12.999 milhas e uma Pentax K1000

Richard Z. Baldwin-Way Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 25 de novembro de 2018

Nos últimos dois anos, caí na toca de uma absoluta obsessão pela fotografia. Toda vez que acabei com planos de fim de semana além de usar meu pijama, aproveitei para carregar minha Pentax K1000 com um filme diferente. É essa câmera, na verdade, que inspirou meu mergulho fotográfico mais de três anos atrás, em uma aventura única na vida.

Na primavera de 2015, minha esposa e eu decidimos que era hora de deixar nossa casa anterior em Boston, MA, mas não tínhamos certeza de qual cidade queríamos chamar de lar. Para descobrir isso, partimos em uma jornada de 12.999 milhas ao redor dos Estados Unidos em um Ford E350 chamado Vincent Van-Goes-Places. Com uma cama, espaço vital e energia solar, vivíamos em acampamentos e terra BLM por três meses seguidos, verificando cidades de interesse como Chicago, Seattle, San Francisco e Austin.

Entre cidades fizemos questão de passar um tempo em vários parques nacionais, e tendo acabado de desenterrar a Pentax do meu avô, decidi experimentar alguns rolos de filme (Fujifilm Superia 400). Eu nunca tinha usado uma SLR antes – as únicas câmeras de filme que eu conhecia eram point-and-shoots – então, quando eu estava tirando fotos, havia muita maçaneta, cabeça arranhando e encolhendo os ombros. Os resultados, embora desenvolvidos cerca de um ano após o término de nossa viagem, surpreenderam e me encantaram. Para toda a mística que às vezes envolve câmeras analógicas na era dos smartphones, o filme é maravilhosamente indulgente.

Adoro essas fotos, tanto hoje quanto quando abri pela primeira vez o pacote de impressões desenvolvidas no final de 2016. Aprendi muito sobre fotografia desde que as produzi e sempre terei muito mais a aprender, mas vou Nunca esqueça o impacto de ver essas fotos pela primeira vez.

Minha esposa e eu nos sentamos lado a lado, examinando o pacote impresso por impressão, falando sobre nosso tempo na estrada e onde / quando as fotos foram tiradas. Fiquei surpreso com o quão vividamente eu era capaz de lembrar as circunstâncias em torno de cada foto. Mesmo depois de um ano, havia imagens que eu me lembrava de ter capturado e ansioso para ver. Para aqueles que foram mais uma surpresa, vendo-os trouxeram detalhes não relacionados de dias esquecidos para a superfície da minha memória. Lembrei-me de um ambiente que não entrava na moldura, conversas com pessoas próximas e até momentos de longas viagens antes e depois de cada foto.

Há algo no ato de escolher uma cena, ajustar a exposição e focar uma imagem que me ajude a memorizar um momento. Eu tirei centenas, senão milhares de fotos no meu iPhone também, e apesar do meu Instagram estar cheio delas, poucas são realmente memoráveis para mim. Essas imagens físicas parecem muito mais momentos da minha vida do que uma lista visual de troféus. Filmagens me ajudam a observar onde estou, e mesmo quando o filme falha, os visuais geralmente ficam na minha cabeça muito tempo depois que a decepção se desvanece.

Este não é um elogio único para o filme. A multidão de entusiastas apregoa as limitações, as imperfeições, a gratificação tardia e a imprevisibilidade do filme como fontes de seu charme quase universal. Eu amo o foco seletivo imposto por apenas 24 ou 36 quadros e gosto de manter esse pensamento no fundo da minha mente sempre que uma câmera está na minha mão, digital ou não. Dito isto, já existem muitos posts de blogs e artigos sobre os temas de fotografia de filme , fotografia digital e filme versus digital e eu não pretendo aumentar o barulho. Em vez disso, gostaria de simplesmente compartilhar minhas fotos, lembranças e a inspiração que encontrei em minha introdução ao ofício da fotografia.

Califórnia e Parque Nacional de Yosemite

O primeiro rolo da viagem começa com fotos desfocadas nas condições de pouca luz das florestas de Redwood da Califórnia e continua em vistas panorâmicas das imponentes falésias de granito de Yosemite. Devido a recuos mecânicos no início da viagem, viajar pela parte norte dos Estados Unidos foi apressado e eu não acabei filmando até chegarmos ao norte da Califórnia. Lembro-me de estar sentado na base do Bridalveil Fall de Yosemite e conversar com perguntas sobre as configurações da câmera. Um caminhante amigável próximo ouviu e gentilmente me falou sobre o básico de como a abertura afetou a imagem final. Esta foi a minha primeira lição no controle da profundidade de campo, embora eu estivesse mentindo se dissesse que entendi completamente.

O grande Canyon

A borda sul do Grand Canyon tornou nossas botas vermelhas. Com céu limpo, nós assamos sob o sol quente e brilhante em uma curta caminhada pela Bright Angel Trail. Naquela noite, aprendemos sobre as constelações do Zodíaco e a história astronômica de um guarda-florestal que liderou uma palestra sobre estrelas. Nós apreciamos uma caminhada úmida e nebulosa ao longo da borda com penhascos rochosos espreitando por trás de nuvens que se movem rapidamente, e no topo da Desert Watch Tower eu falei com um estranho filme de 35mm e agradeci suas dicas e truques da Pentax. Lembro-me de observar o rosto de minha esposa quando ela colocou os olhos no canyon pela primeira vez e lembro de acidentalmente quebrar um carretel de filme enquanto tentava retroceder no primeiro rolo da viagem.

Fotograficamente falando, essa parada foi um exercício de contenção. É muito fácil continuar tirando fotos das belas paisagens do cânion, mas a verdade é que a escala da paisagem significa que você pode caminhar por quilômetros antes que a vista mude. Com a minha Pentax na mão, tentei me limitar a duas ou três fotos de pontos de vista distintos. Eu gostava de passar mais tempo em meus arredores do que com uma câmera. O ritmo para nossas caminhadas sentia relaxado e nós pudemos manchar o carneiro de veado selvagem empoleirado nas paredes de desfiladeiro, algo que eu teria perdido facilmente se eu não estivesse levando meu tempo.

Utah – Sião, Bryce Canyon, Recife do Capitólio, Arcos e Canyonlands

Utah é um playground ao ar livre revigorante. Embora originalmente planejássemos passar cerca de uma semana no estado, passamos três semanas enquanto explorávamos os parques, as terras da BLM e as Florestas Nacionais. Por todo Utah, arenito branco e rosa é coberto por rochas mais velhas e ricas em ferro, em uma paisagem que muda descontroladamente.

Sião foi nossa primeira parada. Encharcando nossos pés nas profundezas dos famosos “estreitos” do parque, nós esticamos nossos pescoços para cima, apertando os olhos para o sol brilhante iluminando as paredes íngremes do cânion em chamas. Por todo o parque, carneiros selvagens regularmente param o trânsito e criaturas vagueiam pelo chão do cânion, muitas vezes ignorando os espectadores humanos. Testamos os limites da suspensão de Vincent nas estradas secundárias e fizemos uma anotação mental para um dia retornar com um jipe. Essas fotos me lembram de sombra fresca, sol quente, pés molhados e pores-do-sol refletindo na rocha exposta.

O interminável labirinto de “hoodoos” de Bryce Canyon excitou nossa imaginação. Nós nos encontramos chamando formas nas formações de pedra como se fossem nuvens em cima. Extremos de luz e sombra faziam deste um parque difícil de fotografar e as fotos que eu tirei ficaram marcadas com alto contraste. Eu adoraria voltar com um pouco mais de conhecimento e aproveitar a luz suave da manhã ou da noite. Eu me lembro dos anfitriões do acampamento no acampamento do parque. Eles tiveram Scrabble e outros jogos de tabuleiro para campistas para pedir emprestado e estavam mais que contentes para oferecer sugestões de lugares para dirigir ou caminhar.

Depois do Bryce Canyon, o Capitol Reef parecia outro mundo, um estranho híbrido entre Zion e Bryce. A história geológica é absurdamente visível e a terra parece rasgada e torcida. Há história humana lá também. Os petróglifos podem ser encontrados em paredes rochosas e os antigos celeiros e fundações de prédios apimentam a paisagem (geralmente sem marcas para fins de preservação). Nós tivemos sorte fora com uma área de acampamento no coração do parque e desfrutamos rolos de canela de dar água na boca do Gifford Homestead histórico.

Nossa última parada em Utah depois de visitar Salt Lake City foi Moab. Arcos e Canyonlands são parques muito populares e ficamos lutando por acampamentos em alta temporada, levando-nos a locais isolados BLM no sopé das Montanhas La Sal. Lembro-me de deitar na van depois de um jantar tardio e perceber ruídos estranhos lá fora. Nós deixamos nossa imaginação correr um pouco selvagem antes de encontrar outro conjunto de campistas com seu cão a poucos metros de distância.

Essas fotos me trazem de volta à paisagem rachada do Parque Nacional dos Arcos, seguindo outros caminhantes em direção a formações rochosas distantes. As caminhadas eram secas, quentes e suadas, mas sempre estávamos ansiosos para ver o que havia na próxima esquina. Ver Canyonlands de uma elevação mais alta, no entanto, nos deu as primeiras dicas de tempo mais frio, prenunciando as condições de inverno que logo encontraríamos na rota 70 através das Montanhas Rochosas do Colorado. Apesar de bonita, achamos difícil apreciar Canyonlands depois de passar tanto tempo nas paisagens infinitamente estimulantes de Utah. As fotos de Mesa Arch abaixo parecem frias e cansadas para mim e me fazem querer voltar com uma nova energia.

Colorado e All Points East

Nossas aventuras em Utah chegaram com um preço. Nós tínhamos empurrado nossa viagem para o Colorado até o final de outubro, diminuindo nossas chances de uma viagem sem neve pelas Montanhas Rochosas. Ao dirigir passado Vail, condições de nevasca fixaram dentro e nós tivemos um passeio arriscado fora da passagem montesa. O material rodante de Vincent estava coberto de gelo no momento em que chegamos, mas demos um suspiro de alívio. Estávamos em segurança em Denver e a costa leste parecia repentinamente alcançável. Esta foto traz à mente jogos de tabuleiro tarde da noite e ri com nossos anfitriões maravilhosos, choque cultural em Denver metropolitana e as primeiras dores de saudade.

As fotos finais do filme foram tiradas em Austin, Texas, e com a chance de se encontrar com outros amigos que viajam perto de Chattanooga, Tennessee. O sul era bom para nós, mas estávamos ansiosos para voltar à família para o Dia de Ação de Graças.

A vida na estrada era emocionante e divertida, mas também cansativa e estressante. Essas fotos são momentos felizes e congelados, mas carregam consigo muitas das memórias feitas entre as exposições. É isso que me inspira a carregar uma câmera; não só para gravar o que eu acho bonito ou interessante, mas também para lembrar-me de observar os momentos com atenção, seja fazendo uma foto ou não. A fotografia continua a moldar a forma como vejo o mundo à minha volta e o que aprendi nesta viagem foi uma apreciação da diferença entre a descoberta focada e atenta e a documentação distraída e obsessiva. Eu prefiro o primeiro, mas é definitivamente uma prática e espero continuar melhorando.