25 sinais de que minha saúde mental está em declínio

Ethan Kent em Doença Invisível Seguir Jul 10 · 6 min ler Foto de Sasha Freemind no Unsplash

A saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual cada indivíduo percebe seu próprio potencial, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar produtiva e proveitosamente e é capaz de contribuir para sua comunidade.

A saúde mental é uma coisa complexa. Se você é alguém, como eu, que luta com sua saúde mental ou doença mental, você sabe, pode ser muito errático. Pode mudar rapidamente e frequentemente. Mas também pode permanecer em patches bons e ruins por longos períodos de tempo.

Todos nós desejamos que pudéssemos evitar os maus pedaços e, na minha experiência, eles muitas vezes parecem sair do nada. No entanto, se você olhar de perto, há muitos sinais que podemos captar para ver o declínio acontecendo.

A partir daí, você pode tomar medidas para impedir que a espiral fique fora de controle. Ou mudando com muita frequência.

Não se preocupe se não conseguir perceber os sinais até que seja tarde demais. Levei anos e anos para finalmente entender o que estava procurando. E mesmo agora há momentos em que eu ainda sou sequestrado. Sinto falta dos sinais ou simplesmente não tenho energia para fazer nada sobre eles.

Abaixo estão 25 sinais que notei quando minha saúde mental começa a declinar novamente;

25 sinais minha saúde mental está em declínio

Suor excessivo

Eu começo a suar mais vezes. Às vezes quando eu não deveria estar suando. Durante os momentos de ansiedade, sinto a umidade debaixo dos meus braços e nas costas. O suor também cheira instantaneamente de BO forte.

Respiração mais rápida

Minha respiração acelera mesmo quando não estou fazendo nada que faça minha respiração acelerar. Respirações curtas e superficiais substituem a respiração longa e profunda.

Aumento da frequência cardíaca

Eu posso sentir meu coração bater muito mais proeminente. Às vezes parece que meu coração está tentando sair do meu peito.

Dores de cabeça

Como qualquer outra dor de cabeça qualquer outra hora. A dor varia de lugares específicos para a dor geral e pressão em toda a minha cabeça. Ao contrário de uma dor de cabeça normal, é constante embora. Geralmente não é incrivelmente doloroso, mais uma irritante dor irritante que não desaparece.

Fadiga

Este geralmente vem um pouco mais lento que o resto. Para mim, geralmente é a primeira coisa de manhã quando percebo isso. Eu acordo um pouco mais grogue. Então me leva um tempo para sair da cama. Durante todo o dia eu posso dizer que não estou 100%. Então, à noite, mal posso esperar para me arrastar para a cama. Cada dia fica um pouco pior e o descanso também não ajuda muito.

Náusea

Não é comum para mim pessoalmente. Ao contrário dos outros, acontece quando eu já estou no meio disso. Sinto-me mal do estômago e quero vomitar. Mas isso nunca acontece.

Problemas de sono

O sono é sagrado para mim, então esse é o que mais me incomoda. As manhãs demoram um pouco mais a princípio. Torna-se mais difícil abrir meus olhos. Sair da cama torna-se uma tarefa. Às vezes, sair da cama nem acontece. Sentir-se descansado é coisa do passado.

À noite, minha mente corre. Estou exausta, mas relaxar minha mente é impossível. Até que finalmente eu finalmente durmo.

Falta de apetite

Meu apetite literalmente desaparece. Eu sei que deveria estar comendo, mas não consigo fazer isso. A comida não tem o mesmo gosto. E eu não tenho energia para cozinhar.

Dor de estômago e precisando ir ao banheiro constantemente

Um grande para mim como eu também sofro de IBS. Meu uso do banheiro aumenta para os movimentos intestinais e micção. 5+ evacuações por dia é bastante comum durante esse período. Também precisarei usar o banheiro várias vezes antes de sair de casa.

Diminuição do desejo sexual

Completamente o fardo quando você está em um relacionamento e geralmente mais irritante quando você está solteiro. O desejo e a capacidade de fazer sexo / masturbar / tornar-se excitado / ejacular tudo se tornam uma experiência tremendamente difícil e ingrata. Mais frequentemente do que não, não se envolver em tais coisas é mais fácil.

Ter mais ataques de pânico do que o habitual

Se minha saúde mental é boa, eu geralmente não sinto ataques de pânico com frequência, então quando eles começam a acontecer eu sei que algo não está certo. Ataques de pânico são debilitantes. Eles duram cerca de 20 minutos e às vezes me fizeram pensar que estou prestes a morrer. Meu batimento cardíaco aumenta, eu suo profusamente, minha respiração se torna rápida, eu perco a sensação nas minhas pernas, eu preciso ir ao banheiro o mais rápido possível, eu me sinto mal e começo a vomitar, minha cabeça fica muito pesada e é uma das piores coisas imagináveis para experimentar.

Menos interesse em fazer qualquer coisa

Todas as coisas que normalmente gosto de fazer, não me incomodo mais. Eu não tenho energia para um e eles não me trazem mais alegria. Deitar na cama assistindo televisão ou um filme é o melhor que posso fazer.

Me isolando

Estar sozinho me parece a melhor coisa a fazer. Eu não quero sobrecarregar os outros com o que estou sentindo e me torno menos agradável de estar por perto. Se eu sei que estou passando mais tempo sozinha, as coisas não parecem boas.

Facilmente agitado

Eu fico agitado por coisas insignificantes que não vão me afetar ou eu normalmente prestaria atenção. Por exemplo, ler ou assistir as notícias sobre coisas ruins acontecendo em todo o mundo ou postar uma foto no Instagram e certas pessoas não gostarem disso.

Mais irritável

Pequenas coisas que normalmente não me incomodam começam a me irritar e me deixam com raiva. Como carros dirigindo devagar na minha frente ou pessoas tocando minhas coisas.

Engajar-se em comportamentos de segurança

Comportamentos de segurança são comportamentos de enfrentamento que uso para reduzir a ansiedade e o medo. Isolar-me é um deles, bem como usar o banheiro várias vezes antes de sair de casa. Essas são as coisas que a ansiedade quer que eu faça e, ao fazê-lo, dá à ansiedade mais controle sobre mim.

Hiper consciente

Meus sentidos parecem que são discados até 12 e não há nenhum interruptor desligado. Parece que minha mente está procurando por qualquer perigo possível tanto externamente quanto internamente.

Incapacidade de se concentrar

Porque sou hiper-consciente e estou constantemente procurando e ouvindo o perigo. Não posso me concentrar em mais nada. Eu sou seqüestrado e preso na minha própria cabeça.

Sentindo-se como se algo terrível fosse acontecer

Sendo preso na minha cabeça e procurando por perigo, há sempre uma sensação iminente de que algo realmente ruim vai acontecer. Isso me faz sentir no limite, como se estivesse em alerta, esperando a coisa horrível acontecer comigo.

Pensamentos negativos aumentados

Quando tenho a sensação iminente de que algo realmente ruim vai acontecer, minha mente corre e começa a inventar cada coisa negativa possível que poderia acontecer. Eles geralmente nunca fazem, mas isso não vai parar minha mente de pensar que eles poderiam.

Preocupante

Muita preocupação geral ocorre no passado, no futuro e no presente. Pode ser incrivelmente desgastante, pois uma pequena preocupação pode me levar a um longo caminho e acabo me preocupando com a preocupação, que então parece que estou presa em um ciclo interminável de preocupação.

Ruminação

Indo e acima de certas situações na minha cabeça. Também pensando muito sobre experiências ruins que aconteceram comigo no passado.

Humor baixo

Esta é uma sensação geral de estar abaixo da minha linha de base habitual. Eu não estou bem no ponto de uma depressão completa, mas tudo parece que teve a vantagem retirada e quase como se eu estivesse correndo um pouco para trás com um pouco de atraso.

Mudanças de humor

Experimentar altos e baixos em rápida sucessão pode ser drenado. Um minuto eu posso sentir no topo do mundo e no próximo esse mundo desmoronou. Esse sentimento pode ir e voltar rapidamente, mas também permanecer em qualquer lugar por longos períodos de tempo.

Texto original em inglês.