4 idéias para tornar a oração significativa e divertida

Phil Ayres Blocked Unblock Seguir Seguindo 7 de janeiro Foto de Joshua Hanks no Unsplash

Eu vou admitir isso. Orar não é tão divertido – estou apenas sendo honesto.

Talvez você não concorde comigo, mas eu acho que você não está ansioso para orar, pelo menos não da mesma maneira que você espera coisas como filmes, eventos esportivos ou sair com amigos íntimos. Tudo bem, sou do mesmo jeito.

Eu acho que a maioria não está ansiosa para orar porque estamos presos a uma mentalidade estreita sobre o que é a oração, ou o que deveria ser.

Você acha que a oração é apenas um empreendimento solene e solitário, que deve ser realizado de joelhos, com as mãos cruzadas e os olhos fechados?

Você ficaria surpreso se eu lhe dissesse que NENHUMA VEZ na Bíblia diz que devemos fechar os olhos durante a oração? Nem diz que devemos dobrar nossas mãos. Pelo contrário, na Bíblia as pessoas rezavam ajoelhadas, sentadas, de pé e deitadas no rosto.

Pense nisso, o apóstolo Paulo encorajou seus amigos em Tessalônica a “orar sem cessar” ( 1 Tessalonicenses 5:17 ). Como você poderia orar continuamente se seus olhos estivessem sempre fechados e se você estivesse preso à sua cabeceira de joelhos?

Eu quero ajudá-lo a mudar sua mentalidade sobre a oração, porque acredito que pode ser uma experiência significativa e, ouso dizer, divertido!

Aqui estão algumas sugestões que você pode tentar abrir sua vida de oração e apreciá-la mais.

1 – Diário de Oração ou Desenho

Pode ser difícil para você manter o foco quando você está ajoelhado ao lado da sua cama em um quarto quente e silencioso. No entanto, se você é mentalmente ativo durante a oração, isso ajuda muito.

Tente registrar suas orações no diário – literalmente escrevendo suas palavras como se você estivesse escrevendo uma carta para Deus. Se isso soa entediante, faça listas do que você está orando ou sobre. E se isso soa como trabalho, tente desenhar fotos do que você está orando. É uma maneira única de se manter envolvido em sua oração. Suas fotos podem estar em qualquer lugar entre rabiscos simples para representações artísticas completas de oração – a escolha é sua.

Além disso, quando você registra suas orações, você poderá voltar e ver como Deus respondeu às suas orações no passado.

2 – Adote uma oração

Muitas pessoas me dizem que têm problemas para orar porque não sabem o que dizer. Bem, adivinhe? Há um monte de orações realmente grandes incluídas na Bíblia. Muitos deles estão nos Salmos.

Quando você não tem certeza do que dizer, abra sua Bíblia e encontre um salmo que descreva como você se sente e depois simplesmente leia as palavras em voz alta como se fossem suas. Confie em mim, é fácil encontrar um que funcione para você e não é trapaça fazer isso. Aqui está uma lista de orações que você pode adotar em sua própria vida de oração:

  1. A oração da confissão – Salmo 51
  2. Ser grato pelos outros – Romanos 1: 8-10
  3. Recebendo Conforto – 2 Coríntios 1: 3–7

Canto de 3 orações

Quando eu disse que havia orações nos Salmos, esqueci de mencionar que a maioria delas também são canções (a palavra salmo significa canção ). Se você gastar algum tempo nos Salmos, você também poderá notar que muitas das nossas letras das canções dos cultos modernos são extraídas diretamente das páginas da Bíblia. É isso mesmo, Chris Tomlin está basicamente plagiando o rei David e ficando rico com isso!

Tente encontrar suas músicas de adoração favoritas e depois cantar junto. Se o seu coração está no lugar certo, isso é uma oração! Aqui estão alguns salmos / músicas que você pode reconhecer:

  1. Todas as minhas fontesSalmos 87: 7
  2. Melhor é um diaSalmo 84:10
  3. Quão grande é o nosso DeusSalmo 147: 5–7

4-orando enquanto você se exercita

Se você é o tipo de pessoa que anda regularmente, corre, faz caminhadas ou pratica ioga em casa, você tem uma oportunidade perfeita para a oração. Uma das razões pelas quais esse é um bom momento para orar é porque seu cérebro fica inundado de endorfinas enquanto você se exercita. É ótimo exercitar seu corpo e exercitar sua alma também.

É possível que você possa levantar suspeitas se estiver andando pela rua e falando sozinho ao mesmo tempo! Mesmo assim, recomendo orar em voz alta quando puder durante o treino. Isso pode ser muito difícil se você estiver em uma esteira ou no aparelho elíptico, mas para vários tipos de exercícios ele funciona muito bem. Por exemplo, andar de bicicleta, caminhadas e alongamentos são momentos perfeitos para a oração.

Então, o que você acha? Você está pronto para o seu jogo de oração este ano? Experimente algumas dessas novas opções e envie um feedback do meu jeito. Eu adoraria ajudá-lo a encontrar maneiras mais divertidas e significativas de conversar com Deus.