A imagem na manjedoura de Cristo aponta para quem ele é

John Tuttle Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 7 de janeiro

Baby Jesus dormindo no feno em uma manjedoura em uma noite fria de inverno: é uma cena bastante familiar. Mas, se analisarmos isso em um sentido mais profundo, poderemos ver as imagens ocultas dentro das circunstâncias e arredores de Jesus nos primeiros dias de sua vida terrena.

Em primeiro lugar, e a razão pela qual a Sagrada Família está na manjedoura na véspera de Natal, não há espaço na pousada local para o casal expectante. Não há espaço para o Salvador da humanidade. A cidade de Belém está reservada; não é exatamente acolhedor para São José e a Virgem Maria, a mãe do divino Cristo.

Em um sentido muito mais amplo, o mundo em si não é particularmente receptivo à vinda do Salvador. Porque o nosso Senhor não é deste mundo. Seu reino não é desta terra como ele mesmo nos diria mais tarde. Belém, como grande parte do mundo em geral, não estava atenta à primeira vinda do Messias. No entanto, ele veio – da maneira mais humilde possível: nascer em um estábulo.

Até mesmo essa morada fedorenta e infeliz tinha seu significado simbólico. Pois aqui onde nosso Senhor nasceu era um lugar onde o gado vinha para se alimentar. Este é o lugar onde os animais vieram para o sustento. E tornou-se um local de encontro para pastores e (talvez) seus rebanhos.

Isso aponta para o fato de que Jesus age como o Bom Pastor guiando-nos (suas ovelhas) ao longo do caminho reto. Jesus Cristo também se deu como alimento espiritual no sacramento da Eucaristia, instituído na Última Ceia 33 anos depois.

Assim como Maria envolveu o Menino Jesus em faixas, Deus, o Filho, conhecia a dor que sua mãe sofreria quando, anos depois, ela o envolvia uma segunda vez. Mas então seria em folhas de embalsamamento. E em vez de colocá-lo em uma manjedoura, ela iria colocá-lo em um sepulcro.

Cristo veio a nós para nos salvar através de sua paixão e morte e triunfando sobre o pecado e a morte através de sua ressurreição. São estas últimas verdades que dão ao Natal o seu significado genuíno e religioso. Espero que você tenha tido ótimos doze dias de Natal!