A morte do meu pai por suicídio me inspirou a aprender como "ser"

É através deste estado mental presente que eu encontro meu ritmo, meu senso de calma e meu apreço por tudo o que é.

Washington Post Blocked Unblock Seguir Seguindo 12 de setembro de 2016

De Dana Mich

Meses N ine atrás, eu estava no enterro do meu pai tentando reunir os meus pensamentos antes de falar sobre sua vida para a família e amigos. Foi particularmente difícil porque cheguei a um dia em que tentava prevenir e temia há muito tempo. Meu pai acabara de terminar sua vida. Mas então, enquanto eu estava lá, procurando as palavras, lembrei-me de um artigo que havia lido apenas sete dias antes. Era sobre maneiras de se ajudar a se sentir seguro em um mundo insano. E então comecei compartilhando o que aprendi:

Que "a ansiedade precisa do futuro" e "a depressão precisa do passado".

Meu pai sofreu profundamente com as duas coisas: seu medo e falta de controle sobre tudo o que havia pela frente, e seu pesar pelas coisas que ele não podia voltar e mudar. Ele sofria de um relacionamento doentio com o tempo. Ele perdeu o equilíbrio no aqui e agora. E isso o fez lutar – como muitos de nós fazemos – com o antigo dilema shakespeariano: “Ser ou não ser”.

Embora ainda seja difícil para mim admitir, essa mesma pergunta começou a atormentar minha mente seis meses antes de meu pai morrer, durante minha primeira batalha contra a ansiedade. E assim, enquanto eu estava lá com meu pai prestes a ser abaixado no chão com muitos olhos conhecedores sobre mim, eu compartilhei uma resposta que o artigo tinha dado: "estar presente". Foi uma resposta que falou ao meu coração, e Então eu disse a eles que – naquele momento, e tão duro quanto um momento – eu estava grata por estar com eles.

Desde aquele dia, tenho pensado muito em estar presente. Eu estive pensando em ser centrado, sendo aterrado. Resumindo, tenho pensado em … ser. E comecei a me perguntar por que era tão difícil encontrar um significado concreto para o que talvez fosse o verbo mais básico da língua inglesa, sem consultar os deuses dos motores de busca on-line. E eu me preocupei: se tivesse esquecido o que era ser apenas?

Eventualmente, eu me voltei para o Google, e isso é o que ele tinha a dizer:

Seja / b? / (verbo):
1. existem.
2. ocupar uma posição no espaço.
3. permanecer na mesma condição.

Parece fácil o suficiente, certo? Bem… não tenho tanta certeza, para ser honesta. Afinal, a palavra “ser” é mais comumente usada em seu quarto significado: “possuir o estado, a qualidade ou a natureza especificada”. É quando “ser” é seguido por outras palavras em vez de um período. Outras – algumas vezes aspiracionais – palavras usadas por e para nós humanos como “inteligentes”, “saudáveis”, “trabalhadoras”, “bonitas”, “atléticas”, etc. A lista continua e continua.

Depois de pensar um pouco sobre o assunto, comecei a me perguntar se a pressão de focar nas muitas coisas que sabemos que devemos “ser”, mas às vezes ficam aquém (ou acreditar que faltaremos) diminui nossa capacidade de ser mais simples… ser . Estar no sentido tradicional, não embelezado: estar confortável em nossa própria pele; ser um com nós mesmos e com nosso ambiente; estar em paz. (isto é, definições 1 a 3 acima).

Então, eu acho que minha pergunta realmente é … nós, como sociedade, esquecemos como ser apenas?

Ironicamente, eu acho que é quando nós constantemente tentamos "ser" muitas coisas de uma vez (ou talvez uma coisa astronômica) que nós esquecemos completamente como existir com qualquer calma e compostura no momento presente. Quando estressado além de nossa capacidade normal, nossas mentes se dispersam e pode parecer que nem estamos habitando nosso próprio corpo. Podemos acabar perdendo o controle e perdendo nosso senso de lugar, tempo e personalidade. Nós pousamos em algum lugar escuro e assustador e terrível. E então, quando chegamos ao fundo dessa espiral descendente, pensamos que seria melhor simplesmente “não ser”. Porque, nesse ponto, a ideia de ser qualquer coisa se tornou insuportável.

Eu sei muito bem disso. Estive lá uma vez por um terrível período de seis semanas, e espero nunca mais ser trazido de volta. Então, no espírito do Mês Nacional de Prevenção do Suicídio, pensei em compartilhar como vou manter a ansiedade e a depressão à distância. Sim, tenho pensado muito em apenas ser . Mas mais do que isso, eu tenho colocado isso em prática. Eu aprendi a aquietar minha mente e me concentrar no momento presente. Eu medito, respiro e pratico yoga. E construindo a partir disso, escrevo, leio, corro e faço todas as coisas que sempre gostei.

Mas aqui está o que é diferente: estou recentemente praticando mindfulness e gratidão o tempo todo. Estou garantindo que meu cérebro esteja presente onde meu corpo está. Estou me esforçando para me concentrar e mentalmente expandir em todas as coisas simples que me mantêm . É através deste estado mental presente que eu encontro meu ritmo, meu senso de calma e meu apreço por tudo o que é.

Agora, para ser honesto, nem sempre é fácil (mesmo para um cérebro mentalmente saudável, feliz e equilibrado por neurotransmissores). Na verdade, é preciso um esforço constante. Mas se, Deus me livre, tem que haver uma luta futura reservada para mim, eu também sei melhor como voltar ao básico. Eu sei como fechar os olhos, ao encontrar-me … e para ser. Para ser verdadeiramente apenas .

Talvez seja essa a nossa resposta.