A tecnologia é boa para a atenção plena?

No ano passado, fui até a casa de um amigo em uma remota aldeia francesa. As estradas estavam geladas e eu desviei para um lago. Eu desmaiei e voltei para debaixo d'água. Estava escuro. E frio. E eu nem sabia qual era o caminho. Era isso, eu ia me afogar. E então percebi que, quando abri a boca, as bolhas de ar flutuavam e era assim que eu sabia qual era a maneira de nadar.

Essa história inteiramente fabricada é uma boa maneira de apresentar este artigo com a mente cheia: quando você se encontra perdido e desorientado e submerso e não sabe qual é o caminho, é importante respirar . Isto é especialmente verdadeiro em seus 20 anos, quando você sente que se você não tiver sucesso em 25 alguém literalmente virá matá-lo, e você está aterrorizado e aliviado por esse pensamento. Isto é, naturalmente, em parte devido à constante pressão que a tecnologia coloca em nossas vidas, o que levou à criação de um movimento visando o gradual ou intermitente abandono de nossa tecnologia. No entanto, eu me pergunto, existe necessariamente uma dicotomia entre mindfulness e tech?

O que é a atenção plena?

Vamos primeiro tirar a parte da teoria dessa exposição do caminho. As pessoas esperam muito da atenção plena e de seu parceiro no crime, na meditação. Não existe uma versão que sirva como uma ferramenta de autoatualização rápida, apesar do que o Instagram Self-Help Guru lhe diz. Muito do budismo não é sobre nos conhecermos, é sobre tolerar não saber, e encontrar um espaço interior, livre de rótulos, onde somos quem sempre fomos, enquanto o corpo se desvanece e, assim, elimina a ilusão que permeia a consciência comum. permitindo-nos ver o mundo com uma clareza que não apenas nos liberta do sofrimento, mas transforma nossa visão e relação com a própria realidade. Soa duro e complicado? Bem, então está resumindo 2.500 anos de sabedoria em uma frase muuuuito …

Quais são os efeitos da atenção plena?

Apesar de sua complexidade inata, a atenção plena pode fazer (pequenas) maravilhas à mente e, por extensão, ao corpo, tanto em casa quanto no trabalho. É até possível que a ciência da psicoterapia de um século possa se beneficiar muito de uma melhor compreensão dessa arte da atenção plena do século XX. De fato, há algumas evidências empíricas sugerindo que a meditação pode ajudar com uma variedade de experiências inerentemente humanas, como ansiedade e dor, e produzir mudanças mensuráveis ??no cérebro. No entanto, está longe de ser uma cura milagrosa, e ainda há muita pesquisa a ser realizada, especialmente sobre o tipo de meditação casual que as pessoas podem escolher para participar no decorrer de um dia agitado, e se alguns tipos de meditação são mais eficazes. do que outros.

De fato, o termo “meditação” pode ser usado para descrever um exercício de respiração, um canto silencioso de um mantra, um foco em sentimentos de amor e bondade, uma visualização, uma afirmação positiva, ou mesmo um atento minuto prestando atenção ao gosto de uma passa, que pode ser tocada pela tecnologia de uma maneira diferente.

Além do metaestudo mencionado acima , vários estudos descobriram que os exercícios de atenção plena podem fornecer um foco mais forte, ajudar a manter a calma sob estresse, melhorar a memória e melhorar a cidadania corporativa. Em resumo, um benefício para um gerente que busca aumentar a produtividade através de vários treinamentos digitais ou físicos. No entanto, deve-se ter cautela ao cair sob o feitiço fad du jour : como a Harvard Business Review corretamente aponta, sem inteligência emocional, a atenção plena não funciona em um ambiente profissional e, como tal, não necessariamente fará de você um melhor líder mais eficiente. O kicker real, embora? As pessoas que são mais emocionalmente inteligentes tendem a ser mais estressadas, potencialmente negando muitas recompensas gerais obtidas dentro de uma empresa. Além disso, pessoas emocionalmente perceptivas são consideradas mais suscetíveis a sentimentos de depressão e desesperança em seus pares emocionalmente indisponíveis.

No entanto, e embora não substitua a terapia (ou mesmo o exercício regular), a meditação tem a tendência de ser barata e escalável, o que explica em parte porque várias práticas estão sendo implementadas em todo o mundo ocidental, onde se considerava inaplicável. , com resultados inesperados . A outra parte da explicação é o efeito de tendência, sobre o qual designers de aplicativos, professores de yoga e… traders (?) Confiam em ganhar a vida, muitas vezes às nossas custas.

A Tech tem um papel a desempenhar?

Você pode ter passado recentemente por anúncios de aplicativos como Headspace ou Calm, fazendo com que não faça nada por 15 segundos. Isso é inerentemente idiota. Eu não posso fazer nada por horas a fio. A meditação não é sobre “não fazer nada”, trata-se de aprender a fazer uma coisa muito, muito difícil, deliberada e repetidamente, o que requer treinamento e calma. Deixe-me assegurar a todos que “habilitar notificações” não aparece em nenhum lugar no caminho Noble 8-Fold. Tampouco “faz o upgrade por uma pequena taxa para liberar lições e exercícios mais avançados” (isso é cientologia, não atenção plena).

No entanto, as notificações podem ser desativadas. A gamificação é, no entanto, mais contraproducente: exemplifica a necessidade dos fabricantes de aplicativos de rastrear, incentivar e transformar todo e qualquer empreendimento de auto-aperfeiçoamento em uma referência e / ou competição, seja com os outros ou com você mesmo, em nome de receitas futuras. Ter meditado mais do que os outros não é nada para se orgulhar. Ou vergonha de. Ou qualquer coisa para esse assunto. Deve ser desconcertante para todos que os aplicativos incentivam você a compartilhar suas "conquistas" nas mídias sociais. Fotos ou não esclareceu!

Além dos aplicativos, o mundo corporativo também sequestrou a meditação em prol da produtividade. Google, Goldman Sachs, Salesforce, Volvo … todas as crianças legais estão fazendo isso, e é uma aposta segura que um súbito novo respeito pela metafísica do budismo não esteja no coração dessa tendência (dificilmente se pode imaginar um banqueiro elogiando o Uma doutrina natta ). Também é verdade que a meditação da atenção plena, como normalmente ensinada pelas empresas aos seus funcionários, tem apenas uma pequena semelhança com a meditação da atenção plena da filosofia, conforme descrita por aqueles que aperfeiçoaram a arte.

No entanto, a rebelião contra a mercantilização não é um caso simples, aberto e fechado, em que os benefícios dos esforços espirituais são mantidos acima dos de esforços terapêuticos. De fato, há um longo e rico debate nas tradições de meditação sobre a escolha entre reclusão do mundo ou imersão nele – o argumento apresentado é que aquele que alcança a tranqüilidade na agitação da vida moderna é de alguma forma mais digno, tendo alcançado um objetivo muito mais difícil. Algumas pessoas precisam se tornar reclusas para afastar o mundo, enquanto outras buscam a tranquilidade do caos da vida. Smartphones e empregos em tempo integral apenas nos confrontam com a versão mais recente dessa escolha.

Além disso, o caminho para a atenção plena não é estritamente binário. Por mais estranho que possa parecer, você pode experimentar uma pequena porcentagem da tranquilidade procurada pelos monges simplesmente seguindo uma simples rotina diária de meditação. Então, com o passar do tempo, talvez um pouco mais, talvez lentamente substituindo uma mera busca terapêutica por uma espiritual. Até lá, você pode estar um pouco menos estressado, um pouco menos ansioso. O principal é fazer progressos ao longo do tempo, apesar de inevitáveis ??retrocessos. E o primeiro passo nesse caminho pode consistir em apenas se acalmar um pouco, mesmo que sua motivação inicial para se acalmar seja o passo de vendas da próxima semana.

Nesses casos, alguma assistência virtual pode, de fato, ser benéfica.

Respire.

Expire.

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