A terapia de flutuação é a última gota da mente?

Um guia para iniciantes para experimentar tanques de flutuação e a ciência por trás dos resultados

John Fawkes em Better Humans Seg. 1 de jul · 9 min ler Foto de Teraphim .

A sala estava escura como um breu e estranhamente silenciosa. O único ruído, na verdade, era o som ocasional de água chapinhada quando me movia. Eu estava deitada de costas, nua, exceto por um par de óculos cobrindo meus olhos e tampões nos meus ouvidos.

Além da escuridão e do silêncio, eu não conseguia sentir muito – estava flutuando em cerca de trinta centímetros de água salgada. Isso é o mais próximo da privação sensorial total que eu já tive, ou sempre vou conseguir. Eu estava deitada ali por quase uma hora e estava adorando cada minuto disso.

Esta é a terapia de flutuação – a prática de flutuar de costas em um tanque de privação sensorial cheio de água salgada, por uma hora ou mais de cada vez, a fim de alcançar uma sensação de paz interior. Surpreendentemente, na verdade funciona.

Para mim, a experiência foi como dezenas de horas de prática de meditação, espremida em uma única hora. A falta de estímulo sensorial – ou qualquer outra coisa para fazer, realmente – me permitiu estar sozinha com meus pensamentos pela primeira vez que consegui me lembrar. Foi glorioso. O tempo voou tão depressa que fiquei desapontado quando minha hora acabou; Eu poderia jurar que foram apenas vinte minutos.

Quando eu contei a minha mãe sobre isso, a resposta dela não foi bem o que eu esperava. “Sozinho com seus pensamentos? E isso foi relaxante? ”Obrigado, mãe.

A terapia de flutuação existe há um bom tempo, mas somente nos últimos seis ou sete anos ela se tornou popular o suficiente para ser um pouco mainstream. Agora ele é elogiado por uma variedade de biohackers e gurus da produtividade como uma espécie de nootrópicos não-químicos, um truque mental para matar a ansiedade e melhorar o foco e a clareza mental.

E eles podem estar certos. Um crescente corpo de pesquisas sugere que a terapia de flutuação pode ser uma ferramenta eficaz para combater a ansiedade e a depressão, com menos efeitos colaterais do que os tratamentos baseados em medicamentos. Eu explicarei mais sobre essa pesquisa abaixo; mas primeiro, alguns antecedentes que serão úteis.