Assista seus pensamentos para eles se tornarem seu destino

Ser positivo é aceitar a realidade, não idealizá-la

Gustavo Razzetti Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 4 de janeiro Foto de Florian Pérennès no Unsplash

"Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras.
Observe suas palavras, pois elas se tornam ações.
Observe suas ações, pois elas se tornam hábitos.
Observe seus hábitos, pois eles se tornam seu caráter.
E observe seu personagem, pois isso se torna seu destino.

– Frank Outlaw

Em que pensamos nos tornamos.

A realidade não é neutra. Estamos sempre julgando o que acontece ao nosso redor. Você e eu podemos enfrentar o mesmo evento, mas reagiremos de maneira diferente – nossos pensamentos moldam nossa realidade, e não o contrário.

É por isso que a maioria das pessoas sugere que pensamos positivamente – tornou-se uma abordagem simplista para nos fazer sentir melhor.

"Seja positivo" pode ser um conselho terrível.

Dizer a alguém que está triste ou deprimido que pensamentos positivos irão mudar seu estado mental, pode ser prejudicial. Da mesma forma, ser excessivamente otimista pode cegar nossa realidade.

Pensamento positivo não é o que você pensa. Devemos abraçar todo o nosso eu, não apenas o lado positivo.

A cor da sua alma

“A alma fica tingida com a cor dos seus pensamentos.” – Marcus Aurelius

Nossa sociedade ama avaliações em preto ou branco – você é otimista ou pessimista.

Os rótulos são um fardo pesado – ficamos presos em um lugar, em vez de explorar nossas possibilidades. Nosso eu é fluido. Todos nós temos pensamentos positivos ou negativos ou momentos positivos e negativos.

Fingir ser sempre feliz é prejudicial. Nós nos concentramos em um aspecto e não conseguimos ver nossos pontos cegos . Rotular-se como uma pessoa negativa também não ajuda – nós exageramos em nossos dramas e nos tornamos vítimas da autopiedade .

Pesquisas mostram que os otimistas percebem menos estresse porque ou são mais capazes de lidar com a adversidade ou por causa de sua visão positiva. No entanto, quando enfrentam grandes desafios, os otimistas sofrem uma resposta imunológica menor do que os pessimistas.

Curiosamente, uma forte crença na esperança pode fazer os otimistas pensarem que podem conseguir o que bem entenderem, apenas tentando. Essa visão perfeccionista pode levar a expectativas irrealistas – o pensamento positivo não pode tornar tudo realidade.

Nós não somos nossos pensamentos, porque eles estão sempre mudando. Entender nossa natureza fluida é fundamental para continuar crescendo – estamos em andamento, não um produto acabado.

Maus pensamentos são prejudiciais – eles criam mais sofrimento. No entanto, evitar as nossas emoções negativas não as fará desaparecer.

O problema com otimismo

Não há nada de errado com emoções negativas. Todos nós os temos. Eles são uma parte fundamental de quem somos – as emoções expressam nossa inteligência e energia básicas.

Positividade é um estado fluido, não um status. Você não é nem positivo nem negativo. Exagerar em um aspecto é enganar – você deve abraçar todo o seu eu.

"Na América, o otimismo se tornou quase como um culto", disse o psicólogo social Aaron Sackett à Psychology Today . Ou, como outro psicólogo americano acrescentou: "Neste país, o pessimismo vem com um profundo estigma".

O otimismo se tornou um dogma difundido. O pessimismo é ruim, mas o pensamento positivo pode ser brutalmente aplicado.

"Chegou ao ponto em que as pessoas realmente sentem a pressão para pensar e falar de maneira otimista", observa B. Cade Massey, professor de comportamento organizacional.

A pesquisa de Massey mostra que, quando solicitados a prever os resultados de eventos como um investimento financeiro ou um procedimento cirúrgico, as pessoas fazem previsões excessivamente otimistas. E deseja ser ainda mais otimista. Muitos de nós já bebemos a 'positividade Kool-Aid' – Acreditamos que o otimismo é a solução para todos os nossos problemas.

Não estou defendendo a favor ou contra o otimismo, mas me livrando da rotulagem. Uma abordagem positiva da vida requer abraçar os dois lados em vez de viver em uma fantasia exagerada – positiva ou negativa -.

Felicidade é um estado de espírito , não algo que adquirimos. Passamos mais tempo contemplando o que está faltando em nossas vidas do que o que temos. É por isso que sofremos.

Você é o que você acha que é

“A mente é tudo. O que você acha que se torna. ”- Buda

Conectar-se às suas emoções permite que você responda sem reagir – você não deixa julgamentos ou preconceitos moldarem seu comportamento. Em vez disso, você decide explorar e entender suas emoções – você alimenta compaixão e sabedoria, não raiva.

Seus pensamentos definem sua realidade.

O problema de idealizar o pensamento positivo é tentar esconder a negatividade dentro de nós. Trazer um giro positivo para o que acontece não é suficiente. Você deve enfrentar e aceitar todas as suas emoções. E entenda como eles moldam sua versão da realidade.

Há uma diferença entre nossa experiência imaginada "aqui" e o que está acontecendo "lá fora".

Como Domyo Burk disse: “Para mim, não existe realidade 'lá fora', separado da minha mente; Eu nunca serei capaz de perceber uma coisa sem o envolvimento da minha mente. E qual é o uso de qualquer realidade "lá fora" que jamais possa ser percebida? Em certo sentido, a realidade nasce como percebemos.

Isso não significa que não haja realidade objetiva. Mas a nossa realidade está na interseção entre um objeto (um evento) e um sujeito (nós).

O budismo tem uma visão interessante da relação entre estados mentais positivos e realidade. Ele reconhece o efeito do pensamento positivo em nossa experiência subjetiva – é mais agradável sentir-se relaxado do que chateado. Se conscientemente transformamos a maneira como nos relacionamos com uma experiência, podemos mudar sua natureza.

O pensamento positivo não está fazendo algo para fazer você se sentir melhor, mas para parar de lutar contra a realidade – tanto positiva quanto negativa.

Mude sua realidade com pensamento positivo

A maneira como experimentamos algo é determinada pelo que pensamos sobre isso. O pensamento positivo é útil. Mas isso só funciona se você aceitar toda a sua realidade, não apenas o lado positivo. A auto-aceitação é o nosso alicerce – podemos construir uma vida mais forte .

O filósofo grego Epicteto percebeu isso há 2.000 anos, quando disse: “As pessoas são perturbadas, não pelas coisas, mas pelos princípios e noções que formam sobre as coisas. Quando, portanto, somos prejudicados, perturbados ou afligidos, nunca vamos atribuí-lo a outros, mas a nós mesmos; isto é, para nossos próprios princípios. ”

Digamos que um carro te interrompe quando você está dirigindo em uma rodovia. O motorista provavelmente estava com pressa e não notou você. Isso poderia ter causado um acidente. Como você reagiria?

É normal ficar chateado ou se sentir atacado – sua própria preocupação surge e você quer revidar. Em vez disso, você pode tentar se distanciar emocionalmente e evitar reagir. Imagine que você é o motorista que cortou alguém. Você gostaria que a pessoa ficasse brava com você ou fosse paciente e perdoadora?

Ao nos colocarmos no lugar de outra pessoa, evitamos ser levados pela negatividade. A empatia oferece espaço para a compreensão da realidade, em vez de reagir a ela.

A vida é cheia de possibilidades – você não pode controlar o que acontece com você, mas você pode gerenciar como você reage.

Albert Ellis, pai da Rational Emotive Behavior Therapy, descobriu que a forma como reagimos a um evento é determinada principalmente pela nossa visão do incidente, e não pelo que aconteceu. Ele acreditava que as pessoas não se aborrecem, mas contribuem para a sua insatisfação.

Ellis disse: “Muitas pessoas não sabem que não são eventos externos ou circunstâncias que criarão felicidade; ao contrário, é nossa percepção de eventos e de nós mesmos que criará ou não criará emoções positivas ”.

Culpar nunca ajuda; apenas alimenta negatividade. Epicteto acreditava que aqueles que são perfeitamente instruídos não colocariam a culpa nem nos outros nem em si mesmos. Estar no comando da nossa vida requer comandar nossas emoções.

Deixe seu destino definir seus pensamentos

A mente é uma aliada interessante e poderosa – a atenção plena nos ajuda a nos familiarizarmos mais com nós mesmos.

De acordo com Thich Nhat Hanh, aceitar nossas emoções é fundamental para praticar corretamente a atenção: “Na atenção plena, a pessoa não é apenas tranquila e feliz, mas alerta e desperta. Meditação não é evasão; é um encontro sereno com a realidade ”.

O monge vietnamita e ativista da paz acredita que muitos de nós têm a idéia errada sobre o que é a felicidade. Nós pensamos que precisamos ser positivos o tempo todo, mas a felicidade é estar presente. Nós apreciamos o aqui e agora.

Todos nós precisamos de estrelas para nos ajudar a navegar em nossas noites mais escuras. O propósito da sua vida fornece clareza, para que você não caia ao navegar pelas águas turbulentas. Isso ajuda sua mente a dirigir na direção certa. E alcance seu destino.

Seu propósito de vida deve definir seus pensamentos, e não o contrário.

Não importa quão negativa seja sua realidade, seu propósito lhe dá forças para seguir em frente. Ele fornece uma perspectiva positiva. Seu propósito traz significado à sua vida. Quando você controla seu destino, você controla seus pensamentos.

Como Albert Ellis disse: “Os melhores anos de sua vida são aqueles em que você decide que seus problemas são os seus. Você não os culpa pela sua mãe, pela ecologia ou pelo presidente. Você percebe que controla seu próprio destino.

O propósito mais significativo da vida é ser útil, não feliz .

Pessoas que são generosas, que genuinamente tentam ajudar os outros, têm maior probabilidade de sucesso. A generosidade não esvazia, mas enche seu tanque. Como Buda disse: “Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui por ser compartilhada."

Ter uma abordagem positiva da vida não significa ser excessivamente otimista. Devemos nos tornar a melhor versão de nós mesmos, não uma fantasia. Nosso propósito é “fazer o melhor que pudermos, dadas as circunstâncias e nossas disposições atuais”, como Isabelle Payette escreveu aqui .

Nossa vida sempre terá experiências positivas e negativas. Podemos optar por adicionar mais negatividade. E crie mais sofrimento. Ou podemos aceitar a vida como é. Está em nós para construir nosso próprio céu ou inferno.