Como a atenção pode ajudá-lo a fazer coisas que te assustam

Carlos Saba Blocked Unblock Seguir Seguindo 17 de dezembro de 2018

Um de nossos muitos mantras na Escola de Startup Feliz é o de pensar em seus pensamentos – transformar sua ideia em algo, um quadro de visão, um post de blog ou um modelo de lego. O importante é tirar o fluxo de pensamentos interconectados da sua cabeça para uma forma que seja fácil de compartilhar com os outros. Essa é a maneira mais eficiente de desenvolver nossas ideias, porque convida a comentários que podem levar a novos insights valiosos.

Não pense, faça!

Todos lemos o Lean Startup e sabemos os benefícios do feedback e da iteração. Obter feedback e iterar uma ideia significa que ela pode evoluir de uma ideia baseada em opinião e suposição, para uma baseada em dados da vida real e experiência objetiva. Mesmo que tudo isso faça sentido lógico, muitos de nós ainda hesitam em fazê-lo.

Acredito que uma das principais razões para isso é que a maioria de nós quer evitar receber feedback negativo. A perspectiva de ter nossas idéias criticadas pode levar a sentimentos de ansiedade, constrangimento, medo, frustração, opressão, estresse e vulnerabilidade. Todos esses sentimentos desagradáveis se acumulam para criar uma barreira invisível. E assim a ideia permanece trancada dentro de nós e nunca vê a luz do dia. Tempos tristes…

Portanto, uma consciência de como trabalhar com esses sentimentos e estratégias de aprendizagem para superá-los é tão importante quanto conhecer o livro de Eric Reis de dentro para fora.

Sentimentos, nada mais que sentimentos

Os sentimentos nunca são ruins ou bons, são apenas desagradáveis ou agradáveis. Embora pareçam assim, esses sentimentos não são quem somos, são sinais que nos dizem que alguma "necessidade" dentro de nós está sendo satisfeita ou não. Por exemplo, quando contamos a um estranho sobre a nossa ideia de startup, sentimos um sentimento de vulnerabilidade porque nossa necessidade de segurança não está sendo atendida. O ato de compartilhar nossa ideia não está criando o sentimento, é a nossa percepção de não ser seguro, o que em si pode estar ligado ao medo de ser julgado.

Quando somos claros sobre a fonte do sentimento, podemos escolher a abordagem correta para lidar com isso. Fundamentalmente, sua ideia não é necessariamente ruim, é apenas que seu sistema nervoso foi acionado em um nível profundo.

Saber ajuda, mas você ainda está sentindo o sentimento. Então, se esses sentimentos nos detêm, como os superamos?

É bom ficar entediado

Uma maneira é o processo de habituação. Habituação, definida formalmente, refere-se ao fato de que a excitação do sistema nervoso diminui com a exposição repetida ao mesmo estímulo. Em outras palavras: coisas familiares ficam chatas. É evolutivamente importante que as coisas familiares fiquem aborrecidas, porque se cada nova experiência estimulássemos nosso sistema nervoso da mesma maneira o tempo todo, estaríamos super estressados e morreríamos. É bem possível que houvesse alguns ancestrais nossos que estavam com medo de tudo e nunca deixaram sua caverna. Infelizmente, eles provavelmente morreram de fome e nunca encontraram um companheiro.

Você provavelmente já experimentou habituação regularmente em sua vida. Pegue o seu smartphone, quando você o comprou provavelmente achou incrível. Com o tempo você se acostumou e agora está procurando por um novo. Todo o mundo da publicidade é baseado nesse processo.

Então, se formos evolutivamente projetados para habituar a estímulos, por que estamos sempre tendo que lembrar as pessoas para compartilhar suas idéias? Compreensivelmente, mas infelizmente, a maioria das pessoas tenta lidar com sentimentos desagradáveis, evitando situações que os provocam. Embora a evitação em si seja uma forma de proteção, ela também impede que o sistema nervoso se habitue.

Além disso, quando você evita uma situação apenas porque se sente desagradável, pode sentir uma falha. Sua ansiedade sobre essa situação ganha força criando um círculo vicioso e tornando mais provável que você evite essa situação no futuro. Finalmente, evitar elimina a prática e sem prática é difícil ganhar maestria e sem maestria, sua confiança leva um golpe e o ciclo continua …

Pense grande, comece pequeno, sinta o medo

Portanto, o único caminho a seguir é se expor inicialmente à situação desafiadora. No entanto, a exposição é assustadora e a maioria das pessoas, que não sabem sobre a habituação, espera que seus medos aumentem indefinidamente, mas nada aumenta indefinidamente.

O medo, se você enfrentá-lo, desaparecerá quando você se habituar. Isso significa que precisamos permanecer na situação temida e permanecer com a resposta aumentada do medo por tempo suficiente para que ela diminua.

Então, como ficamos na situação temida? Bem, em primeiro lugar, tente não fazer algo que assusta você fora de você imediatamente. Se você está com medo de que suas idéias sejam julgadas, não pule direto para o campo do Dragão. Em vez disso, encontre uma maneira relacionada, mas menos ameaçadora, de compartilhar sua ideia e, em seguida, construir a partir daí. Talvez escreva em papel para você. Então compartilhe com um amigo de confiança. Eu recomendo juntar-me a uma comunidade segura e gentil como as nossas Happy Startups e compartilhá-las lá.

A vantagem da atenção plena

A cada passo desse processo de habituação, você estará experimentando o medo, de modo que cultivar uma abordagem consciente para tentar coisas novas ajudará realmente.

A atenção plena de uma situação de medo é a capacidade de identificar e observar pensamentos e sentimentos desagradáveis no aqui-e-agora e de responder a eles de forma mais reflexiva, em vez de reativa.

Não se trata de ficar confortável com o desconforto, mas aceitar que o desconforto está presente.

Aceitar seu desconforto, seja preocupação ou ansiedade, e não lutar contra isso ou tentar ter controle total sobre isso, é um conceito usado no treinamento de atenção diária.

Quando nos soltamos em pequenos incrementos e nos permitimos estar presentes no desconforto por breves períodos de tempo, começamos a nos habituar aos sentimentos. Com o tempo, começamos a enfrentar desafios maiores à medida que seus níveis de medo diminuem. E termine esse parágrafo dizendo: “Desta forma, sua confiança cresce em todos os tipos de áreas. Não apenas no seu trabalho. Você cria um ciclo positivo. Através da habituação, nossos cérebros se acostumam com o medo e o medo diminui em força. Em seguida, construímos tolerância emocional e somos capazes de lidar melhor com o estresse.

Em um nível psicológico, quando confrontamos nossos medos em vez de evitá-los, construímos um sentimento de realização e fortalecimento. Toda vez que enfrentamos o medo, ganhamos força enquanto nossa ansiedade perde força. Lentamente, percebemos que podemos lidar com situações que antes eram muito assustadoras.

Em um nível comportamental, confrontar nosso medo repetidamente ajuda a desenvolver habilidades e domínio. Maestria diminui nossa chance de fracasso e assim… nos preocupamos menos!

Finalmente, essa abordagem de exposição é particularmente útil em um nível emocional. Acontece que o problema não é o medo em si, mas o medo do medo . A maioria das pessoas que temem falar em público, vender ou vender sabem que essas situações não são perigosas. O que eles temem é a sensação de medo. Estar atento a esse medo e de onde ele vem significa que você não apenas aprende a se habituar à sensação, mas também começa a melhorar sua alfabetização emocional – aprendendo como identificar e conviver com outras emoções desagradáveis.

Em resumo, tentar algo novo é assustador. E esse medo pode ativar demais seu sistema nervoso. Então, decompô-lo em passos embaraçosamente pequenos e atentamente, experimente. Confie que o medo diminuirá através do processo de habituação. Este processo irá aumentar a sua confiança, construir a sua auto-estima e você vai encontrar-se thingifying suas idéias em ação.

Se você estiver em plena atenção, confira nosso amigo Shamash Alidina e seu website .

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