Como acabar com a telefonia ou a ansiedade do telefonema, para sempre

Amanda Friedlander Blocked Unblock Seguir Seguindo 9 de janeiro Foto de Alexander Andrews em Unsplash

Nas palavras de Lady Gaga: pare de ligar, pare de ligar, não quero mais falar.

Y nossas mãos úmidas tremer. Piscinas de suor nas fendas da sua camisa. Seu coração bate alto em seus ouvidos, quase distraí-lo da pulsação em sua cabeça. Você não consegue se concentrar em nada, exceto encontrar uma desculpa para colocar isso fora. Mas você sabe que eventualmente terá que fazer esse telefonema.

Embora nem todos os casos de fobia telefônica sejam tão extremos, a ansiedade por telefonema é excessiva e intensa o suficiente para impedir que as pessoas considerem as coisas tão simples como fazer reservas em restaurantes para algo tão sério quanto as consultas médicas. Eles também podem atrapalhar as atividades profissionais, já que a maioria dos recrutadores exige uma triagem por telefone nos estágios iniciais do processo de entrevista. Embora quase tudo esteja on-line atualmente, os telefonemas continuam sendo uma parte necessária do funcionamento como adulto no mundo de hoje. Então, por que tantos de nós parecem não conseguir superá-lo? E por que é tão difícil de lidar em primeiro lugar?

Para alguns, isso pode resultar em ansiedade social. Falar com pessoas – especialmente estranhos sem rosto – pode ser difícil, e pode evocar cenários irracionais de tropeçar em suas palavras, soando como um idiota, fazendo de você um tolo e arruinando completamente o relacionamento. O aspecto sem rosto é especialmente problemático, já que observar os rostos e a linguagem corporal das pessoas quando você fala com eles é uma maneira comprovada de se sentir mais confortável em uma conversa. Nem sempre é possível ouvir a alegria na voz de alguém, de modo que, sem o sorriso visível, esse entusiasmo pode parecer sarcástico ou severo, o que contribui para sentimentos de constrangimento e insegurança no final do interlocutor.

Chamadas telefônicas também vêm com um elemento de tempo. Você nem sempre tem o luxo de dedicar alguns minutos para preparar uma resposta, e é mais difícil dizer quando a conversa termina, porque você não consegue ver a linguagem corporal da outra pessoa (como um sorriso suave ou um gesto). diz que eles terminaram. Se você já teve que procurar seu cartão de crédito ou ID com alguém na outra linha esperando pacientemente por essa informação, você sabe tudo sobre o fenômeno mágico em que sua carteira magicamente desaparece no segundo que você precisa.

Para mim e para muitos outros, a ansiedade é do ponto de vista técnico; Não há nada mais frustrante do que estar em uma ligação importante e ter que se esforçar para ouvir o que a outra pessoa está dizendo devido à má recepção ou ruído de fundo. Você não quer se sentir julgado por dizer: “desculpe, o que foi isso? Você recorta por um momento, repetidamente, mesmo que a conexão de má qualidade não seja sua culpa. Pior ainda, já que é difícil dizer quando a outra pessoa começa a falar, algumas pessoas temem o momento de interromper acidentalmente a pessoa na outra linha ou cortá-la, o que, embora comum, pode parecer pouco profissional e rude.

“A pessoa na outra linha provavelmente está temendo essa ligação tanto quanto você.”

Não importa qual seja a causa da nossa ansiedade telefônica, ainda é uma daquelas fobias que todo mundo tem que enfrentar em algum momento de suas vidas. Então, quando você está pronto para lidar com sua telefonia, o psicólogo clínico Alexander Queen recomenda começar pensando em cada telefonema de forma estruturada. Cada medo que surge em sua mente durante a ligação pode ter uma resposta lógica:

E se eles não quiserem ouvir de mim? Bem, então eles provavelmente não vão pegar em primeiro lugar.

E se eu tropeçar nas minhas palavras? Pessoas gaguejam e tropeçam o tempo todo. Não será o primeiro que eles ouvem hoje.

E se eles cortarem e eu tiver que pedir para eles se repetirem? Isso não é culpa sua. Se qualquer coisa, eles terão a chance de se reagrupar e ser mais claro em sua resposta.

Outra técnica é fingir até você conseguir. Finja que você é um ator premiado com o Oscar e coloque a voz mais confiante que conseguir. Coloque um enorme sorriso no rosto e sente-se em sua cadeira. Estudos mostram que, se você agir confiante e feliz, começará a se sentir confiante e feliz. Aja como se você fosse a bela versão de Miranda Priestly fazendo ligações importantes de fornecedores, em vez de uma consulta ao dentista – você se sentirá fortalecido em pouco tempo.

Peça a um amigo para ajudá-lo a praticar chamadas telefônicas em casa. Chame-os e feche os olhos, imaginando a voz deles vindo diretamente do outro lado da mesa. Imagine-os sorrindo e acenando, reagindo positivamente a tudo o que você está dizendo. Então faça isso toda vez que ligar para alguém, mesmo que seja algo tão mundano quanto pedir uma pizza. Não importa o som da voz da outra pessoa, visualize-a como ouvinte entusiasta. Você ficará surpreso com a facilidade com que a ligação será exibida.

Finalmente, pare de adiar suas chamadas telefônicas. Quanto mais você esperar para criá-los, mais você os construirá em sua mente como algo a temer. Se você fizer a ligação assim que descobrir que precisa, o ato parecerá natural e natural como um texto. Tente não pensar nisso por muito tempo – apenas disque, coloque o telefone no ouvido e, em seguida, surte. É muito mais difícil evitar fazer uma ligação quando você ouve o toque começar. Uma vez que o pânico inicial tenha diminuído, você pode trabalhar nas técnicas acima, incluindo alguma respiração consciente para ajudar a centrar-se.

E lembre-se de que a pessoa da outra linha provavelmente tem tanto medo dessa ligação quanto você. A telefofobia é incrivelmente comum, com mais de 3 milhões de pessoas afetadas somente no Reino Unido. Quando duas pessoas nervosas entram em conflito, será muito mais difícil ser produtivo do que se ambos fingissem confiança, conseguissem exatamente o que queriam da conversa, e desligassem sentindo-se satisfeitos – se um pouco socialmente exausto .

A arte da conversa é sagrada. Você nunca sabe quais conexões você poderia estar perdendo até apertar o pequeno botão verde. Mesmo que essa conexão durar apenas o tempo suficiente para agendar sua próxima limpeza dental.