Como alcançar suas ambições no ano novo

Aqui está um sistema para transformar a energia de Ano Novo em objetivos bem definidos que você realmente alcançará – e como superar suas próprias expectativas ao longo do caminho.

Max Frenzel Blocked Unblock Seguir Seguindo 3 de janeiro Foto de Clark Tibbs no Unsplash

Eu nunca gostei muito das resoluções de Ano Novo. Eles sempre pareciam um meio-meio de fazer um vago compromisso em uma data arbitrária.

Mas agora, embora eu ainda ache que a data é bem arbitrária, acredito que, se feito da maneira correta, as resoluções (ou as quais vamos transformá-las aqui) podem ser uma maneira poderosa de refletir e priorizar, bem como assumir compromissos firmes. para realizações futuras.

A chave aqui é a parte “se bem feita”.

No ano passado, juntamente com meu bom amigo YuYang Huang , experimentei uma maneira diferente de abordar as resoluções de Ano Novo. E acabou sendo um tremendo sucesso.

No início do ano, Yang e eu compartilhamos nossas respectivas listas de metas umas com as outras. Então, ao longo do ano, no final de cada mês, fizemos um check-in para relatar nosso progresso e ajudar uns aos outros a permanecer no caminho certo.

As duas principais características que tornaram essa abordagem tão bem- sucedida foram objetivos quantificáveis bem definidos e responsabilidade social .

Neste artigo, descreverei por que esses recursos eram tão importantes e como os utilizamos em um sistema poderoso para alcançar os desejos que realmente estavam por trás das nossas resoluções de Ano Novo.

Definindo boas metas

Resoluções e objetivos, pelo menos do jeito que eu os vejo, são conceitos muito diferentes.

Resoluções são frequentemente declarações vagas. Os objetivos, por outro lado, devem ser tão precisos e quantificáveis quanto possível. As metas devem ser essencialmente binárias – elas são alcançadas ou não – e as condições devem ser claras e simples.

Por exemplo, muitas pessoas definem-se “Trabalhar mais” ou “Perder peso” como uma resolução. Mas essas são duas noções difusas.

Mesmo uma formulação aparentemente mais concreta como “Vá para a academia 3 vezes por semana” ainda não é definitiva o suficiente, e não é suficientemente binária, para se qualificar como um bom objetivo.

Inevitavelmente, a vida acontece, e haverá semanas em que você não vai ao ginásio três vezes. Isso significa que você falhou seu objetivo? Você só terá sucesso se for ao ginásio três vezes por semana, literalmente todas as semanas do ano? Isso é desmotivador e provavelmente não é o que você pretendia com sua resolução.

Bons objetivos não têm condições permanentes de falha, mas condições permanentes de sucesso.

Dessa forma, melhores exemplos de metas relacionadas ao exercício seriam alvos como “Deadlift 300 lbs” , “Corrida de 5k em menos de 25 minutos” ou “Consuma menos de 15% de gordura corporal”.

Como você pode ver, todos esses objetivos são completamente quantitativos e também têm uma condição simples de sucesso. Eles podem ser verificados uma vez alcançados (ao contrário do exemplo “Vá para a academia 3 vezes por semana” , que é quantitativo, mas tem apenas uma condição de falha, não uma condição de sucesso).

Objetivos com condições de falha nos fazem perder rapidamente a motivação. Um mês depois, e só fui ao ginásio duas vezes na semana passada? Bem, acho que eu deveria parar de ir, então, não consegui o objetivo de qualquer maneira.

Objetivos com condições de sucesso, por outro lado, nos mantêm motivados. Não funcionou muito na semana passada? Bem, acho que tenho que trabalhar ainda mais agora para conseguir esse levantamento de 300 libras este ano!

Transformando Resoluções em Objetivos

Vamos ver algumas outras resoluções comuns e ver como elas podem ser transformadas em metas.

  • "Leia mais" pode se tornar "Leia pelo menos 15 livros" (que era, na verdade, um dos objetivos de Yang).
  • "Aprenda a tocar violão" pode se tornar "Ser capaz de tocar 5 músicas na guitarra" (outro dos objetivos de Yang)
  • “Improve my French” pode se tornar “Tenha uma conversa de 20 minutos em francês sem precisar mudar para o inglês a qualquer momento” .
  • "Medite mais" pode se tornar "Faça pelo menos 200 sessões de meditação" (algo que é facilmente rastreável com a maioria dos aplicativos de meditação).
  • “Seja menos estressado” pode se tornar “Passe pelo menos 30 finais de semana sem verificar quaisquer mensagens ou e-mails relacionados ao trabalho”.
  • "Economize dinheiro" pode se tornar "Tenha pelo menos US $ 10 mil em uma conta de poupança" .
  • “Passe mais tempo de qualidade com a família” pode se tornar “Ter pelo menos 50 jantares juntos sem assistir TV ou olhar meu telefone”.

Você entendeu a ideia.

Seja específico: o poder do foco

Alguns desses objetivos, devido à sua natureza específica e quantificável, cobrem apenas um pequeno subconjunto da resolução inicial, como "Seja menos estressado" ou "Passe mais tempo com a família" , e pode, como resultado, parecer muito restrito.

Mas é exatamente esse foco que os torna realisticamente alcançáveis em primeiro lugar. Normalmente, o momento construído através desses objetivos específicos terá efeitos muito mais amplos para a resolução geral.

Você não precisa apenas pescar 300 libras sem ir regularmente ao ginásio e ficar mais saudável e apto em geral.

O que exatamente a versão quantificada de uma resolução geral deveria variar dramaticamente de pessoa para pessoa. Minha noção de “tempo de qualidade com a família” ou “trabalhar mais” pode ser dramaticamente diferente da sua. Então, o que quer que você esteja tentando alcançar, defina-o de uma forma que faça mais sentido para você.

Observe também que muitos desses objetivos têm o benefício adicional de serem cumulativos, por exemplo, "X livros" , "Sessões Y" , "Z quantidade de dinheiro" .

Dessa forma, não apenas o objetivo em si, mas também o progresso em direção a ele é quantificável.

Cada vez que você termina um livro ou deposita dinheiro, você essencialmente realiza um mini-gol e obtém um pequeno senso de realização, bem como um sentimento muito claro de se aproximar cada vez mais do seu objetivo final.

Isso aumenta a moral e torna o objetivo final muito mais tangível. Além disso, fornece algo concreto para informar ao seu parceiro durante o próximo check-in (veja abaixo).

Ir para o impulso, mantendo-o simples

Outro aspecto importante de bons objetivos é mantê-los simples!

Bill Gates disse uma vez que

"A maioria das pessoas superestima o que pode fazer em um ano e subestima o que pode fazer em dez anos".

Por esta razão, devemos manter nossos objetivos razoavelmente fáceis e alcançáveis.

As metas que você definiu para este exercício não devem ser vistas como os pontos finais de qualquer atividade específica. Eles estão lá para motivar e construir ímpeto.

Se uma meta é alcançada em poucos meses, e não no final do ano, isso é ótimo – podemos aproveitar esse impulso e levá-la ao próximo nível, potencialmente estabelecendo metas de acompanhamento com nosso parceiro.

Ter metas ambiciosas de longo prazo pode ser importante e muito valioso, especialmente como balizas para orientar nossa orientação geral. Mas os objetivos sobre os quais estamos falando são diferentes. Eles pretendem nos mover. São degraus e aceleradores em direção àquelas ambições maiores e mais duradouras.

O número e o tipo de metas a escolher

Quantos e que tipo de metas você deve definir?

Eu realmente acho que não há uma resposta única para isso.

Algumas pessoas, como Darius Foroux , sugerem escolher apenas um objetivo por "área da vida" , por exemplo, carreira, relacionamentos e assim por diante. Eu acho que isso pode funcionar bem para alguns, mas eu pessoalmente prefiro uma abordagem mais “liberal” para isso. Não há nada de errado em ter múltiplos objetivos em uma determinada busca sua.

Quer melhorar como escritor? Nada de errado em estabelecer dois objetivos, como “Publicar 20 artigos” e “Publicar um artigo que tenha pelo menos 1000 leitores” (o que na verdade foi um dos meus objetivos este ano – mais sobre isso depois).

Da mesma forma, para o número total de objetivos: algumas pessoas podem achar apenas dois ou três ideais e mais opressivos, enquanto outros podem preferir sete ou oito metas. Basta ir com algo que parece razoável (que também vai depender um pouco da natureza dos seus objetivos), e depois aprender e ajustar a partir daí.

Afinal, você deve se conhecer melhor e ser capaz de descobrir o que funciona para você e o que não funciona.

Seja parceiro para o poder de uma responsabilidade social

Ter metas bem definidas é o primeiro passo.

Para tornar ainda mais provável que você os alcance, agora é necessário adicionar o segundo componente-chave que torna essa abordagem tão bem-sucedida: a responsabilidade social.

Quando ninguém além de você conhece suas resoluções ou objetivos, é muito fácil simplesmente abandoná-los.

Mas uma vez que você coloca isso lá fora e diz a outra pessoa, ela se torna muito mais concreta. Desistir de repente se torna uma opção mais remota, com mais consequências.

Você se torna muito mais comprometido.

Escolhendo um parceiro de meta

Há muitas maneiras pelas quais você pode adicionar responsabilidade social aos seus objetivos. Mas o melhor é escolher um "parceiro ideal" confiável, idealmente um amigo próximo, que queira fazer esse experimento com você.

Claro, você poderia simplesmente postar suas metas publicamente no Facebook ou no Twitter, mas ter um parceiro específico vem com vários benefícios.

Primeiro de tudo, você pode ter metas que você simplesmente não está confortável em compartilhar abertamente. Ou metas relacionadas ao trabalho que são um pouco confidenciais e que você não pode postar publicamente. Compartilhar e discutir esses objetivos com apenas um único amigo próximo, que por sua vez também compartilha seus objetivos com você, é muito mais fácil.

Eu confio em Yang completamente e me sinto à vontade para discutir até questões bastante sensíveis com ela abertamente. Isso ajuda muito quando você quer refletir sobre seus objetivos corretamente, e não apenas em um nível de superfície.

Se você puder, faça este exercício com um amigo em quem confie e sinta-se à vontade para se abrir.

Use o mês de janeiro para definir suas metas

Depois de escolher um parceiro e concordar em fazer isso juntos, reserve um tempo para definir suas metas de acordo com as diretrizes acima. Não há necessidade de se apressar para isso só porque é Ano Novo. Mesmo que eu tenha trazido essa ideia para Yang no final de dezembro de 2017, nós não definimos totalmente e compartilhamos nossos objetivos até o final de janeiro de 2018.

Eu realmente recomendo isso. Use o final do ano para refletir adequadamente sobre os últimos doze meses e, em seguida, tire todo o janeiro para pensar e definir suas metas para o próximo ano.

Claro, se você já conhece seus objetivos, sinta-se à vontade para compartilhá-los antes. A primeira chamada / reunião mensal de check-in no final de janeiro também pode ser uma boa oportunidade para trocar “oficialmente” listas de metas e se comprometer com elas.

O check-in mensal

Isso nos leva a outro ingrediente importante deste exercício, e também outro benefício importante de ter um parceiro dedicado: check-ins mensais.

Estes podem acontecer pessoalmente ou, como Yang e eu, através de chamadas. No final de cada mês, teríamos uma ligação de 30 a 60 minutos para discutir nosso progresso.

Você pode querer colocar todos esses check-ins no seu calendário com antecedência, ou apenas fazer como nós fizemos e organizá-los espontaneamente sempre que você encontrar o tempo. Mais uma vez, tudo o que funciona para você é o caminho certo para fazê-lo.

Nessas chamadas, cada um de nós passaria pela nossa lista de metas, uma a uma, discutindo o progresso, os planos para o próximo mês e falando sobre quaisquer riscos ou dúvidas.

Ter sessões regulares como essa é extremamente valioso.

Eles forçam você a refletir sobre o que você tem (ou não) alcançado, fazer você aproveitar ainda mais os altos recordando-os e compartilhando-os com um amigo, tornando os pontos mais baixos suportáveis, e também permitindo que você receba feedback sobre como melhorar ou superar certos obstáculos ou retrocessos.

“Em um nível, a sabedoria nada mais é do que a capacidade de seguir seu próprio conselho. Na verdade, é muito fácil dar bons conselhos às pessoas. É muito difícil seguir o conselho que você sabe que é bom. […] Se alguém chegasse a mim com minha lista de problemas, eu seria capaz de separar essa pessoa com muita facilidade. ”- Sam Harris

Muitas vezes já sabemos as respostas às nossas preocupações, mas achamos difícil seguir nosso próprio conselho. Ouvi-lo de um amigo, mesmo que seja exatamente a mesma coisa que estamos dizendo a nós mesmos, é muito mais poderoso.

Texto original em inglês.