Como respirar fundo

Pam Nolan em Doença Invisível Seguir Jul 13 · 2 min ler Fabian Møller em Unsplash

Eu trabalhei em uma instalação residencial de longo prazo com pessoas que tinham doenças mentais.

Às vezes, um cliente se preocupava tanto com moradia, um relacionamento ou um emprego que ficava bastante agitado. Então eu diria a eles para

Pare. Respire fundo.

(É um clichê, eu sei, mas, por favor, continue lendo)

Em resposta ao meu pedido, eles normalmente levantavam o peito e expiravam rapidamente. Mas isso realmente não os ajudou porque não é uma respiração profunda e calma; é apenas uma inspiração superficial, com ar entrando apenas na parte superior do peito.

Então eu os acompanho assim:

  • Levante sua caixa torácica para longe do seu umbigo. Isso automaticamente ajudará você a se sentar ou ficar de pé.
  • Deixe seus ombros caírem de suas orelhas. Isso ajuda a aliviar a tensão no pescoço e nos ombros.
  • Esqueça segurar em seu intestino e deixe sua barriga ficar macia.
  • Inspire, deixando seu abdome se expandir, imaginando que o ar está indo para a parte inferior de seus pulmões.
  • Continue inspirando, permitindo que sua caixa torácica se expanda, imaginando que o ar está indo para a parte superior de seus pulmões.
  • Expire, sentindo o ar deixar a parte superior de seus pulmões, depois a parte inferior de seus pulmões.

Respirar fundo dessa maneira deve lhe dar um momento de calma. Pode ser o suficiente para mudar o estado em que você está, para que você possa pensar com mais clareza. Talvez você até queira continuar respirando dessa maneira por alguns minutos. Quando faço isso, costumo tomar três ou quatro dessas respirações profundas.

Eu não estou preocupado com a técnica aqui. Eu não sou exigente sobre se você respira pelo nariz ou pela boca. Eu não me importo se você contar até oito quando estiver respirando, ou se você prender a respiração por um segundo antes de expirar. Não importa se você está de pé ou sentado. Na verdade, você pode fazer isso em qualquer lugar.

Agora, lembre-se, eu não estou sugerindo que uma respiração profunda irá corrigir um ataque de ansiedade ou quebrar um episódio depressivo.

Mas pode adicionar um momento de calma ao seu dia e obter um pouco mais de oxigênio na corrente sanguínea e no cérebro.

De uma chance!