Como tornar suas manhãs produtivas (para pessoas que odeiam rotinas)

Jesh Orquina Blocked Unblock Seguir Seguindo 1 de janeiro

Nem todo mundo tem que ter uma rotina matinal.

Eu não sou uma pessoa da manhã.

Apesar dos meus melhores esforços para acordar com um grande sorriso no rosto, há apenas algo sobre as manhãs que não parece muito certo.

Eu odeio manhãs. E em um esforço para tentar amá-los, eu tentei criar minha própria rotina de luto. Aparentemente, as rotinas matinais são uma ótima maneira de começar o dia – pelo menos é o que muitos artigos dizem.

Eu tentei todas as atividades habituais: yoga, meditação, manhã, fazendo café da manhã, tomando café, etc.

Eu tentei fazer ioga logo de manhã para energizar meu corpo. Funcionou por alguns dias e depois não funcionou.

Eu tentei tomar banho logo de manhã. Isso funcionou por alguns dias também. E então isso não aconteceu.

Então, percebi uma coisa: não apenas odeio manhãs, mas também odeio rotinas.

Eu odeio ter que fazer as mesmas coisas na mesma ordem e outra vez.

Mas não é como se eu nunca tomasse banho ou praticasse yoga pela manhã. Eu simplesmente não gosto de ter que fazer uma coisa primeiro, depois outra e outra, até que eventualmente eu precise sair de casa para o trabalho.

Eu gosto de flexibilidade . Eu gosto de fazer o que tenho vontade de fazer no momento.

Então eu descobri isso: eu não deveria ter uma rotina matinal, eu deveria ter apenas uma lista de verificação matutina.

De acordo com o Merriam-Webster,

Definição de rotina

a: um curso regular de procedimento

b: desempenho habitual ou mecânico de um procedimento estabelecido

Eu associo a palavra “rotina” com outras palavras como “restrição” e “regras”. "Rotina" se sente limitante.

Então, quando tentei ter uma rotina matinal, na verdade apenas tornava minhas manhãs mais agitadas, obrigando-me a seguir um procedimento passo a passo sobre o que minhas manhãs deveriam ser.

Alguns dias eu acordo querendo fazer yoga primeiro. Alguns dias eu sinto vontade de tomar um banho antes de fazer qualquer outra coisa. Alguns dias eu só quero deitar na cama por 30 minutos enquanto folheio meu feed de notícias.

Em vez de criar uma lista passo a passo como esta:

  1. Ioga
  2. Café
  3. Chuveiro
  4. Páginas da manhã
  5. Café da manhã

Eu só tenho algo assim:

  • Ioga
  • Café
  • Chuveiro
  • Páginas da manhã
  • Café da manhã

Qual é a diferença? Eles não precisam estar em ordem.

Quando eu leio sobre as rotinas matinais de outras pessoas, geralmente é algo como “primeiro eu faço isso, e depois isso, e depois isso”.

Mas quem disse que suas atividades matinais têm que vir em uma ordem específica todos os dias? Se isso funciona para você, então ótimo! Mas se não funcionar para você, pare de se forçar a fazer isso!

Você pode ser produtivo de manhã sem ter uma rotina fixa. Você pode fazer suas atividades em qualquer ordem que queira fazer. O que realmente importa é que você faça o que precisa fazer.

Então, como você faz suas manhãs produtivas sem manter uma rotina?

  1. Faça uma lista de todas as coisas que você quer fazer antes de sair para o trabalho ou antes de lidar com o resto do dia.

2. Depois disso, defina seu alarme para que você acorde cedo o suficiente para fazer tudo o que quiser. Você pode querer colocar uma pequena mesada para não se sentir apressado em fazer tudo.

Por exemplo, se você precisar sair de casa por oito e levar uma hora para tomar banho, fazer exercícios e tomar o café da manhã, não defina o alarme para 7. Defina seu alarme às 6h30 ou 6h45. Dessa forma, você não se sente apressado e tem tempo extra no caso de sentir vontade de fazer alguma outra coisa para melhorar seu humor (como ler um livro) ou caso algo inesperado aconteça (como derramar acidentalmente café na camisa).

3. Vá para a cama cedo o suficiente. Não importa o quão bem você planeja suas manhãs, não dormir o suficiente pode facilmente arruinar isso. Então, durma o suficiente. O número de horas de sono que você precisa varia individualmente. Quanto a mim, eu funciono melhor quando estou correndo em 6 horas de sono. Descubra quantas horas de sono fazem com que você se sinta mais enérgico e certifique-se de obter essas horas todas as noites.

4. Faça o que quiser fazer primeiro. A beleza de não ter uma rotina matinal é que você consegue fazer o que quiser. Se você está com muito sono para se exercitar, tente tomar café primeiro. Se você sentir vontade de ficar na cama e ler artigos no Medium antes de se exercitar, faça isso. Não há restrições nem limites.

5. Aproveite sua manhã! As manhãs são difíceis, mas você também! Certifique-se de que sua lista de tarefas de manhã tenha coisas que você realmente gosta de fazer. Talvez você tenha que varrer sua casa pela manhã. Se você não gosta disso, mas tem que fazê-lo, balance-o fazendo algo que gosta, como assistir a um episódio de seu programa de TV favorito.

Se você está lendo isso, eu estou supondo que as manhãs já são difíceis como são para você. Não torne isso ainda mais difícil forçando-se a fazer coisas que simplesmente não parecem certas. Só porque as manhãs de outra pessoa foram melhoradas por meio de uma rotina rígida, isso não significa que você tenha que fazê-lo também!

Suas manhãs são suas, então possua-as! Contanto que você esteja fazendo as coisas, realmente não importa em que ordem elas entram. Ouça seu corpo e descubra qual tarefa você pode executar melhor no momento e fazer isso.

Confie em mim, você tem isso. 🙂

Se você tiver algum comentário ou conselho para pessoas que não sejam de manhã, sinta-se à vontade para compartilhá-lo abaixo!

Texto original em inglês.