Como transformar o estresse em combustível para o crescimento, a produtividade e a felicidade

Angie Schultz Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 5 de janeiro Foto de Kyle Loftus em Unsplash

Seu estômago se contorce.

Seus ombros se contraem.

Relaxe, você diz a si mesmo.

Mas seu ritmo cardíaco aumenta junto com a tensão.

Você sabe que deve gerenciar melhor seu estresse. O estresse aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Sem mencionar um desagradável e viscoso resfriado.

relaxar.

Sua respiração fica rápida e superficial. Sua garganta se contrai.

Você não tem tempo para isso.

Não tenha tempo para mantras e respiração profunda e auto-ajuda.

Não tenha tempo para desleixo ou distração.

Mas no fundo da sua mente, uma voz pergunta: Isso é saudável ? Posso sustentar isso? Eu deveria desistir ?

E por que você não se sentiria assim? A ciência nos diz há anos sobre os perigos do estresse.

Mas e se isso é apenas parte da história?

A verdade sobre o estresse

A pesquisa também mostra que o estresse pode impulsionar o sistema imunológico, aguçar seu desempenho e encorajá-lo a alcançar os outros.

É provável que você tenha percebido os benefícios do estresse de uma vez ou outra. Você já achou mais fácil se concentrar quando tinha um prazo?

Obrigado, estresse .

E embora o estresse pós-traumático receba mais manchetes, os psicólogos também estudam algo chamado crescimento pós-traumático . Acontece que algumas pessoas experimentam benefícios duradouros de experiências extremamente estressantes, incluindo:

  • Maior apreciação da vida
  • Melhor relacionamento com os outros
  • Novas possibilidades na vida
  • Maior força pessoal
  • Mudança espiritual

Você provavelmente já experimentou pelo menos um desses em algum momento também. E isso é uma ótima notícia para aqueles de nós que têm muito estresse para lidar.

Então, como você deixa de ficar tão estressado com o estresse?

Pare de ficar tão estressado com o estresse

É sobre a mentalidade.

Visualize suas férias de sonho.

O que você inventou?

Disneylândia?

Mochila pela Europa?

Snorkeling nos trópicos?

Seja o que for, eu tenho certeza que você não visualizou sentado no chão de uma sala com paredes brancas, olhando para o teto por duas semanas.

Mesmo se você está muito atrasado para uma pausa, uma total falta de estresse se tornaria estressante.

Os seres humanos prosperam em estimulação e desafio. E mesmo aqueles períodos em que o estresse se torna intenso demais para o conforto têm um propósito. Eles são frequentemente os portais mais significativos e importantes em nossas vidas. Essas experiências abrem o caminho para o crescimento e o propósito.

Então você pode parar de ter medo do estresse. E a ciência diz que uma vez que você muda sua mentalidade, seu corpo ouve. Suas respostas fisiológicas ao estresse tornam-se mais saudáveis, e você se encontra experimentando mais dos aspectos positivos e menos dos negativos associados ao estresse.

Há todo tipo de pesquisa legal e maluca que diz que é a luta contra o estresse que faz você ficar doente, não o estresse em si. Você pode não precisar reduzir seu estresse tanto quanto você precisa parar de combatê-lo.

Pesquisa legal louca sobre estresse

Trinta mil adultos americanos foram entrevistados sobre o estresse que tiveram no ano passado.

Onde você cairia?

Eles também foram questionados se eles achavam que o estresse tinha um impacto negativo em sua saúde. Pesquisadores usaram registros de saúde pública para rastrear os participantes pelos próximos oito anos e descobrir quem morreu.

Uh-oh Preocupado com os resultados?

Pessoas com altos níveis de estresse tinham quarenta e três por cento mais chances de morrer.

Não está ajudando o seu nível de estresse?

Mas entenda isso – isso só era verdade se eles também acreditassem que o estresse era ruim para eles. Pessoas com altos níveis de estresse que não achavam que o estresse era prejudicial tinham o menor risco de morte de qualquer pessoa no estudo. E isso inclui aqueles que experimentaram pouco estresse.

Whaaat?

Para colocar isso em perspectiva, a psicóloga de saúde Kelly McGonigal, PhD , escreveu: “182.000 americanos podem ter morrido prematuramente porque acreditavam que o estresse estava prejudicando sua saúde. . . isso faria com que "o estresse crente fosse ruim para você", a décima quinta causa de morte nos Estados Unidos, matando mais pessoas do que o câncer de pele, HIV / AIDS e homicídio. "

Os cientistas agora estão descobrindo que o medo do estresse pode mudar tudo, desde o coquetel de hormônios do seu corpo até a forma como o coração circula no sangue.

Então, o que você faz com toda essa adrenalina? Alquimá-lo na força positiva que deveria ser.

Em vez de reduzir o estresse, sua solução pode ser experimentar o estresse de forma diferente.

Como encontrar o desafio em seu estresse

Na superfície, parece muito fácil. Você provavelmente está pensando: Oh, eu vejo o desafio bem. Um pouco bem demais . E essa é a chave. O processo fisiológico em seu corpo é diferente quando você percebe uma ameaça versus um desafio.

Ameaças desencadeiam uma resposta de medo. Seus vasos sanguíneos se contraem e a inflamação aumenta. Teoricamente isso pode ajudá-lo a limitar a perda de sangue e curar mais rapidamente após um confronto físico.

Durante um desafio, os vasos sanguíneos ficam relaxados e o corpo circula mais sangue. Isso lhe dá mais energia. Também é mais saudável a longo prazo, porque a pressão alta e a inflamação estão ligadas à doença.

Desafios também provocam um equilíbrio diferente de hormônios. É mais provável que você esteja motivado, confiante e resiliente. As ameaças são mais propensas a sensibilizá-lo para desencadear uma resposta reflexa rápida e com potencial de salvar vidas mais tarde – como um soldado com reflexos no campo de batalha.

Para pessoas com estresse cotidiano, ter mais respostas de desafio do que respostas de ameaça é mais saudável. Eles ajudam você a maximizar os benefícios do estresse e minimizar as desvantagens.

Então, como você faz isso?

Por que você deve atualizar seu estresse

É engraçado o quanto do nosso estresse vem do nosso pensamento, e não do nosso mundo externo. Há pessoas que pagam dinheiro para saltar de bungee jump e pular de aviões.

Eu?

Eu estaria mais propenso a pagar dinheiro para evitar bungee jumping ou pular de aviões.

Algumas pessoas adoram se apresentar. Outros fazem o que for possível para evitar falar em público.

A coisa é que todos nós temos respostas fisiológicas semelhantes a essas situações. Eles acionam adrenalina para todos. Quando você sente que a resposta de luta ou fuga entra em ação, como você responde a ela determina o processo fisiológico – ameaça ou desafio – que se desdobra em seguida.

Se você escolher o medo, seu corpo se moverá para uma resposta de ameaça. Então evite dizer a si mesmo coisas como: Isso é aterrorizante. Eu não posso fazer isso. Veja como minhas mãos estão tremendo. Todo mundo provavelmente pode ouvir meu coração batendo no meu peito.

Para desencadear uma resposta desafiadora, diga coisas como: Isso é emocionante! Estou tão empolgado para fazer isso. Meu corpo está empolgado. Estou pronto.

O conceito é simples, mas poderoso.

Quando você abraça seu estresse e confia que pode lidar com os desafios, algo extraordinário acontece – você prova que está certo.

Naturalmente, será mais fácil acreditar em todas as conversas positivas se você tiver um plano para fazer o backup.

Como descobrir seus recursos para gerenciar o estresse

Você provavelmente é melhor em ver o estresse como um desafio naquelas áreas que estão dentro da sua zona de conforto. Bom em esportes? Os desafios físicos nem precisam de muita reformulação. Ame acadêmicos? Então aqueles virão mais naturalmente. O truque é ensinar a si mesmo a fazer o mesmo pelos seus desafios mais difíceis.

Para fazer isso, você precisa ir além da resposta dos cervos no farol.

Você conhece o sentimento. Você foi surpreendido por uma situação na qual não se sente preparado para lidar. Você se sente ansioso – em pânico mesmo. Sua mente congela, e você não pode pensar além Oh, porcaria . . .

Este não é o momento para ligar o Netflix.

Este é o momento para começar a reunir recursos. Não pense muito sobre o quadro geral quando já está sobrecarregado. Em vez disso, dê esse passo de bebê. Pense em todos os recursos que você poderia usar para lidar com essa situação.

Comece com sua própria resposta ao estresse. Seu coração está acelerado? Você tem energia extra. Sua respiração ficou mais rápida? Você está super motivado.

Siga para listar experiências que você teve, qualidades que você desenvolveu, pessoas que você conhece, lugares onde você poderia pedir ajuda.

Há sempre uma lista mais longa do que você acreditava.

Estudos mostram que dizer a si mesmo que você tem a capacidade de lidar com a situação – mesmo que você ainda não tenha decidido quais recursos usar – ajudará você a lidar com o estresse de forma mais positiva.

Quanto mais você se dá conta de que realmente é, mais o seu corpo irá encarar essa situação como um desafio em vez de uma ameaça. E quando você faz isso, o estresse em si se torna um dos seus maiores ativos.

Aproveite a energia por trás do estresse

O problema com a maioria das abordagens de gerenciamento de estresse é que elas enviam a mensagem de que você deve eliminar o estresse.

Seja real. Se fosse assim tão fácil, você já teria feito isso.

E dizer a si mesmo que você deve ser capaz de se livrar do estresse que você não pode te deixa frustrado, ansioso e irritado.

Mais estresse.

A melhor abordagem é usar seu estresse. Imagine um time de futebol no vestiário antes do grande jogo. O treinador está dizendo a eles para visualizarem toda a sua tensão flutuando em uma nuvem branca fofa?

Claro que não.

Ele está canalizando sua energia nervosa em determinação. Excitação. Força. Eles precisam do estresse.

Seu estresse também pode lhe dar uma vantagem.

Se você está inquieto, use essa energia para ser produtivo. Se você está ansioso, canalize a excitação. Use a energia extra que seu corpo está lhe dando.

Descubra o significado oculto em seu estresse

Significado importa.

Durante períodos de estresse, tendemos a nos concentrar tanto no modo como esquecemos o porquê . Mas sem propósito sua motivação fracassa.

Você pode trabalhar mais, se movimentar mais rápido e lidar com mais adversidade quando houver um bom motivo.

A boa notícia é que sempre que você está estressado, já existe algum significado. Você não sentiria estresse a menos que se importasse com a situação, certo?

Discagem nesse sentido irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, de acordo com a pesquisa .

Algumas idéias para encontrar o significado do seu estresse:

  • Visualize-se 5 anos abaixo da estrada. Como você quer olhar para trás na situação atual? Que papel você quer que tenha desempenhado em sua vida? Deixe que guie suas escolhas atuais.
  • Escolha três palavras que você deseja resumir sua resposta à situação atual. Eles podem ser coisas como coragem, determinação, amor, fidelidade, força, compaixão, integridade, otimismo ou qualquer outra coisa. Então toda noite anote algo que você demonstrou essas palavras. Numa situação extrema, pode haver dias em que é preciso muita força para sair da cama pela manhã. Ainda conta. Com o tempo, você terá um registro de uma jornada épica que talvez nem tenha percebido que estava fazendo.
  • Pergunte a si mesmo Como posso crescer com isso? Que porta está sendo aberta para mim que eu não teria visto de outra forma?
  • Pergunte a si mesmo Como posso usar essa experiência para ajudar outra pessoa?

Como usar o estresse para construir um melhor sistema de apoio

O apoio social recebe muita publicidade. E é verdade – um bom suporte social ajuda você a lidar melhor com situações estressantes. O que você pode não perceber é que o estresse também leva você a construir esse sistema de suporte.

Seu corpo libera uma enorme quantidade de hormônios em resposta ao estresse. Um deles é a ocitocina. A maioria das pessoas associa a oxitocina à ligação. As mães que amamentam produzem ocitocina extra para ajudá-las a se conectar com seus bebês. Seu corpo produz oxitocina extra após o sexo, e isso pode ajudá-lo a se relacionar com seu parceiro.

Então, por que a ocitocina em tempos de estresse?

Equilibra os efeitos nocivos de muitos hormônios do estresse. É anti-inflamatório, antioxidante e desencadeia os efeitos calmantes do sistema nervoso parassimpático.

A oxitocina também solicita que você busque nosso apoio social. Então, receber suporte social cria ainda mais oxitocina. É um ciclo que protege você dos efeitos negativos da saúde de outros hormônios do estresse.

A pesquisa mostra que você é mais vulnerável quando ignora o esforço para chegar socialmente. As pessoas que têm uma forte resposta de estresse baseada na luta ou fuga, ou no sistema nervoso simpático, experimentam mais efeitos negativos sobre a saúde causados pelo estresse. Com base no contraponto natural do seu corpo a isso – a tendência e amizade, ou resposta ao estresse parassimpático, irá mantê-lo equilibrado e saudável.

Outras maneiras de usar o suporte social para lidar bem com o estresse:

  • Normalize a experiência: Lembre-se de que outras pessoas passam pela mesma coisa. Se eles podem fazer isso, então você pode.
  • Suceder vicariamente: Inspire-se com exemplos de pessoas que venceram.
  • Seja positivo: evite as influências que dizem que você não pode ter sucesso, ou que se debruçar sobre os negativos
  • Ajudar outras pessoas. Pesquisas mostram que isso diminuirá sua vulnerabilidade aos efeitos negativos do estresse.

Sua nova amizade com o estresse

Seu estômago se contorce.

Você diz a si mesmo, meu corpo está se mobilizando para me ajudar .

Seus ombros se contraem.

Eu tenho a energia para enfrentar esse desafio.

Sua freqüência cardíaca aumenta.

Você pensa em outras pessoas que enfrentaram desafios semelhantes com sucesso. Você não está sozinho.

Você sabe que a satisfação vem de fazer coisas difíceis. Você se lembra de como você quer olhar para trás em si mesmo navegando neste desafio. Você mostrará Força. Coragem. Amor .

E você começa a trabalhar.

A adrenalina aguça seu foco.

O estresse energiza você.

Você é corajoso. Poderoso. Determinado. Realizado.

E no fundo da sua mente você sussurra obrigado .

Obrigado ao estresse que você não tinha certeza se queria. Obrigado ao seu corpo por criar a energia para levar você ao desafio. Mais do que agradecer ao seu corajoso coração por transformar a escória em ouro.

Texto original em inglês.