Como Usar a Meditação da Consciência Plena para Superar a Alimentação Emocional

A ciência confirma o resultado surpreendente da minha prática de meditação mindfulness – pode ser uma ferramenta poderosa para obter uma relação mais racional com a comida que você come

Stefy Uotani Blocked Unblock Seguir Seguindo 10 de janeiro Foto de Aleza via Pixabay.

Quando adolescente, eu lutava contra a bulimia. Não apenas eu comi para controlar meus estados emocionais, mas também binguei e tentei compensar minhas transgressões alimentares. Esse ciclo interminável era tão desgastante que eu não conseguia pensar em outra coisa além de comida.

Parar de compulsão alimentar exigiu uma mudança em minhas crenças sobre o meu valor e minha capacidade de lidar com situações estressantes. Eu usei comida para suprimir três emoções negativas em particular: impotência, ansiedade e vazio. Felizmente, com a ajuda de um psiquiatra que me ajudou a mudar alguns aspectos da minha mentalidade negativa e restritiva, eu venci a bulimia. Este foi um ponto de viragem na minha vida.

Eu fiz melhorias notáveis. Mas emoções como solidão, aborrecimento, infelicidade e até excitação ainda despertavam meu apetite. Eu ainda fazia escolhas ruins para o meu bem-estar mental e físico e estava propenso a comer demais. Eu ainda usava comida para evitar emoções desagradáveis.

Em última análise, porém, a verdadeira solução para superar a compulsão alimentar não é evitar, mas aceitar uma variedade de emoções, inclusive as negativas, porque elas são uma parte saudável da vida.

Então, como eu finalmente quebrei meus hábitos alimentares emocionais?

Com meditação mindfulness.

Eu não comecei a meditação da atenção plena com a ideia de que isso ajudaria minha alimentação emocional. Como técnico de vida e saúde, eu era tão apaixonado pelo autodesenvolvimento que não podia deixar de experimentar a atenção plena.

Mal sabia eu que a meditação da atenção plena me ajudaria a abraçar qualquer emoção que surgisse sem usar comida ou qualquer outra coisa para sufocá-la.

Neste artigo, compartilharei a ciência sobre o porquê dessa abordagem ter funcionado para mim, falar sobre minha prática de meditação sobre mindfulness e começar sua própria prática.

A meditação da atenção plena não irá curar um distúrbio alimentar. Para isso, você deve procurar ajuda profissional para um programa completo de atendimento. Mas práticas de mindfulness podem ser extremamente benéficas para qualquer pessoa que queira mudar seus hábitos alimentares examinando algumas das sensações subjacentes que podem levar a uma alimentação emocional.