Como você pode defender pessoas com dor crônica

Kevin B Segue 9 de jul · 5 min ler Foto de nikko macaspac em Unsplash

Ninguém acorda e diz: “Espero viver com dores crônicas. Isso seria tão legal!"

Isso porque uma dor crônica parece um pesadelo. Um pesadelo implacável, imprudente e exaustivo. Pessoas com dor crônica já sabem disso. A dor crônica é a dor que dura por pelo menos três meses e algumas pessoas sofrem por anos.

A dor crônica freqüentemente surge como um sintoma de doenças como artrite reumatóide, câncer, esclerose múltipla ou enxaqueca. As pessoas podem adquirir dor crônica por meio de lesões ou gatilhos ambientais, e outros têm uma ligação genética. Dor crônica idiopática ocorre por causas desconhecidas. Pessoas com Síndrome da Dor Regional Complexa ( SDRC ) ou dor amplificada apresentam uma reação severa no organismo que faz com que sintam dor intensa.

Às vezes as pessoas acham alívio de medicamentos ou fisioterapia. A quiropraxia ou a acupuntura ajudam algumas pessoas, e a terapia psicológica e o biofeedback trazem assistência aos outros. Se você tem dor crônica, você deve verificar com sua equipe de saúde antes de tentar qualquer tratamento.

Minha dor crônica surge de uma doença crônica, eritromelalgia (EM). Sinto intenso ardor e dor nas pernas, pés, mãos e orelhas. Esta doença também faz com que minhas extremidades fiquem vermelhas e roxas.

A dor crônica é diferente das dores normais que todos nós sofremos. Quando adolescente, quebrei meu pulso esquerdo, mas ele se curou. Em meados dos anos 2000, torci o tornozelo ao descer o Pikes Peak, mas me senti melhor depois de uma semana ou duas de muletas.

Sentar-se, ficar em pé, mudar de posição, andar, comer e ir ao banheiro pode exacerbar os sintomas da dor crônica. É por isso que as pessoas com dor crônica devem realizar cálculos relacionados a como seus corpos podem reagir a cada ação.

Toda pessoa com dor crônica é única, mas aqui estão alguns fatores que considero todos os dias.

EM me cumprimenta de manhã cedo, mesmo que eu dormisse a noite toda. Eu examino meu corpo para determinar se a dor vai me permitir ficar em pé. Alguns dias eu não posso tomar banho, e outros dias eu preciso descansar depois de tomar banho. Sou portador de deficiência porque sou incapaz de trabalhar, mas sou forte o suficiente para fazer alguma faxina? Posso dar uma volta? Quão longe? Preciso de ajuda para ir ao banheiro? Posso me sentar por um tempo ou preciso me deitar? Será que me tornarei viciado em meus analgésicos e as pessoas olharão desconfiadas para mim se souberem que preciso desses remédios?

Depois, há consequências mentais e emocionais. Minha vida profissional desapareceu e minha vida social diminuiu. Eu me pergunto como posso participar de causas que importam para mim. Posso fazer compromissos que exigem que eu esteja em qualquer lugar por um período de tempo definido? A mídia social tornou-se meu principal local para interação humana, mas isso causa um nível de preocupação. Se eu postar muito sobre minha saúde, as pessoas pensarão que estou choramingando?

Com uma dor crônica, é fácil começar a ver o mundo como um lugar perigoso. Quando se move doendo, mais e mais você pode querer fazer menos e menos.

Existe esperança?

Eu estou encontrando esperança através da auto-defesa.

1. Defender a auto-compaixão

A dor crônica não é uma falha moral, e tampouco busca alívio. Eu me lembro de que meu corpo precisa de mim para cuidar disso. Não posso exigir que meu corpo faça mais do que pode, e não há razão para se sentir culpado. Não me sinto envergonhado por não poder voar. Por que devo me sentir culpado quando não posso andar ou quando preciso de remédios? Coagir meu corpo a uma marcha forçada não é sábio nem gentil.

2. Defender a compreensão

Dizer aos outros sobre minha dor é razoável. Eu preciso de outras pessoas para me ajudar a passar o dia, e o nível de ajuda muda com frequência. Eu tenho que encontrar coragem para me defender com minha família, amigos e equipe médica. As pessoas não podem me ajudar se não souberem das minhas necessidades. Um amigo me disse que não estou reclamando; Eu estou testemunhando minhas experiências.

3. Advogar por Atividade

Como o movimento dói, às vezes preciso de um empurrão metafórico. Por isso, pedi à minha família que me pedisse para fazer caminhadas. Eu poderia dizer não, mas às vezes eu vou quando eu não poderia ter feito isso sozinho. Alguns amigos íntimos concordaram em me convidar para tomar café uma ou duas vezes por mês. Deixado para mim, eu poderia ficar em casa sozinho. Seu convite me leva a me mover; Além disso, sair beneficia minha saúde mental. Eu sei que eles estão pensando em mim e na minha necessidade, mas eu tenho que lhes dar permissão para fazer isso.

4. Advogar pela Esperança

Esperança não é otimismo irracional. Não há cura para minha dor crônica, então não espero ser curada. No entanto, meu corpo e mente precisam de mim para advogar em seu nome, para que eu não ceda ao desespero. Isso não é simplesmente mente sobre matéria. Não consigo pensar em meu caminho para a minha dor crônica desaparecendo, mas não posso me permitir tornar-me fatalista. Eu tive que reavaliar o que considero um dia "bom", e eu posso nunca ter um dia "bom" inteiro novamente. Como defensor da esperança, posso começar a reconhecer e abraçar bons momentos.