Conquiste distrações com este gráfico simples

Nir Eyal Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 31 de agosto de 2016

O mundo é mais perturbador? Às vezes parece assim. Com nossos dispositivos digitais movimentados, eventos mundiais exigindo nossa atenção e mais coisas para nos entreter do que nunca, certamente parece mais difícil focar no que é realmente importante. E, no entanto, o foco é exatamente o que é preciso para fazer as coisas e seguir em frente.

A distração pode parecer mais disponível do que nunca, mas não é novidade. Há mais de 2.000 anos, Sócrates e Aristóteles debatiam a natureza da “acrasia”, nossa tendência a agir contra nosso melhor julgamento. Para os antigos gregos, meros mortais eram propensos a distração devido à nossa fraqueza de vontade. Fácil para eles dizerem – Sócrates e Aristóteles nunca tiveram que resistir a assistir "Game of Thrones".

Nesta era de ouro da distração, o que é preciso para se concentrar? Como fazemos o que precisamos para que possamos ter as vidas que realmente queremos? Em vez de culpar nossos débeis períodos de atenção, devemos nos aprofundar para entender como certos produtos nos afetam.

Vou usar minha própria luta como exemplo.

Eu decidi traçar certos produtos e serviços na matriz abaixo. Em um eixo está a questão de saber se o produto é prejudicial à minha vida. Por outro lado, eu me perguntei se eu poderia parar de usar o produto ou se eu era dependente. Com essa ferramenta dois por dois, posso começar a classificar certos produtos e decidir como colocá-los em seu lugar. Você também pode fazer isso – e provavelmente deveria.

Bens

O quadrante superior esquerdo é fácil. Coisas que não são prejudiciais e eu posso facilmente parar de usar são o que eu chamo de “Bens”. A grande maioria dos produtos e serviços que eu uso se encaixam nessa categoria. Bens não são problemáticos. Na verdade, eu gostaria de usar algumas dessas coisas, como minha associação à academia, aplicativo de meditação ou garrafa de água, com mais frequência.

Necessidades

No canto superior direito estão “Necessidades”. Essas coisas não são prejudiciais, mas eu não consigo parar de usá-las sem sérias consequências. Por exemplo, comida, roupa e abrigo caem todos neste balde. Por mais que eu deseje não ter que enfiar nutrientes no meu buraco para permanecer vivo e que as normas sociais permitissem nudez pública, infelizmente, esse não é o caso. Eu não consigo parar de consumir essas coisas mesmo que eu quisesse.

Pode-se também argumentar que ter uma conexão com certas tecnologias, como uma conta de e-mail ou o Google, também se tornou uma necessidade. Desconectar não vai matar você, mas nem iria andando pelo escritório no lustre. Pelo contrário, a sociedade espera certas coisas de nós (como ser proficiente e acessível via e-mail ) e achamos difícil viver, trabalhar e sustentar relacionamentos pessoais e profissionais sem esses serviços.

É interessante notar que essa categoria pode se tornar prejudicial, dependendo do grau de uso. Por exemplo, comer muita comida ou gastar muito dinheiro em roupas pode ter consequências negativas, mas não há nada intrinsecamente ruim nesses produtos quando usados nas quantidades certas.

Para ter certeza de que não usaremos demais, ajustamos os orçamentos, ouvimos a saciedade de nossos corpos e estabelecemos limites. A chave é monitorar e moderar nosso uso. Quando se trata de necessidades, a maioria das pessoas acha que a autorregulação é relativamente fácil. É a próxima categoria de produtos que apresenta um desafio maior.

Distrações

Adoro doces, adoro o Facebook e adoro o YouTube. Mas por mais que eu ame essas coisas, elas não me amam de volta. Para mim (mas não necessariamente você), esses produtos são prejudiciais. Suas distrações prejudiciais podem incluir outras indulgências, como ser um fanático por esportes, um leitor de romances, um fã da Netflix, um viciado em notícias políticas ou coisa pior. De qualquer forma, não é para mim (ou para qualquer outra pessoa) apontar os dedos para qualquer veneno que você escolha.

O que todas as distrações têm em comum é que elas têm o potencial de nos impedir de viver a vida que queremos. Quando penso sobre o que quero realizar com meu tempo restante neste planeta, certas coisas simplesmente não estão me ajudando.

Se eu pudesse agitar uma varinha mágica e não quiser mais usar esses produtos, eu faria. Infelizmente, não existe esse feitiço de matar o desejo. A realidade é que eu quero consumir essas coisas. Eles são divertidos! Eles são divertidos! Eles são deliciosos! Mas eles também estão me levando akrasia. A tendência de Sócrates e Aristóteles nos alertou sobre vidas aqui mesmo.

Por que fazemos as coisas contra nossos melhores interesses? Na maioria das vezes, quando um produto não dá aos clientes o que eles querem, eles param de comprá-lo. Você não iria continuar comprando maçãs em uma mercearia que vende frutas podres. Mas as distrações são sorrateiras. Nós os usamos apesar de saber que eles não estão nos fazendo bem algum. As distrações nos levam a nos ferir, entorpecendo nossa consciência do preço que estamos pagando. Eles se sentem bem agora, mas nos sentimos mal depois.

No entanto, por mais aparentemente sinistras que sejam as distrações, a responsabilidade de demiti-las é nossa . Embora eu gostaria de dizer que sou impotente contra a influência do Facebook, YouTube ou doces, isso não é verdade. "Distrações" são definidas como comportamentos que nos prejudicam, mas que podemos parar de fazer, se quisermos.

Como colocamos distrações em seu lugar? A resposta é: percebemos e reduzimos.

O primeiro passo é chamar esses produtos do que eles são. Distrações são maus hábitos. Para mim, um pergaminho do newsfeed, um lanche doce depois de uma refeição, ou um vídeo binge depois do trabalho são todas as coisas que eu faço apenas porque.

Por definição, os hábitos são impulsos para fazer um comportamento com pouco ou nenhum pensamento consciente. Portanto, a solução começa com a conscientização de um ato inconsciente. Quando me perguntei as questões desconfortáveis, “este produto está me servindo? Isso me ajuda a fazer o que eu realmente quero? ”Eu respondi com uma timidez:“ Não. ”

Ao longo dos últimos anos, tenho dissecado o que torna os produtos formadores de hábito e compilado o que aprendi em meu livro, “Hooked: How to Build Habit-Forming Products”. Descobri que os produtos formadores de hábito levam os usuários ao longo de quatro etapas básicas. nos faça voltar: um gatilho, uma ação, uma recompensa variável e um investimento.

Não é que fabricantes de doces e empresas de tecnologia sejam más; é que o mercado os recompensa por fazer produtos que as pessoas querem. De um modo geral, isso é bom. No entanto, o resultado é mais feeds do Facebook, vídeos do YouTube mais envolventes e mais deliciosas sobremesas.

Em um mundo onde as características que tornam um produto melhor também dificultam a resistência, a resposta está na capacidade de identificar esses ganchos e deliberadamente quebrá-los onde eles não nos servem. Quando entendemos como os produtos nos engancham, eles perdem parte de seu poder. Desapertar começa com a remoção dos gatilhos, tornando a ação mais difícil, atrasando as recompensas e conscientemente não investindo.

Para as técnicas específicas que usei para me desvencilhar da tecnologia, veja este vídeo .

Nosso mundo está cheio de produtos projetados para nos enganchar. No entanto, só podemos decidir se nos servem. Uma vez que dividimos produtos úteis de prejudiciais, nossas distrações podem ser tratadas e controladas.

Infelizmente, há uma categoria de produto que as pessoas não podem controlar.

Vícios

Quando um produto é prejudicial e os usuários querem parar de usá-lo, mas não conseguem, o produto é mais do que uma distração; é um vício. Uma porcentagem relativamente pequena de pessoas sofre de vícios reais, mas as conseqüências desses comportamentos compulsivos podem ser sérias. Seja um vício em jogos de azar, pornografia, videogames, vício em tecnologia , compras ou álcool, as pessoas presas no ciclo de abuso prejudicam a si mesmas e, freqüentemente, às pessoas mais próximas a elas.

A característica definidora dos vícios – que o usuário é incapaz de parar apesar do dano causado – aponta para algo mais profundo. Não se trata apenas de o produto ser projetado para enganchar o usuário, é que, apesar de conhecer as conseqüências, os usuários não podem guardá-lo mesmo quando tentam. O usuário não está mais no controle total; sem ajuda, é quase impossível sair. A recuperação geralmente envolve compreender a psicologia mais profunda que conduz o vício – uma tarefa que a maioria dos adictos acha difícil, se não impossível, resolver por conta própria.

Vícios são sérios. É importante que não banalizemos a experiência de alguém que está lutando com o vício atual, comparando-o com nossos hábitos no Facebook ou com o açúcar (a menos, é claro, que você realmente seja viciado).

O Takeaway

Por milhares de anos, as pessoas têm lutado com distrações que as impedem de viver a vida que imaginam. Hoje, as pessoas se vêem apegadas aos seus celulares, mas a história nos mostra que é apenas o mais recente de uma longa lista de obstáculos. Algumas décadas atrás , as pessoas reclamavam do poder da televisão para derreter a mente. Antes disso, eram os jogos de fliperama, o telefone, a máquina de pinball, os quadrinhos, o rádio e até a palavra escrita .

Não apenas a distração está aqui para ficar, ela provavelmente se tornará mais difícil de ignorar à medida que a tecnologia continua a tornar as coisas ainda mais interessantes. No entanto, isso não é necessariamente um problema – é um progresso! Queremos que os produtos melhorem, mas também precisamos ficar atentos, perguntando se produtos "melhores" trazem nossos melhores eus.

Para garantir que as tecnologias e os produtos nos sirvam, em vez de atendê-los, é útil fazer um inventário rápido dos produtos que mais usamos (a lista provavelmente está no histórico do navegador ou na tela inicial do telefone), classificar esses produtos, atacar cada um em conformidade – e depois continuar construindo a vida que queremos.

O que você acha? Essas classificações são úteis? Como você lida com suas distrações, vícios e necessidades? Deixe-me saber nos comentários abaixo.