Deixando de lado nossos rancores para encontrar a felicidade novamente

A única pessoa que se machuca por seus rancores é você. Aprenda como deixá-los ir para que você possa encontrar a felicidade novamente.

EB Johnson em Lady Vivra Segue Jul 11 · 10 min ler Foto de Siavash Ghanbari em Unsplash

por: EB Johnson

Um rancor pode ser uma das forças mais destrutivas da sua vida se você não aprender a compreendê-lo e a curar a dor que o causa. Nossos rancores podem se originar da raiva, da inveja e de toda uma infinidade de outros lugares que são tão complexos quanto enterrados profundamente em nossa mente subconsciente. Se você está segurando um rancor que está corroendo você, comece a curá-lo aprendendo a entender como você está se sentindo e por que você se sente assim.

Superar nossos ressentimentos não é um processo único para todos os casos. Leva tempo, trabalho duro e compromisso para superar os obstáculos que nos deixam ansiosos, inseguros e anseiam por dias mais brilhantes. Comece a esquecer seus ressentimentos abandonando as suposições, enquanto aprende como abraçar a pessoa poderosa e impressionante que você realmente é em seu âmago.

Por que guardamos ressentimentos?

Rancores são criaturas complexas que são compostas de muitas emoções diferentes. Na base de tudo isso temos raiva , mas também há dor e ressentimento misturados lá também. Há todos os tipos de razões pelas quais nos apegamos aos ressentimentos, mas o tema geral é o mesmo: os ressentimentos são sobre a sensação de estar sendo injustiçado.

Fazendo suposições

Fazer suposições é uma das maneiras mais rápidas de se encontrar desapontado, ferido ou se sentindo prejudicado. Pressupostos são todos sobre projetar nossos ideais sobre os ombros de outras pessoas e mantendo-os padrões ou expectativas que são impossíveis de cumprir. Podemos supor que alguém se propôs a nos fazer mal, ou podemos (erroneamente) supor que eles significam algo que eles não fizeram. Se você quiser evitar suposições, seja franco e honesto desde o início.

Sentindo-se deixado de fora

Medo de perder (FOMO) é uma coisa muito real, e uma das razões mais comuns nos encontramos segurando ressentimentos. O FOMO pode acontecer em várias situações e em vários contextos diferentes. Talvez esse sentimento de ficar de fora aconteça quando o seu amigo responde apenas a 1 em cada 10 mensagens; ou talvez você não tenha sido convidado para alguma atividade de pequenos grupos. Seja o que for, é importante identificar o sentimento e depois chegar ao motivo real da exclusão. Muitas vezes não é tão grave quanto se imagina.

Atingindo o limite

Todos nós temos um limite para o que podemos e não podemos aceitar. Fronteiras e limites são uma parte importante do nosso bem-estar e, sem eles, somos abusados e aproveitados. Atingir um limiar para o que você pode e não pode tomar não é errado, é um sinal de que você precisa se afastar de certas pessoas e situações. Não dá certo, porém, quando você deixa um rancor inflamar-se mesmo depois que a dor diminui.

Sentindo inveja

A inveja é uma sensação desagradável e comum também. O ciúme pode fazer parecer que, de alguma forma, fomos enganados, e isso, por sua vez, pode se transformar em um ressentimento que nos alimenta de dentro para fora. Muitos rancores se entranham em torno de um sentimento de inveja, que decorre de nosso próprio senso de auto-estima. Se os seus rancores estão vindo de um local de ciúme, considere a possibilidade de valorizar sua própria autoestima.

Expectativas irrealistas

Às vezes, altas expectativas nos inspiram a alcançar mais do que pensávamos. Outras vezes, no entanto, eles desmoronam ao nosso redor; resultando em desapontamento e destruição das relações que uma vez nos fizeram tão felizes. Quando nossas expectativas não são atendidas – não importa o quão irrealistas elas sejam – o resultado é decepção, desencantamento e até um sentimento de insulto pessoal. Isso pode acontecer comumente com aqueles que estão dando especialmente seus sentimentos, já que eles esperam a mesma vulnerabilidade e doações de outros em troca.

Os efeitos prejudiciais de manter um rancor.

Existem muitos estudos por aí que demonstraram os efeitos negativos da raiva no nosso bem-estar e saúde, mas um novo estudo da Universidade Erasmus revelou agora que ressentimentos – especificamente – têm algumas consequências muito sérias sobre a nossa saúde e paz mental como bem.

Rancores agem como um peso literal em nossos ombros, arrastando-nos para baixo, tornando-nos letárgicos e tornando difícil para nós pensar ou funcionar. Pensamentos negativos têm uma maneira engraçada de consumir nossos pensamentos como nada mais, e quanto mais negativamente pensamos, mais negatividade atraímos para nossas vidas. Aqueles que guardam rancor não são apenas infelizes, sentem-se fisicamente doentes; e isso porque o apego a essas emoções negativas literalmente afeta sua frequência cardíaca, pressão sangüínea e até suas respostas ao estresse .

As emoções negativas nos causam sofrimento fisiológico, que pode levar a problemas de saúde a longo prazo e até mesmo dor e fadiga crônicas. Quando ficamos amargurados em relação a outras pessoas, começamos a gerar sentimentos globais de raiva e hostilidade que começam a vazar para outras partes de nossas vidas, destruindo nossas esperanças profissionais, pessoais e românticas antes que elas tenham alguma mudança para florescer.

Como deixar ir um rancor de longa data.

Deixando de lado um rancor de longa data não é fácil, mas é necessário para voltar à raiz do nosso verdadeiro eu. Se você realmente quer ser feliz novamente, você tem que deixar ir a raiva que está infectando dentro de você. Tente estas cinco técnicas simples para abrir a porta para a sua cura emocional, e deixe de lado o rancor que o está retendo.

1. Decida reconciliar

Quando se trata de conflito ou mágoa , alguém tem que tomar a decisão de reconciliar primeiro. A pedra angular de qualquer rancor é a raiva ou a sensação de ser injustiçado, e isso pode nos fazer hesitar em dar o primeiro passo. Quando fomos injustiçados, pode parecer justo que a outra pessoa peça desculpas primeiro – mas isso raramente é o caso.

Decida a cura e tome algumas definições sobre o tipo de fechamento que você precisa. Todos nós precisamos de fechamento quando se trata de situações dolorosas ou estressantes, mas essa reconciliação nem sempre é vinda da outra pessoa. Assuma o controle da situação e faça o que parecer certo para você. Ou dê a outra face ou aborde a questão abertamente, de uma maneira não crítica. Deixe a outra pessoa saber (em termos calmos e racionais) como eles a feriram ou cruzaram seus limites, e que eles saibam que você não permitirá mais esse comportamento no futuro.

Se você quiser fechar o capítulo em um rancor que azedou, você tem que agir e fechar o capítulo. Esperar que os outros façam o que é necessário hoje é uma receita infalível para a decepção. Não deixe que outra pessoa seja responsável pela sua felicidade. Decida reconciliar e obter o fechamento que você precisa para se mover e se sentir melhor sobre si mesmo e sua vida.

2. Abrace seu poder na situação

Muitas vezes esquecemos que temos o poder de mudar e afetar as coisas aqui e agora no momento presente. Nossos ressentimentos frequentemente resultam desse sentimento de impotência, ou da percepção geral de que temos menos poder do que a outra pessoa envolvida. A verdade, é claro, é que essa pessoa tem tanto poder quanto nós damos a eles – e só nós temos a capacidade de recuperar esse poder para nós mesmos.

Abrace o verdadeiro poder que você possui e perceba que você tem a força e a escolha para tornar as coisas diferentes a partir deste momento. Você não pode mudar o que aconteceu no passado, mas pode mudar a forma como você avança e existe no futuro que está criando para si mesmo. Pare e tire um minuto para avaliar qual é a realidade da dinâmica de poder entre você e seu inimigo. Somente quando você igualar as coisas, você será capaz de obter o fechamento que você precisa.

Encontre perdão através de sua própria força e caridade, em vez de esperar que essas qualidades se manifestem nos comportamentos de alguém que já o ofendeu. Apegar-se à raiva ou ao ressentimento só prejudica nosso autêntico senso de identidade. Deixe de lado toda a raiva e a mágoa e a dor assumindo o controle de sua própria vida e abraçando o verdadeiro poder no centro de quem você é.

3. Tente encontrar um terreno comum

Como seres humanos, todos nós escorregamos e cometemos erros. Por essa razão, é impossível alcançar a perfeição e é impossível passar pela vida sem causar danos ou ferimentos aos outros. Quando percebemos isso, torna-se mais fácil encontrar um terreno comum com alguém – crítico quando se trata de resolver a dor de um rancor de longa data.

Se você está pronto para deixar seu rancor, comece o processo encontrando um ponto em comum com a pessoa que o prejudicou. Nossos conflitos destacam as diferenças entre nós, mas também destacam as melhores maneiras pelas quais podemos aprender a coexistir. Ao invés de olhar para esta pessoa para sempre como um vilão, tente olhar de onde eles podem estar vindo. Estamos todos apenas tentando passar. Se você estivesse do outro lado do conflito, pode realmente dizer que teria se comportado de maneira diferente?

Quando levamos algum tempo para considerar verdadeiramente a experiência completa de alguém com quem nos sentimos em desacordo, podemos descobrir com frequência que temos mais em comum com eles do que pensávamos – metas incluídas. Perceber isso pode permitir que você desbloqueie algumas oportunidades verdadeiramente incríveis, mas também pode ajudá-lo a promover um maior senso de consciência e compaixão. Antes de lavar as mãos, tire algum tempo para olhar do outro lado da pia. As coisas podem parecer um pouco diferentes desse ângulo.

Nota: A palavra try foi usada aqui, porque nem sempre é possível encontrar um terreno comum. Nessas situações, muitas vezes é melhor obter o fechamento que você pode e ir embora respeitosamente.

4. Não deixe o rancor tomar vida própria

A negatividade tem um jeito de nos forçar a ruminar e se tornar hiper-focada em todas as coisas ruins e horríveis que estão acontecendo ao nosso redor. Rancores tomam vida própria, mas quando isso acontece, eles também começam a roubar nosso poder pessoal de nós. Para sair da caixa de ruminação e encontrar a felicidade novamente, você tem que parar o rancor de assumir uma vida própria. Mas isso é algo que leva tempo e prática para dominar.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de York, as evidências mostram que liberar rancor mais cedo ou mais tarde é realmente benéfico para o seu bem-estar e paz de espírito. Quando resolvemos nossa dor antes que as raízes se estabeleçam, nós realmente evitamos muita mágoa, deixando-nos o espaço de que precisamos para encontrar nosso caminho de volta para a cura.

Se você não estiver pronto para a resolução, reserve um pouco de tempo todos os dias para se destacar do conflito e da dor e da raiva que você sente associadas a ele. Perceba como a situação está fazendo você se sentir e tente ver a situação de uma terceira parte imparcial removida. Eles veriam isso como algo que deveria ser pensado para sempre? Ou eles diriam a você para começar a deixar ir e seguir em frente? Uma vez que seu rancor toma vida própria, é tarde demais para você mesmo essas questões. Nesse ponto, sua dor já está no comando.

5. Aprenda a identificar o racional e irracional

Apesar de todos os seus efeitos negativos, os ressentimentos realmente servem a um propósito. Nossos ressentimentos são na verdade um mecanismo de defesa, pelo qual tentamos evitar sermos prejudicados no futuro construindo muros contra uma determinada pessoa ou um certo tipo de pessoa. É apenas uma outra maneira de tentar nos proteger dos perigos do grande mundo ruim, mas é outro mecanismo de defesa que é mais autodestrutivo do que qualquer outra coisa.

Passe algum tempo com seu rancor e tente chegar à raiz do porquê você realmente se sente ofendido ou ferido pelas ações, palavras ou comportamentos da outra pessoa. Você está preocupado que suas palavras sinalizem alguma verdade mais profunda? Ou você está preocupado que o comportamento deles irá mudar a percepção que os outros têm de você? Às vezes, os medos que temos em torno de nossos rancores têm raízes racionais e, às vezes, são irracionais. Conheça a diferença e saiba quais batalhas lutar e quais evitar.

Se os medos ou apreensões que você tem em torno de um rancor ou conflito são concretos (pense em retaliação física ou profissional, abuso emocional, etc.) – então tome as providências necessárias para resolver as coisas o quanto antes. Quanto mais tempo você deixar as preocupações reais e racionais à beira do caminho, mais elas vão corroer sua felicidade e seu senso de quem você é neste mundo.

Colocando tudo junto …

Rancores são mecanismos de defesa tóxicos e destrutivos que nos ajudam a derrotar a nós mesmos mais do que a qualquer outra pessoa. Guardar rancor deixará você se sentindo aborrecido, letárgico e inseguro, mas também pode prejudicar gravemente sua saúde e bem-estar. Se você quer começar a se sentir feliz e saudável novamente, você deve começar curando todas as mágoas e ressentimentos internos que o deixam preso às emoções e experiências que não mais lhe servem.

Tome a decisão de reconciliar sua dor e gaste algum tempo com essas emoções para resolver o que é preciso (exatamente) do fechamento que você está procurando. Abrace o poder que você tem para mudar a situação aqui e agora, e tente encontrar um terreno comum com a pessoa que você acredita ter ofendido você. Não deixe o rancor ganhar vida própria, em vez disso, junte-se e aprenda a identificar os aspectos racionais e irracionais do que você está sentindo. Nossos ressentimentos nem sempre são realidade, mas só você pode se forçar a ver isso. Deixe de lado sua raiva e aprenda a encontrar a felicidade novamente. Parece muito melhor.