Divida-o em passos menores

Entrar em um estado de fluxo – onde tudo o mais se desvanece e você está totalmente focado na tarefa – geralmente só acontece quando o seu nível de habilidade é bem compatível com o que você está fazendo, diz o psicólogo Keith Sawyer, professor de educação. na Universidade da Carolina do Norte. Se o desafio é grande demais, explica ele, a tarefa fica frustrante; se é muito pequeno, fica chato.

Se você se encontrar em uma parede, às vezes a resposta não é avançar, mas tornar as coisas mais fáceis para você. Isso pode significar dividir um grande projeto em vários projetos menores ou aprender a desenhar um boneco antes de tentar pintar a Capela Sistina. “Sempre que alguém começa a aprender algo pela primeira vez, vai ser muito ruim nisso”, diz Sawyer. Mas “se você puder reduzir os desafios para se adequar ao seu nível de habilidade, você ainda pode estar em fluxo mesmo quando o seu nível de habilidade é baixo”.

E não se agrade se isso ainda não render o resultado que você esperava: Todos os momentos em que você está falhando ou decidindo seus próximos passos são momentos que o aproximam de acertar. “Criatividade não significa ter uma grande ideia no começo e depois passar três meses construindo sua ideia. Não é assim que funciona ”, diz Sawyer. "Nos três meses em que você está trabalhando, você está tendo muitas idéias criativas o tempo todo".

Tente pensar de forma realista

O otimismo tem o seu lugar, mas uma estratégia mais eficaz para superar seu bloqueio mental pode ser pensar de forma realista sobre o que você está tentando fazer e o que pode acontecer se não for perfeito. Uma maneira de abordar isso é tomando emprestadas técnicas da terapia comportamental cognitiva.

Patricia DiBartolo, professora de psicologia do Smith College, diz que quando está trabalhando com alguém que usa CBT, ela pode perguntar do que tem medo, qual a probabilidade de acharem que o resultado é e como seria terrível se acontecesse. O objetivo do exercício é trabalhar as conseqüências do que aconteceria se o seu medo se materializasse, ver como esse medo é realista e entender que você provavelmente pode suportar o resultado. Se você está escrevendo uma apresentação de trabalho, digamos, e se preocupando em pronunciar uma palavra ou tropeçar em um slide, considere que o contratempo provavelmente não vai levar você a perder seu emprego ou algo pior do que ficar temporariamente envergonhado – desconfortável, mas sobrevivente.

Eduque-se sobre o que realmente entra na sua tarefa

Paralisia às vezes pode vir do equívoco que todos os especialistas sentam e criam o produto perfeito na primeira tentativa. Para combater isso, ajuda a entender como outras pessoas, incluindo os profissionais, realmente fazem o que você está tentando realizar. DiBartolo usa a escrita como exemplo: “A escrita é realmente difícil, e eu acho que às vezes há essa percepção – ou percepção equivocada – de que as pessoas que são citadas nunca escrevem bem e vêm facilmente”, diz ela. “Costumo explicar aos meus alunos como o processo de escrita é confuso para as pessoas em geral.”

"Eles não estão fazendo coisas que, no final das contas, podem realmente amar porque não foram ótimos para eles fora do portão".

Falar sobre suas lutas também pode ajudá-lo a internalizar a ideia de que você não é o único que está suando. Os perfeccionistas muitas vezes tentam esconder seus erros das pessoas, diz DiBartolo, o que pode impedi-lo de comiserar os outros que cometem erros semelhantes. E perder essa conexão, ela diz, muitas vezes pode afastar um perfeccionista da atividade em questão: "Eles não estão fazendo coisas que, em última análise, podem realmente amar, porque não foram ótimos para eles fora do portão".

Cometer erros no propósito

Para superar o medo de cometer erros, falhar de propósito, só um pouquinho, e ver o que acontece: “Alguém notou você? Você se mete em confusão? ”, Diz DiBartolo. Ao errar numa situação pequena e controlada, você se expõe ao seu medo de uma maneira que parece segura.

Esse tipo de falha acontece o tempo todo no esporte, explica Andrew Hill, professor de psicologia do esporte na York St. John University, que estudou o perfeccionismo em atletas. Ele diz que quando um corredor se sai mal, por exemplo, eles podem se perguntar: “Você não venceu essa corrida e o mundo não acabou, então como você se sente?” Repetindo o processo e aderindo a uma atividade onde perder ou cometer erros faz parte do processo, você pode aumentar a resiliência para se recuperar das imperfeições.

Entenda que você não precisa mudar totalmente de si mesmo

Os perfeccionistas frequentemente atribuem seus sucessos na vida ao perfeccionismo, enfatizando os elementos positivos da característica e minimizando as lutas de estresse ou relacionamento que a acompanham. "Então eles estão relutantes em mudar essa mentalidade", diz Hill. A boa notícia é que você não precisa – pelo menos, não inteiramente. "Você não precisa diminuir seus padrões", diz ele. "O que você tem que fazer é aprender a viver melhor consigo mesmo quando não atende aos seus padrões".

Isso pode ser especialmente verdadeiro quando se inicia uma nova tarefa ou se aprende uma nova habilidade. É fácil dizer que os iniciantes precisam praticar para melhorar ou que o processo criativo é confuso; é mais difícil realmente viver com o desconforto que isso pode causar. Mas ao dividir algo em passos menores, sobrevivendo aos erros que você comete e sabendo que muitas pessoas estão tendo tantos problemas, você pode ser capaz de fazê-lo – mesmo que você o faça terrivelmente.