E se Controlar a Infelicidade Contiver o Segredo da Felicidade?

Maarten van Doorn Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 12 de janeiro Fonte

Talvez devêssemos apenas desistir da busca da felicidade.

Quando você vai para a frente, você vai sentir falta dela. Como o filósofo do século XIX John Stuart Mill escreveu sobre sua crise existencial:

“Aqueles que são apenas felizes (pensei eu) têm suas mentes fixas em algum outro objeto além de sua própria felicidade; na felicidade dos outros, na melhoria da humanidade, mesmo em alguma arte ou busca, seguida não como um meio, mas como um fim ideal. Visando assim a outra coisa, eles encontram a felicidade pelo caminho. ”

Paradoxalmente, visar sentimentos de satisfação leva você para longe da alegria. A felicidade é melhor abordada obliquamente. Se você quer ser feliz, não é possível direcioná-lo diretamente. Em vez disso, concentre-se em algo fora de si mesmo .

Contraste isso elusiveness com a forma como in-your-face un felicidade é. Enquanto a felicidade é escorregadia, a miséria é inevitável.

À luz disso, o valor do sofrimento proveitoso pode superar o uso de qualquer busca utópica de contentamento feliz.

Vamos ver como isso pode funcionar.

Isso não me matou, mas eu fiquei mais forte?

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) é bem conhecido por sua teoria de que o sofrimento é indispensável para o autoaperfeiçoamento. Em Twilight of the Idols , ele escreveu famosamente:

"O que não me mata me fortalece."

Enquanto isso soa heróico, mas não é totalmente preciso. Décadas de pesquisa psicológica mostram que os estressores geralmente são ruins para os seres humanos, contribuindo para a ansiedade, depressão e doenças cardíacas. Nem todas as coisas ruins nos beneficiam.

Nem todas as experiências desagradáveis, mas não letais, se revelam vantajosas, porque a falta de morte não é suficiente para colher os benefícios da agonia. Crucialmente, as dificuldades por si só não são suficientes, mas contratempos oferecem uma possibilidade para o avanço.

Cabe a nós ter essa chance.

Habilidades, relacionamentos, valores

Antes de mergulhar no Como, vamos ver o que o sofrimento produtivo envolve. Identificar os possíveis benefícios da angústia, nos ajudará mais tarde, quando tentarmos descobrir a melhor forma de extrair essas vantagens de episódios desagradáveis de nossas vidas.

Em seu livro The Happiness Hypothesis , o psicólogo Jonathan Haidt explica que existem três formas principais pelas quais as pessoas podem se beneficiar de traumas.

Primeiro, enfrentar um desafio revela suas capacidades ocultas, e descobrir essas habilidades muda a maneira como você pensa sobre si mesmo. Haidt aponta que não sabemos realmente o que somos capazes de suportar. Dizemos coisas como "eu nunca seria capaz de lidar com isso", mas, adivinhe, você provavelmente é. Como Seneca, o gigante estóico, já sabia, há apenas uma maneira de descobrir a verdadeira profundidade de sua força:

Nossos poderes nunca podem inspirar em nós fé implícita em nós mesmos, exceto quando muitas dificuldades nos confrontam deste lado e sobre isso, e temos
ocasionalmente até mesmo nos aproximamos de nós. ”- Cartas Morais para Lucílio

Segundo, passar pelo inferno pode filtrar e melhorar seus relacionamentos. Ele irá separar amigos de tempo razoável de companheiros reais e pode aprofundar a conexão que você tem com as pessoas em sua vida.

Em terceiro lugar, a miséria tem o poder de atuar como um chamado de despertar e de corrigir seus pontos de vista sobre o que importa na vida. Haidt escreve:

“Quando a tragédia atinge você, você sai da esteira e força uma decisão: pule de volta e volte aos negócios normalmente ou tente outra coisa? A adversidade pode ser necessária para o crescimento, porque obriga você a parar de acelerar no caminho da vida e, permitindo-lhe perceber os caminhos que estavam se ramificando o tempo todo, e pensar sobre onde você realmente quer acabar.

Auto-revelação é a chave para o crescimento

Em resumo, se fizermos as coisas da maneira certa, o trauma pode nos tornar mais fortes, melhorar nossos relacionamentos e direcionar nossas vidas para valores significativos que correspondam ao nosso verdadeiro eu .

Agora, lembre-se de que o sofrimento e não a morte não são suficientes para adquirir esses benefícios – para isso, precisamos nos engajar em certos comportamentos. A questão de um milhão de dólares, então, é o que essas ações para transformar a tristeza em aprimoramento são.

A pesquisa sobre o crescimento pós-traumático ainda é um campo em desenvolvimento – há muito tempo os psicólogos têm se concentrado em curar distúrbios mentais, não interessados em ajudar humanos não diagnosticados. No entanto, graças a um contra-movimento chamado "psicologia positiva", o equilíbrio está mudando.

Um de seus proponentes, Jamie Pennebaker, dedicou sua carreira a investigar o que separa os que sofrem com sucesso daqueles que não retornam mais fortes após sobreviverem aos golpes da vida. Em seu magnum opus Opening Up , ele apresenta suas descobertas. Segundo ele, a construção de sentido é a chave que abre o crescimento pós-traumático. Você pode se beneficiar da adversidade, dando sentido a ela e tirando lições construtivas dela.

Como o título do livro de Pennebaker sugere, o toque mágico aqui é auto-revelação . Estudos mostram que pessoas que sofreram traumas e conversam sobre isso (com seus entes queridos ou com um grupo de apoio, por exemplo) foram amplamente poupadas de seus efeitos prejudiciais à saúde. Escrever sobre isso em um periódico produziu benefícios similares. Curiosamente, dançar e cantar para expressar emoções não.

Por que não? O cerne: para dar sentido a eventos de vida ruins, você deve usar palavras, e essas palavras devem ajudá-lo a criar uma história significativa. Como o sobrevivente do campo de concentração Viktor Frankl mostra lindamente em Busca do Homem pelo Significado : qualquer coisa pode ter significado, mas cabe a você encontrá-lo .

Soa bem, mas como alguém encontra significado?

“Maus momentos juntamente com boa reflexão fornece algumas das melhores lições.” -Ray Dalio, Princípios

Para encontrar significado, encontre o seu Porquê.

Os socos duradouros só fazem sentido dependendo do ponto de combate; sacrificar sua felicidade só faz sentido à luz do que você está sacrificando para isso.

Você precisa extrair seus pensamentos e sentimentos, sem restrições, mas de tal modo que o significado emerge e a construção de sentido é facilitada. Para conseguir isso, descubra quais questões você precisa enfrentar e escreva com atenção sobre elas, com o objetivo de penetrá-las completamente.

Haidt recomenda:

Responda estas duas perguntas: Por que isso aconteceu? Que bem posso tirar disso?

Você se inclina para trás para justificar sua existência ou se permitir sentir-se merecedor de felicidade? Ou você suporta as dificuldades porque deseja alcançar algo que você acha valioso? Se sim, o que?

Essas reflexões permitem que você progrida da infelicidade insensata para a infelicidade consciente . A infelicidade inconsciente é quando o seu ego inconscientemente resiste à maneira como o mundo é. Algo em você se recusa a aceitar o tempo, o atraso no trânsito ou que os Jones têm uma casa maior, e sem você perceber, é por isso que agora você está gastando seu tempo sendo infeliz.

A infelicidade consciente, por outro lado, significa estar ciente de que algo externo está fazendo com que você sofra porque você não pode ou não vai aceitá-lo e que agora você vai aguentar uma batalha por isso. Você percebe que é para onde você escolheu ser infeliz .

A infelicidade consciente é a infelicidade que você julgou valer a pena. A infelicidade inconsciente, em contraste, não tem nada a ver com valores, mas apenas com a falta de consciência.