Eu quebrei meu telefone … de propósito

Nina Lauren Blocked Unblock Seguir Seguindo 8 de janeiro Foto de Ali Abdul Rahman em Unsplash

Eu estava em pé no meu apartamento quando, sentindo-me frustrado com tudo, joguei meu celular no chão. Eu peguei de volta e vi a tela estava rachada ao meio, onde brevemente ligou e desligou antes de finalmente ficar preta. Naquele momento toda a minha raiva, que vinha se acumulando há dias, vazou de dentro de mim. Eu senti meu corpo relaxar. Eu estava livre.

Eu estava sentindo essa corrente de raiva durante toda a semana e muito disso foi direcionado para o meu telefone. Percebi o quão agressivo eu tinha sido com essa pobre e abusada Samsung. Eu estava jogando no balcão, jogando-o de forma imprudente na minha bolsa. Acho que até gritei uma ou duas vezes (moro sozinho para poder me safar disso). Não foi o telefone em si que me causou pesar – na verdade, por tudo que eu fiz, funcionou surpreendentemente bem – mas havia algo no telefone que estava me provocando. Eu não percebi o que era até que vi o Android respirar seu último suspiro eletrônico: esse telefone mantinha meu cérebro refém. Foi um tirano, reinando tanto na minha mente que me senti alienado de minhas próprias opiniões e crenças. Quebrar parecia que eu tinha sido desligado da Matriz, mas onde o mundo real era muito mais doce que o artificial.

Porque desligá-lo não parece funcionar. Hoje usamos nossos telefones para tudo. Não são apenas mídias sociais e mensagens de texto. Nossos telefones tocam nossa música, controlam nossas luzes, medem nossos passos, tiram nossas fotos e pagam nossas compras. Às vezes eles até recebem chamadas telefônicas reais. Eu entendo a conveniência: por que não ter um dispositivo para todas as nossas necessidades tecnológicas? Mas há um enorme trade-off e não acho que estamos dando atenção suficiente.

Com cada sinal sonoro ou alerta, nossos corpos respondem, dando-nos uma pequena explosão de adrenalina. Esta explosão leva até 30 minutos para deixar nossos sistemas. Simultaneamente, se esse único alerta nos afastar de uma tarefa, pode levar até 23 minutos para recuperar o foco que acabamos de ter . Dados quantos alertas recebemos, um após o outro, não é surpresa que a ansiedade esteja ligada ao uso do telefone.

E fica ainda mais louco.

Aparentemente, o ato de mudar nossa atenção faz com que nosso córtex pré-frontal e nosso corpo estriado (nossos centros de decisão) queimem a glicose mais rapidamente . Considerando as muitas vezes que os nossos telefones nos distraem e as nossas vidas em geral, não demora muito para nos sentirmos cansados e o nosso cérebro parecer um latte espesso e espumoso – mas sem a cafeína. Na falta do combustível cerebral adequado, nossa cognição é prejudicada , levando a uma tomada de decisão deficiente e a um comportamento impulsivo. Sugestão: compras tarde da noite arrependidas na Amazon.

Recentemente eu escrevi um artigo sobre como "preguiça" não era uma coisa, mas que a fadiga de tomada de decisão era. Agora eu reconheço o quanto meu telefone e seus sinos irritantes tocaram nisso.

Compreensivelmente, há muitas coisas boas que surgem quando se está tão conectado. Podemos ficar em contato com amigos e familiares distantes, ligar para alguém se precisarmos de ajuda e pedir pizza antes mesmo de chegar em casa. Embora tudo isso seja muito útil, estar em conexão constante também é uma obrigação incrível. Nós viemos a exigir respostas imediatas uns dos outros e, dada a infinidade de canais de comunicação, é fácil ser sugado para nossas telas e entrar em uma fonte . Tenho sido repreendido por amigos, colegas e empregadores por não responder dentro de minutos de suas mensagens de texto. Desde quando tratamos as mensagens de texto como uma forma imediata de comunicação? Ou o mesmo com o Facebook Messenger, WhatsApp, Snapchat e Instagram?

Esta é apenas a parte de comunicação. Nossos telefones fazem muito mais. Nós jogamos jogos ou passamos a rolagem interminável através dos muitos feeds de mídia social. Não me surpreende que o canadense médio esteja no telefone durante duas horas por dia . Ou que estamos começando a ver problemas crônicos de pescoço e costas . Ou que a condução distraída no BC está matando mais de nós do que dirigindo mal . Ou que o nosso sono está sofrendo .

Foto de Priscilla Du Preez no Unsplash

O problema é que podemos saber que algo é ruim para nós, mas ainda assim fazemos. As pessoas ainda fumam, bebem, comem em excesso etc. Chama-se vício. Então vamos encarar, nossos telefones são viciantes e é um problema.

De acordo com estudos, cada vez que cedemos aos nossos telefones, a novidade de “algo novo” dá ao nosso cérebro um efeito de dopamina. Somos recompensados por perder o foco . Quanto mais usamos o nosso telefone para obter informações, maior a probabilidade de confiarmos nele para as coisas em que poderíamos nos descobrir. Admito que eu pesquisei problemas matemáticos simples. E quando usamos nossos telefones como navegador – para nos levar ao incrível lugar de sushi que encontramos no mês passado – estamos perdendo nossa capacidade de nos lembrar. Nós não usamos mais o nosso hipocampo (centro de memória), mas ao invés disso, ao ouvir Siri, nós estimulamos o núcleo caudado, uma área do nosso cérebro responsável por reagir a sinais simples. O núcleo caudado está ligado a comportamentos aditivos . Faz sentido. Se nos treinarmos para obedecer a pistas simples, resultando em uma gratificação mais imediata, qual é a diferença entre achar o lugar do sushi mais rápido do que ter outra bebida para se sentir bem mais rápido? Considerando que, pela primeira vez, as gerações mais jovens estão crescendo com essa tecnologia, com mentes jovens com maior plasticidade neural (mais suscetíveis a mudanças), podemos ter uma situação muito séria em nossas mãos . E se estamos perdendo a capacidade de pensar criticamente?

Achei que quebrar meu telefone me daria um pouco de paz e tranquilidade, mas talvez haja mais benefícios do que percebi. Talvez agora, com melhor foco, eu consiga algum trabalho.

Eu amo a conveniência do meu telefone. Eu amo estar conectado. Eu posso enviar mensagens para meus amigos ou minha família a qualquer momento. Eu posso usar o meu telefone para ajudar a minha saúde com aplicativos de meditação e rastreadores de fitness (embora estes possam ficar rapidamente obsessivos). Mas para ter meu foco completamente destruído pelo mais recente vídeo de gatinho viral não é o que eu me inscrevi com o advento da tecnologia. Nada contra gatinhos, mas eu não me importaria tanto se nunca mais vi nenhum desses vídeos. Eu vou praticar paciência e esperar para acariciar um gatinho real quando eu ver um. E eu realmente li um livro na outra noite antes de ir dormir! Um livro!

Há obviamente algum equilíbrio que precisamos atacar à medida que avançamos nesse mundo sempre dependente de tecnologia. Espero que, para nosso bem, possamos colocar nossos telefones o tempo suficiente para descobrir isso.

Fontes

"Por que o mundo moderno é ruim para o seu cérebro." Por Daniel J. Levitin. 18 de janeiro de 2015. The Guardian . Acesso em 31 de dezembro de 2018. Link: https://www.theguardian.com/science/2015/jan/18/modern-world-bad-for-brain-daniel-j-levitin-organized-mind-information-overload

As estratégias de navegação dependente do núcleo caudado estão associadas ao aumento do uso de drogas viciantes. Bohbot VD 1, Del Balso D , Conrad K , K Konishi , Leyton M. Link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23939925

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“O Custo do Trabalho Interrompido: Mais Velocidade e Estresse” Por Gloria Mark, Daniela Gudith e Ulrich Klocke. Link: https://www.ics.uci.edu/~gmark/chi08-mark.pdf

“Os neurocientistas dizem que a multitarefa literalmente chove as reservas de energia do seu cérebro”. Por Olivia Goldhill. 3 de julho de 2016. Quartzo . Acessado em 31 de dezembro de 2018. Link:

https://qz.com/722661/neuroscientists-say-multitasking-literally-drains-the-energy-reserves-of-your-brain/

"Smartphones e Cognição: Uma Revisão da Pesquisa Explorando os Links entre os Hábitos da Tecnologia Móvel e o Funcionamento Cognitivo." Henry H. Wilmer , Lauren E. Sherman e Jason M Chein . 25 de abril de 2017. Link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5403814/