Jesus e o Yoga Sutras de Patanjali

Steve Herrera Blocked Unblock Seguir Seguindo 9 de janeiro

Os Yoga S?tras de Patañjali são uma coleção de 196 sutras indianos sobre a teoria e prática do yoga. O Yoga Sutras é uma escritura hindu, compilada antes de 400 dC por Sage Patanjali, que sintetizava e organizava o conhecimento sobre yoga de tradições mais antigas. Wikipédia .

O que é yoga?

O significado tradicional do Yoga é "união" – união com o Eu Absoluto, Deus. No entanto, os Yoga Sutras não são sobre "união" como a ioga é tradicionalmente entendida. Eles são sobre 'desidentificação' e 'separação'.

Nossa verdadeira identidade

A filosofia por trás do Yoga Sutras de Patanjali é que somos purusha, ou pura consciência. No entanto, estamos presos na teia da prakrti, que é todo o material com que nos identificamos neste mundo materialista. O ponto do yoga, segundo Patanjali, é a desidentificação com a prakrti e a realização de nossa verdadeira essência na experiência do samadhi, que é a união com o divino, com o nosso verdadeiro eu.

Imagem do Cristo no mosteiro do deserto, Novo México

Jesus

No Evangelho de Marcos, encontramos esta passagem: “Se a tua mão te faz pecar, corta-a. É melhor entrar na vida mutilada do que com as duas mãos entrar na Gehenna, no fogo inextinguível. E se o seu pé fizer com que você peca, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que com dois pés para ser lançado na Gehenna. E se o teu olho te faz pecar, arranca-o. Melhor é entrar no reino de Deus com um só olho do que com dois olhos, para ser lançado na geena, onde o verme deles não morre, e o fogo nunca se apaga ”(Marcos 9: 43–48).

Esta é uma passagem simbólica na qual lemos sobre Jesus encorajando seus seguidores a evitar o pecado, deixando de lado as coisas às quais estão intimamente ligados, metaforicamente, cortando vários membros do corpo. Não é tanto que precisamos literalmente cortar um pé, ou arrancar um olho, mas devemos separar, ou nos desidentificar daquelas coisas a que estamos ligados, se nos distraírem de viver de acordo com nossa verdadeira identidade, que é que somos feitos à imagem e semelhança de Deus.

Cruz na capela do mosteiro franciscano nos arredores de Puebla, México, à vista do vulcão Popocatépetl

Imagem e semelhança de Deus = União com o Eu Absoluto?

Segundo o cristianismo, todos são feitos à imagem e semelhança de Deus. Nesta passagem de Marcos, Jesus está apontando que podemos nos tornar tão apegados às coisas nesta vida que eles podem obscurecer nossa divindade inata, nosso eu como imagem de Deus, nossa semelhança com Deus. Assim, podemos precisar nos afastar daquelas coisas que nos distraem da nossa verdadeira natureza.

O ensinamento dos Yoga Sutras sobre a separação das coisas a que estamos ligados neste mundo, que obscurecem nosso verdadeiro eu, é semelhante ao ensinamento de Jesus sobre arrancar um olho ou cortar um pé, se eles fazem com que uma pessoa peca.

A percepção cristã de que somos feitos à imagem e semelhança de Deus e dos ensinamentos de Patanjali sobre o Eu Absoluto ou verdadeiro parecem ter significados paralelos.

Nosso Verdadeiro Lar

O ponto de vista de Patanjali é que somos consciência pura, temporariamente em nossos corpos neste mundo. E porque nossa consciência pura está incorporada no aqui e agora, podemos facilmente confundir as coisas às quais nos apegamos neste mundo como definir quem somos. Esse apego obscurece nossa compreensão de quem realmente somos, que é a consciência pura temporariamente enfraquecida em um corpo, neste mundo, em uma cultura particular.

Do ponto de vista cristão, somos filhos de Deus, feitos à imagem e semelhança de Deus, temporariamente neste corpo neste mundo. Para Patanjali, experienciar nosso verdadeiro eu – samadhi – começa agora, não apenas depois do renascimento. Para Jesus, experimentar o nosso verdadeiro eu – que somos feitos à imagem e semelhança de Deus – começa agora, não apenas depois de morrer e ir para o céu.

A vida espiritual

A desidentificação e a separação do que obscurece nossa verdadeira natureza é o caminho do yoga como definido por Patanjali, e é o caminho da santidade como definido por Jesus. Esse é um caminho espiritual comum a ambas as tradições religiosas.

De acordo com Patanjali, nos separamos do que pensamos que somos neste mundo através da prática do yoga. Este é o ponto principal do yoga para Patanjali: a desidentificação da prakrti, as coisas materiais com as quais nos identificamos neste mundo. Como fazemos isso?

Para Patanjali, a primeira prática é o desapego e pratica o silêncio, acalma a mente. Uma pessoa precisa lutar contra as coisas que enchem a mente, mas é importante também se destacar da luta em si!

Silenciando a Mente

O processo para aquietar a mente é a prática do yoga. E qualquer coisa que ajude a trazer silêncio para a mente é considerada ioga.

De maneira semelhante, os cristãos também precisam aquietar a mente para experimentar a realidade de serem feitos à imagem e semelhança de Deus. Como a ioga ajuda os hindus a silenciar a mente, a ioga também pode ajudar a focalizar a mente do cristão. E como yoga é algo que ajuda a aquietar a mente, muitas práticas cristãs também podem ser consideradas como uma forma de yoga cristã.

Tomemos por exemplo a recitação do Rosário. Oração repetitiva e segurando o rosário ajuda a concentrar a mente e limpar a mente de outras distrações. Cantando o rosário é um bom exemplo de yoga cristã e uma boa maneira de aquietar a mente, pois também fornece o contexto em que se pode experimentar a realização de ser feito à imagem e semelhança de Deus.

A missa católica é uma espécie de yoga também. A celebração eucarística é uma cerimônia na qual a mente de cada pessoa está constantemente focada em sua natureza divina. Assim que você entra em uma igreja, há uma fonte de água benta com a qual uma pessoa faz o sinal da cruz, uma lembrança do batismo de alguém e de ser um filho de Deus.

Na Igreja há velas bruxuleantes, música litúrgica, leituras da Sagrada Escritura, gestos e, finalmente, a recepção da sagrada comunhão. Todos esses são lembretes para um cristão despertar para a realidade de ser feito à imagem e semelhança de Deus. A missa católica é como uma série de posturas de yoga destinadas a acalmar a mente e criar o contexto para a realização do eu divino.

Qual é o fim do jogo?

A experiência da nossa verdadeira natureza, como pura consciência e como seres feitos à imagem e semelhança de Deus, afeta o modo como nos tratamos uns aos outros. Quando percebemos nossa verdadeira natureza como cristãos ou hindus, vemos a todos que nos encontramos como também sendo quem somos: pura consciência, feita à imagem e semelhança de Deus. Isso é o que o misticismo autêntico faz, impacta a autocompreensão e o resultado da ética de cada um,

Texto original em inglês.