Meu pai, Madre Teresa e eu

Marlena Fiol Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 10 de janeiro Fonte da Foto: Unsplash

Quando jovem, acabado de sair da faculdade de medicina, meu pai abandonou a possibilidade de uma prática lucrativa nos EUA e partiu para o Paraguai, na América do Sul. Ele estava em uma missão para fornecer serviços médicos para pessoas que vivem naquele país remoto e empobrecido.

Sem dúvida, ele fez isso em parte por causa de seu amor pela aventura. Mas principalmente, meu pai se sentiu chamado a realizar o trabalho de Deus. Ele acreditava firmemente que a fé por si só, se não leva a boas ações, está morta. Servir aos outros não era um ponto importante entre muitos objetivos para meu pai. Foi o objetivo primordial de tudo que ele fez.

Não diferente de Madre Teresa.

Em seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz em 1979, a mulher cujas boas obras haviam crescido de uma atividade de uma pessoa em Calcutá em 1948 para um farol global de cuidado para os necessitados, disse: “St. João diz que você é um mentiroso se diz que ama a Deus e não ama o próximo. Como você pode amar a Deus a quem você não vê, se você não ama o próximo que você vê, com quem você toca, com quem você vive? ”

Mas as boas obras sem fé também estão mortas?

Em meu blog anterior, admiti que falhei nos testes do meu pai sobre a verdadeira fé religiosa (por favor, veja I Failed My Dad's Tests of Faith ). E, no entanto, meu marido e eu passamos um tempo fazendo o que as pessoas de fé poderiam considerar boas obras: Nós nos oferecemos como voluntários para pessoas desabrigadas que estão entrando novamente na força de trabalho. Doamos dinheiro para várias instituições de caridade que valem a pena. E nós amamos servir os pobres nas cozinhas de sopa.

Sei que muitos "crentes" diriam que as boas obras sem fé são tão mortas quanto a fé sem boas obras. Eles podem citar o versículo bíblico em Isaías 64 que declara: “Todas as nossas obras são como trapos imundos para Deus, à parte de Cristo”.

Nos deparamos com o meu pai escrevendo sobre isso no outro dia. Ele disse: "Nunca me senti culpado por dar uma Bíblia a alguém que havia sido doado por um incrédulo".

E aqui está uma linha de seus escritos como um homem velho – olhando para trás em sua vida – que realmente me faz sorrir: “O que eu particularmente não gosto é que algumas pessoas falam tão onisciente sobre quem é e quem não é crente . Para apoiar a missão de lepra que fundamos, recebi dinheiro de pessoas que não eram evangélicas. Algumas pessoas bem-intencionadas disseram que isso não estava certo. Eu ainda sou da crença de que está certo ”.

Meu querido pai, um homem de fé profunda, também era ultra-prático.

Ele disse: "Restos de coisas daqueles que não são crentes ainda podem ser usados para a glória de Deus – é certamente melhor do que tê-los apodrecendo".