O profeta que se casou com uma prostituta tem muito a dizer …

Shashank S. Rawat Blocked Unblock Seguir Seguindo 3 de janeiro

Se Deus lhe pede para se casar com uma prostituta você vai obedecer? Agora que tipo de pergunta é essa! Alguns de nós podem muito bem dizer: “Deus nunca vai me pedir para fazer uma coisa dessas”, mas e se ele fizer isso?

Deus tem uma maneira incrível de se revelar. Ele leva as pessoas e, de formas inimagináveis, trabalha em e através de suas vidas para transformar os outros. No primeiro capítulo de Oséias encontramos Deus revelando seu plano através da vida de Oséias. Central para este esquema de coisas é o seu casamento com Gomer, uma mulher promíscua. Antes de nos aprofundarmos, vamos nos afastar para entender o quadro geral.

O pano de fundo para este casamento

Oséias é apresentado a nós como um profeta que apresentou a palavra de Deus durante o reinado de Jeroboão, o rei de Israel. Lembre-se que Israel foi dividido em dois reinos: o norte (chamado Israel) e o sul (chamado Judá).

Este foi um período de anarquia, onde reis subiram ao poder através de assassinatos e traição. O povo seguiu os reis em seus modos de violência e luxúria e isto refletiu em suas vidas e adoração. Em tudo isso eles abandonaram o Senhor e seus caminhos apesar das repetidas advertências de Deus através dos profetas. Oséias também é um deles.

Mas por que um casamento tão escandaloso. .

Cada um de nós é chamado para ser uma testemunha não apenas por nossas palavras, mas também por nossas vidas. Nossas vidas contam a história do plano redentor de Deus. O casamento de Oséias, embora escandaloso, conta a história do trabalho redentor de Deus. Através dele, ele ilustra a rebelião traiçoeira de Israel, a quebra do relacionamento com Deus e a esperança distante, mas assegurada.

Quando o Senhor começou a falar com Israel por meio de Oséias, ele lhe disse: “Vá e case-se com uma prostituta, para que alguns de seus filhos sejam concebidos em prostituição. Isso ilustrará como Israel agiu como uma prostituta, voltando-se contra o Senhor e adorando outros deuses. ”Oséias 1: 2 NLT

Quando deixamos os caminhos de Deus e adotamos outros caminhos, nos entregamos à idolatria dando o lugar de Deus a outra coisa. Pode ser coisas simples como o celular na mão ou coisas complexas como o sonho que você persegue. Se algum deles toma o lugar de Deus em sua vida, então ele se torna seu deus. Foi o que aconteceu com os israelitas e isso nunca pode resultar em nada de bom.

O fruto do adultério não pode ser bom, pode?

Enquanto o casamento representa o adultério de Israel, os filhos nascidos nesse casamento escandaloso representam os frutos do adultério. Nós vemos isso quando Deus descreve o destino de Israel através dos nomes dos filhos de Oséias.

O primogênito, Jezreel representa o julgamento vindouro dos maus caminhos de Israel. Aponta para os pecados cometidos no passado. O segundo filho, Lo-ruhamah, representa o relacionamento danificado com Deus. Seu nome significa "sem piedade" e é isso que Israel enfrenta devido a sua rebelião. Israel não pode mais esperar a bondade de Deus porque merece punição. Sem piedade!

Esse padrão de punição parece continuar com o terceiro filho também. Seu nome é Lo-ammi, que significa "não meu povo". O relacionamento não é apenas danificado, mas também quebrado!

Israel deixará em breve de existir como nação, será atacado e tomado por outros. Sem esperança?

Quando as relações humanas se desintegram, acabam em separação. É aqui que vemos como os caminhos de Deus são radicalmente diferentes. Quando podemos pedir o divórcio, ele vem com graça. Israel não merece misericórdia, Deus esclarece além da dúvida, mas Deus lhes dá esperança no final do primeiro capítulo.

“No entanto, chegará o tempo em que o povo de Israel será como as areias da praia – muitos para contar! Então, no lugar onde foram ditas, 'Você não é meu povo', será dito: 'Vocês são filhos do Deus vivo'. Oséias 1:10 NLT

Uma esperança futura de redenção e reconciliação

Deus está apontando para uma futura redenção. Essa redenção também reconciliará o relacionamento quebrado também. No contexto de Israel e Judá, aponta para o retorno do exílio e, no entanto, quando olhamos para o quadro geral, vemos como este capítulo aponta para a condição humana como um todo.

Como Israel, a humanidade se rebelou e se vendeu para formas adúlteras. Isso afetou todas as facetas da nossa vida. Isso não só danificou nosso relacionamento com Deus, mas também o quebrou. Somos hoje sem desculpas e piedade, mas ainda não acabou. Assim como Israel, também temos esperança de redenção e reconciliação. Isso nós encontramos em Cristo, ele nos redime e nos reconcilia com Deus.

Deus ilustra o efeito do pecado praticamente. Esta é a teologia em seu melhor divino. Deus toma a vida de Oséias e seu casamento e usa-a para comunicar a urgente mensagem de redenção. Eu me pergunto o que nossas vidas se comunicam? Permitiremos que Deus tire nossas vidas e as use para a glória dele, da maneira que Oséias fez? Foi fácil para ele aceitar Gomer, certamente não, mas a vontade de Deus significava mais.

Tal é a vida de um profeta, submeter-se à vontade de Deus e ser sua testemunha. De certa forma todos nós compartilhamos este chamado para ser sua testemunha através de nossas vidas também. Que nossas vidas contem sua história e lhe dêem glória.