O que o existencialismo pode nos ensinar sobre como lidar com a ansiedade

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Todas as idéias dos filósofos existencialistas têm algo a nos ensinar sobre como pensar e lidar com a ansiedade.

Os filósofos que abordarei neste ensaio são Emil Cioran e Søren Kierkegaard, que fornecem uma visão incrivelmente única e aguda sobre o tema da ansiedade.

Você já se sentiu ansioso, com aquela sensação de nó no estômago, palmas suadas e pensou consigo mesmo: “não há absolutamente nenhuma razão para eu estar ansiosa agora” ? Ou talvez você tenha se sentido ansioso, mas reconheceu que, logicamente, ter ansiedade no momento não faz sentido. Ou talvez – como outras pessoas fazem com a ansiedade – elas sentem ansiedade e pensam consigo mesmas: “Estou ansioso por causa de X” , onde X é algum evento, pessoa ou coisa que eles acreditam que causa preocupação.

Como Emil Cioran vê ansiedade

Emil Cioran, um filósofo e ensaísta existencialista romeno, aborda a questão das pessoas que sentem ansiedade sem nenhuma razão lógica. A escrita de Cioran enfoca principalmente o sofrimento, a decadência e o niilismo em nossas vidas e como enfrentá-lo.

Se isso soa incrivelmente sombrio, é porque é – Cioran é conhecido por popularizar a idéia de “pessimismo filosófico”, ele escreveu um livro chamado “ O problema de nascer”, e sua mãe ficou tão perturbada com a infelicidade de seu filho que ela disse “ Se eu soubesse [quão infeliz você seria], eu teria feito um aborto ”.

Dados os antecedentes de Cioran, poder-se-ia achar improvável que pensasse que ele tivesse alguma coisa útil a dizer sobre ansiedade. E, no entanto, sua escrita foi incrivelmente útil ao permitir-me entender as nuances da ansiedade mais profundamente. Sobre como a ansiedade é provocada, Cioran escreve em seu livro The Trouble With Being Born :

“A ansiedade não é provocada: ela tenta encontrar uma justificativa para si mesma e, para isso, aproveita-se de qualquer coisa, dos mais vil pretextos, aos quais ela se agarra assim que os inventou. . . . A ansiedade provoca-se, engendra-se, é "criação infinita".

Ansiedade não é algo que é necessariamente causado por qualquer razão particular, mas é algo que muitas vezes simplesmente ocorre. É só depois que sentimos o nó em nosso estômago que começamos a apresentar razões pelas quais estamos experimentando com ansiedade. Nesse processo, podemos apontar para eventos e pessoas “causando” nossa ansiedade, dizendo a nós mesmos que é por isso que estamos nos sentindo ansiosos, e isso pode nos fazer sentir ainda mais ansiosos.

O primeiro passo para lidar com a ansiedade é reconhecer o seguinte: a ansiedade não precisa necessariamente ser causada por algo a ocorrer ou estar baseada na realidade. Sentir-se ansioso não significa que há algo errado em sua vida.

Uma vez que você perceba que a ansiedade é apenas algo que você sente, e não é uma indicação de quem você é como pessoa, essa percepção irá ajudá-lo a deixar de se preocupar tanto com ansiedade.

Cioran também chama a ansiedade de “fanatismo do pior”. Isto está de acordo com a sua citação anterior que mencionei, a ideia de que quando temos um sentimento de ansiedade, vamos nos concentrar nos piores aspectos da vida, em um esforço para justificar o sentimento de ansiedade. A ansiedade faz com que as pessoas literalmente se tornem fanáticas dos piores aspectos da vida e ignorem os aspectos positivos e bons da vida. Para escapar deste ciclo de ansiedade agressivo, é necessário parar de se concentrar nas piores coisas que podem acontecer em uma situação e começar a focar no lado positivo e positivo potencial de uma situação.

Introspecção, Psicoterapia e auto-reflexão podem ajudar com ansiedade

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Muitas pessoas simplesmente tentam medicar sua ansiedade com drogas prescritas, em vez de tentar realizar alguma introspecção ou psicoterapia para descobrir por que estão ansiosas e diminuem os sintomas. Eu acho que isso causa um desserviço enorme para as pessoas que estão sentindo ansiedade.

Eu quero estar perfeitamente claro aqui – não estou defendendo que todos com ansiedade parem de usar medicamentos prescritos. Há casos legítimos em que os medicamentos prescritos podem reduzir os sintomas de ansiedade e são a única solução que realmente funciona. Mas há também muitos casos em que há um trauma psicológico subjacente e problemas pessoais que causam a ansiedade que nunca é abordada. Em alguns casos, o uso de medicamentos prescritos para reduzir a ansiedade apenas mascara os sintomas e não aborda a causa raiz da ansiedade.

Para as pessoas que têm ansiedade, recomendo-lhes que incluam alguma introspecção, auto-reflexão e psicoterapia, como forma de tratar a ansiedade, além do que já estão fazendo. Os existencialistas eram grandes defensores da auto-reflexão e introspecção. Isso significa reservar uma hora ou mais para se concentrar em si mesmo e em seu passado, e causas potenciais para sua ansiedade. Introspecção e psicoterapia podem ajudá-lo a entender as causas subjacentes da ansiedade dentro de você. Depois de entender a causa raiz da ansiedade, você pode começar a lidar com ela e remover a ansiedade.

Talvez, quando você faz alguma introspecção, perceba que a ansiedade que você sente hoje é, em parte, resultado da baixa auto-estima que você teve quando era jovem, porque nunca foi encorajado – e que a baixa auto-estima continua até hoje.

Você pode então começar a abordar as questões de baixa auto-estima de várias formas – por exemplo, cercando-se de pessoas mais positivas e encorajadoras. Ou tentando meditação e terapia. Quando a causa subjacente da ansiedade é resolvida, você descobrirá que não apenas os casos em que você sente a ansiedade diminuir, mas também outros aspectos de sua vida também melhorarão.

Tentando remover a ansiedade completamente é o objetivo errado

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Muitas pessoas com ansiedade podem tentar se concentrar em descobrir maneiras de eliminar completamente o sentimento de ansiedade que têm, mas isso pode até não ser o objetivo correto.

Kierkegaard, um filósofo dinamarquês que é considerado por muitos como o primeiro existencialista, uma vez descreveu a ansiedade como a “tontura da liberdade, que surge quando o espírito quer postular a síntese e a liberdade olha para sua própria possibilidade, apegando-se à finitude. para se sustentar ” .

Quer dizer, é somente através da experiência da ansiedade que entendemos que somos seres livres com a liberdade de fazer nossas próprias escolhas. As possibilidades podem ser infinitas – e atordoantes, como resultado.

Por exemplo, se uma pessoa estivesse em pé em cima de um prédio muito alto, ele provavelmente sentiria ansiedade. Isso porque ele sabe que existe a possibilidade de ele pular ou cair do prédio. Não é que ele realmente pule – mas simplesmente a possibilidade disso dá origem à ansiedade.

Kierkegaard acreditava que a ansiedade nos ajuda a começar a nos conhecer e a multiplicidade de escolhas e possibilidades que enfrentamos. Ansiedade significa que nos escolhemos. Ele também acreditava que a ansiedade nos ajuda a proteger nossas identidades como indivíduos que são únicos da multidão. Indivíduos estão ansiosos sobre diferentes eventos e itens – eles nem sempre ficam ansiosos com as mesmas coisas. Ansiedade revela nossa existência como indivíduos verdadeiros.

Então, remover a ansiedade é algo completamente bom? Não necessariamente. Ansiedade ajuda a nos mostrar quem realmente somos e nos mostra que somos indivíduos únicos. Remover a ansiedade significaria remover nossa individualidade.

Kierkegaard escreveu: “Ansiedade. . . é uma expressão da perfeição da natureza humana. É a saudade da vida terrena para os mais elevados. ” Isso quer dizer que também sentimos ansiedade quando reconhecemos que não somos quem poderíamos ser. Embora seja difícil admitir a princípio, há uma promessa em entender isso porque significa que sabemos que há maneiras de melhorar e de nos tornarmos uma pessoa melhor. Kierkegaard escreve:

“No mais profundo de todas as pessoas há, no entanto, uma ansiedade em estar sozinho no mundo, esquecido por Deus, negligenciado entre os milhões e milhões de pessoas nesta enorme família. As pessoas mantêm esta ansiedade à distância, olhando para as muitas pessoas ao seu redor, que estão relacionadas a elas como família e amiga; . . . mal ousamos pensar em como se sentiria se todos estes fossem tirados ”

Deste modo, a ansiedade representa, na verdade, a perfeição e o idealismo da natureza humana. Que queremos ser reconhecidos pelos outros. A ansiedade nos mostra que sempre queremos lutar por mais, que estamos nos esforçando para coisas maiores, que estão além do horizonte, que não podemos ver, mas sabemos que existem.

Você não deve temer ansiedade. Eu sei que não sei. Seu objetivo na vida não deveria ser eliminar completamente a ansiedade, mas tornar-se um ser humano autêntico que age de acordo com o que você realmente é , apesar da ansiedade. Você deve temer tornar-se um indivíduo vazio e oco que é indistinguível dos outros e não se tornar a pessoa que você sabe que poderia se tornar.

Kierkegaard disse que para aqueles que não experimentam ansiedade, “isso é porque ele é sem espírito”. Acima de tudo, a ansiedade é um reflexo do desejo do espírito humano pela perfeição e alcançar as maiores alturas. É o desejo de remover o sofrimento e os problemas de nossas vidas. A ansiedade extrema pode ser debilitante – mas nenhuma ansiedade pode ser tão ruim quanto.

Em conclusão

Agir apesar da ansiedade e do medo que você pode sentir. Você pode não ser capaz de eliminar totalmente a ansiedade, mas não deveria querer de qualquer maneira. Você deve tentar se tornar seu eu autêntico.