O silêncio é dourado: a ciência diz que você precisa de um tempo tranquilo para ser mais produtivo

Feche os olhos por um segundo. O que você ouve? Pássaros cantando, carros zunindo pela sua rua, seus filhos brincando lá fora?

Calendário Bloqueado Desbloquear Seguir Seguindo 25 de setembro de 2018

“O silêncio é um verdadeiro amigo que nunca trai.” – Confúcio.

Não importa o quanto você tenha tentado criar um local de trabalho silencioso e produtivo , é provável que sempre haja algum tipo de ruído enchendo seus ouvidos.

Geralmente, existem dois tipos de ruído do dia-a-dia. O primeiro é aquele ruído excessivo e contínuo, como viver em uma cidade e ouvir sirenes. Os outros são aqueles pequenos barulhos que nos distraem, como colegas de trabalho conversando ao lado de sua mesa.

Ambos podem ser irritantes e perturbar nosso foco. É por isso que, de acordo com um estudo de 2012 do Journal of Consumer Research , “um nível moderado de ruído de fundo aumenta a criatividade”. Por exemplo, geradores de ruído ambiente como o Noisli podem ser usados para abafar os ruídos de fundo para que você permaneça focado.

Mesmo certos tipos de música, como músicas sem letra, foram descobertos por pesquisadores para ajudar a escapar das distrações. Além disso, aqueles que ouvem música concluem tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores .

Enquanto tudo isso é bom, esse tipo de ruído de fundo não vai abafar os que estão voando na sua casa ou o colega que fica falando com a sua orelha. É por isso que se você quer fazer mais, então você precisa estar em absoluto silêncio.

O silêncio pode regenerar as células cerebrais.

Em outras palavras, o silêncio pode crescer o cérebro.

Pelo menos é o que os pesquisadores descobriram em um estudo de 2013 envolvendo ratos. O estudo , que foi publicado na revista Brain, Structure, and Function , comparou os efeitos do ruído ambiente, do ruído branco, dos sons de filhotes e do silêncio nos cérebros dos ratos.

Inicialmente, os pesquisadores queriam usar o silêncio como controle no estudo, mas depois de duas horas de silêncio por dia, eles notaram que os roedores levavam às novas células desenvolvidas no hipocampo. Esta é uma região chave do cérebro associada à aprendizagem, memória e emoção.

Embora o crescimento de novas células no cérebro não signifique necessariamente que existam benefícios tangíveis à saúde, a pesquisadora Imke Kirste acredita que as células pareciam se tornar neurônios funcionais. "Vimos que o silêncio está realmente ajudando as novas células geradas a se diferenciarem em neurônios e se integrarem ao sistema", disse. "Vimos que o silêncio está realmente ajudando as novas células geradas a se diferenciarem em neurônios e integrarem-se ao sistema", diz Kirste.

Se este for o caso, o silêncio pode ser terapêutico para condições de saúde como depressão e doença de Alzheimer.

Tempo Silencioso Alivia o estresse e a tensão.

"O ruído desnecessário é a ausência mais cruel de cuidados que podem ser infligidos em doentes ou em um poço", escreveu Florence Nightingale, enfermeira britânica e ativista social do século XIX. Nightingale chegou a argumentar que sons desnecessários poderiam causar sofrimento, perda de sono e alarme para pacientes em recuperação.

Acontece que Nightingale estava em algo. Pesquisas descobriram que a poluição sonora pode levar à pressão alta e a ataques cardíacos. Também pode prejudicar nossa audição e aumentar os níveis de estresse, uma vez que libera o hormônio do estresse cortisol.

O silêncio, no entanto, foi encontrado para ter o efeito oposto.

Um estudo de 2006 publicado na revista Heart descobriu que dois minutos de silêncio são mais relaxantes do que ouvir música “relaxante”.

Reabastece nossos recursos mentais.

Todos os dias nossos cérebros são bombardeados com informações, notificações de mídia social e lembretes para eventos e tarefas. Simplificando, viver no século 21 está colocando uma enorme pressão no córtex pré-frontal do cérebro. Uma vez que esta parte do cérebro está envolvida no pensamento de alta ordem, na tomada de decisões e na resolução de problemas, isso deve ser uma preocupação.

Isso eventualmente leva ao esgotamento de nossos recursos atencionais. Quando isso acontece, nos distraímos mais facilmente e nos tornamos mentalmente fatigados . Como resultado, torna-se mais desafiador resolver problemas, desenvolver novas ideias e concentrar-se.

A boa notícia, de acordo com a teoria da restauração da atenção , o cérebro tem o poder de restaurar seus recursos cognitivos finitos. A pegada? É somente quando estamos em ambientes de níveis mais baixos de entrada sensorial. Assim, sentar-se tranquilamente em seu consultório ou sair para passear são maneiras perfeitas de o cérebro baixar a proteção sensorial e recarregar as energias.

O silêncio nos permite acessar a rede do modo padrão do cérebro.

A rede de modo padrão do cérebro é ativada quando sonhamos, visualizamos ou meditamos. Esses momentos em que nos permitimos vagar é o que os cientistas chamam de "cognição autogerada".

Quando sonhamos acordados, por exemplo, o cérebro fica ocioso e desprendido de qualquer estímulo externo. Isso nos permite acessar nosso fluxo interno de pensamentos, idéias, emoções e memórias. Como resultado, podemos nos tornar mais criativos, empáticos e refletir sobre nosso estado emocional ou mental atual.

É claro que, para poder engajar essa rede, precisamos eliminar todas as distrações externas. E, como você provavelmente adivinhou, é quando se volta para o silêncio.

Como uma vantagem adicional, a atividade do modo padrão também pode nos ajudar a pensar de maneira mais profunda e criativa.

As vantagens de estar sozinho.

Finalmente, geralmente trabalhamos melhor em silêncio. E a única maneira real de conseguir isso é passar tempo sozinho.

A solidão tem sido freqüentemente desfrutada por pessoas bem-sucedidas como o matemático e filósofo francês Blaise Pascal, que uma vez disse: “Toda a infelicidade dos homens surge de um simples fato: eles não podem ficar quietos em seus aposentos.” Derek Shivers, fundador da CDBaby, também gosta sua solidão.

“Não é que eu odeie pessoas. Os outros melhores momentos da minha vida foram com as pessoas. Mas é interessante como muitos destaques estavam apenas sentados em uma sala, naquele maravilhoso fluxo criativo. Livre da tagarelice do mundo ”, escreveu ele.

Amy Morin, uma psicoterapeuta e autora de 13 coisas que pais mentalmente fortes não fazem”, escreve na Forbes que gastar apenas tempo é benéfico porque:

  • Ajuda você a desenvolver a compaixão pelos outros, pois tira você da mentalidade de "nós contra eles".
  • Aumenta sua produtividade desde que você está sendo distraído ou interrompido por outros.
  • Você está sozinho com seus pensamentos. Como resultado, sua mente vagueia e isso desperta a criatividade.
  • Estar sozinho torna você mais forte mentalmente.
  • O tempo sozinho lhe dá a chance de "pensar em seus objetivos, seu progresso e mudanças que você quer fazer em sua vida".
  • A solidão ajuda você a se conhecer melhor.

Formas de obter mais tempo de silêncio.

Certo. Se você quer fazer mais, então você precisa curtir o silêncio de vez em quando. Mas, como isso é possível quando você tem e-mails de trabalho constantes, colegas de trabalho você não vai deixá-lo sozinho, e as crianças que querem sair e brincar?

Aqui é onde você pode começar.

  • Acorde antes de todo mundo.
    Eu me levanto às 5:15 da manhã todas as manhãs. Desta forma, estou acordado antes de minha família, clientes e funcionários. Eu uso este tempo quieto e sozinho para ler, refletir e exercitar.
  • Programe o tempo de inatividade ao longo do dia .
    Em seu calendário
    , separe blocos de tempo em que você possa ficar sozinho. Eu marquei um bloco de 30 minutos depois do almoço de um tempo sozinho, para que eu pudesse dar um passeio ou simplesmente sair um pouco. Eu também programo horários de "buffer" entre as reuniões para que eu tenha sempre alguns minutos para mim.
  • Definir limites.
    Por exemplo, tenha uma sala que esteja fora dos limites dos outros. Se não for possível, feche a porta e coloque um sinal de “Não perturbe”.
  • Desligue as notificações.
    Eu coloco meu telefone no modo avião quando quero ser perturbado. No entanto, a versão mais recente do Android tem um prático modo Não perturbe. Você também pode usar ferramentas como Anti-Social ou SelfControl.
  • Ir caminhar.
    É uma ótima maneira de fugir e ficar sozinho com o seu pensamento.
  • Invista em fones de ouvido com cancelamento de ruído.
    Não só eles podem bloquear ruídos de fundo, quando eles próprios vão deixar você sozinho.
  • Delegar / contratar uma babá.
    Se houver certas tarefas que outra pessoa possa fazer, delegue-as a elas e use-as para serem deixadas em paz. Se você trabalha em casa e tem filhos, contrate uma babá para ter um pouco de tranquilidade.