Os efeitos miseráveis de muita cafeína

Café, terror e o impulso para o cafeinismo

Você acabou de ter seu quinto expresso duplo. As coisas estão ficando estranhas: você não pode se concentrar, seu peito está apertado e, por qualquer razão, você continua mexendo os dedos dos pés. Estas são apenas algumas das inúmeras maneiras em que a cafeína pode dificultar a vida. Eles são cada vez menos divertidos que os últimos.

Muitos de nós evitam com segurança esse ponto no espectro de consumo de cafeína. Nós temos um latte gelado ou qualquer outra coisa e chamamos de bom. Quantidades moderadas como essa podem nos ajudar a concentrar, estudar e – o mais importante – fazer coisas produtivas pela manhã. Mas a maioria de nós não está satisfeita apenas com quantidades moderadas.

Na tentativa de maximizar os bons efeitos da cafeína, muitos de nós são muito longe. Subestimamos o quanto tivemos, bebemos mais e entramos nesse mundo do Grande Arrependimento. Essa transição nos move de um lugar de produtividade onde realmente desfrutamos nossas vidas para uma em que estamos nervosos, paranóicos e nervosos. Esta é uma história de como fazemos essa transição.

Qualidade acima de quantidade

Quando se trata de cafeína, a quantidade que bebemos varia. Nos Estados Unidos, a média é surpreendentemente insignificante de 100 a 200 mg . Em lugares como a Noruega e a Suécia, é um 800 mg inconcebível. Para referência, um Pike Roast de dezesseis onças fluidas da Starbucks é de 310 mg. Um venti é de 410 mg.

As doses indesejáveis ??permanecem em torno da área de 400 mg. Se você realmente terminar um gotejamento de venti – o que infelizmente eu tenho feito – você se coloca diretamente neste espaço. Este é o ponto em que a maioria de nós passa de feliz e produtiva para, bem, tudo de ruim.

A maldição do excesso de cafeína não é apenas sobre a quantidade – é sobre o período de tempo em que você bebe. A cafeína leva cerca de quinze minutos para iniciar sua digestão no fígado e outros trinta para terminar. Então, tem uma meia-vida de cerca de quatro horas. Isso significa que para atravessar de um mundo para outro, você precisa beber muito depressa demais.

Essa experiência é agravada pelo fato de que, nos primeiros quinze minutos, estamos essencialmente voando às cegas. Para expressar isso de forma diferente, não sabemos o quanto tivemos. Isso cria uma janela terrível na qual, enquanto procuramos pelos efeitos desejáveis, podemos beber demais.

Você notará que minha conversa até agora se concentrou no café. Há uma razão para isso: o café tem mais miligramas de cafeína por onça fluida do que chá, chocolate, refrigerante ou bebidas energéticas. É, em outras palavras, um progenitor mais provável dessa experiência do que qualquer um dos outros. Se você se sentir mal depois de comer chocolate ou beber um monte de bebidas energéticas, provavelmente não é por causa da cafeína.

Seu cérebro na cafeína

Para que a cafeína exerça seus efeitos sobre nós, ela precisa passar por um processo de conversão no fígado. Esse processo reduz sua forma original para metilxantina, a molécula responsável por todos os seus efeitos. Uma vez convertida, esta versão modificada entrará no sangue e será enviada ao cérebro.

Quando a metilxantina entra no cérebro, ela bloqueia nossos receptores para uma denosina. A adenosina é uma molécula que diminui a excitação e desliga o corpo para dormir. Ela se acumula ao longo do dia como um subproduto do metabolismo celular, e quanto mais se acumula, mais organiza o nosso corpo para dormir. As pessoas às vezes chamam de “freios” do corpo: quanto mais há, mais nos atrasa.

Os receptores de adenosina são onipresentes em todo o cérebro. O lugar mais responsável pelos nossos ciclos de sono-vigília, porém, é o prosencéfalo basal . Essa estrutura do lobo frontal é como um “interruptor” biológico para o cérebro. Ele ajuda a coordenar a atividade de nossas redes de excitação (chamadas de sistemas de ativação ascendente ) para alterar o nível geral de alerta e excitação do nosso cérebro.

Nossas redes de excitação são o que nos dá os efeitos desejáveis ??da cafeína. Eles secretam neurotransmissores como dopamina e norepinefrina para nos deixar mais alertas, motivados, atenciosos e funcionais. Como a adenosina é impedida de pressionar os freios desses sistemas, eles são clicados em overdrive. O resultado é a estimulação e a alegria que a maioria de nós obtém daqueles lattes gelados matinais.

Essas redes de excitação também são a explicação para os efeitos miseráveis ??da cafeína. Numa tentativa de maximizar esses sentimentos agradáveis, muitos de nós bebemos além do nosso limite. Crescemos internados esperando pelo burburinho, temos outra ou duas tomadas e só depois percebemos o erro de nossos caminhos. É quando a nossa experiência piora.

Quando o bom se torna ruim

A experiência de muita cafeína é chamada de cafeinismo . Alguns dos mais sintomas comuns incluem nervosismo, irritabilidade, taquicardia (ritmo cardíaco acelerado), “falha gastrointestinal” e um tempo ruim. Esses sintomas surgem em parte da superativação dos sistemas de excitação do cérebro, mas também em parte de outra coisa.

No campo da ecologia comportamental, existe essa ideia chamada Continuum Iminente Predatório . Este continuum sugere que a atividade neural do nosso cérebro muda de maneiras distintas quanto mais nos aproximamos de um predador. Essas mudanças existem em três etapas:

  1. Pré-encontro . Esta é a vida antes de conhecer a fera. Você relaxa, sai, come e se envolve em outras tarefas cognitivamente complexas. Talvez você faça matemática ou algo assim.
  2. Pós-encontro . Esta é a vida depois de conhecer a fera. Você entra em pânico, congela, procura uma fuga. A matemática se torna um pouco mais difícil.
  3. Circular É quando a fera te identifica e cobra. Você corre. Você luta. Talvez você escape. Talvez você não saiba. De qualquer maneira você está assustada. Definitivamente não há mais matemática.

Quanto mais próximo de nós chegarmos a esse predador, mais as partes do cérebro do mesencéfalo assumem o controle. Essas regiões são frequentemente responsáveis ??por funções de sobrevivência, como lutar ou fugir. À medida que aumentam sua atividade, nosso cérebro “superior” – aquela coisa responsável por pensar, planejar, tomar decisões e matemática – é desligado.

Enquanto várias partes do cérebro estão envolvidas nesse processo, três se destacam: a amígdala , o chamado “centro do medo”, o cinza periaquedutal , um par de núcleos envolvidos na inibição da dor e o córtex pré-frontal medial , uma área responsável por inibir as duas primeiras regiões . À medida que a amígdala e o cinza periaquedutal aumentam sua atividade, o córtex pré-frontal é desligado.

O que chama a atenção nesse continuum é que muita cafeína pode provocar uma mudança semelhante na atividade neural. Quando nos aproximamos do nosso limite – isto é, quando terminamos esse gotejamento – nos aproximamos do estágio pós-encontro: nossa amígdala e o cinza periaquedutal ficam mais ativos enquanto o córtex pré-frontal se apaga. Demasiada cafeína, então, invoca uma experiência semelhante a ter acabado de ver um leão.

Não para todos

Agora, você pode estar pensando: “Uau, eu nunca tive essa experiência antes. Não deve realmente existir. ”Se assim for, garanto-lhe que isso é apenas sorte. Existem diferenças individuais na forma como nossos corpos processam a cafeína, então alguns de nós inevitavelmente a digerem mais rapidamente, têm meia-vida mais curta, etc. Essas diferenças diminuem as chances de acumular uma concentração indesejável. Mas há outra razão pela qual podemos ser diferentes.

A experiência do cafeinismo é mais provável de ocorrer em pessoas com predisposição à ansiedade . Em pessoas assim, quantidades menores são mais propensas a provocar paranóia e nervosismo – perfis semelhantes ao estágio pós-encontro. Nem todo mundo compartilha tais propensões, então nem todos sentirão os mesmos efeitos.

Tais disposições são importantes por causa da maneira como a emoção funciona em nosso corpo. A Teoria da Apreciação da Emoção , por exemplo, afirma que a emoção tem um componente fisiológico e cognitivo. Isso significa que podemos ter a mesma experiência fisiológica – o peito apertado, pernas inquietas, aumento do ritmo cardíaco -, mas interpretá-lo de maneiras diferentes. É a diferença entre o paraquedismo e a corrida pela sua vida.

Aqueles de nós com predisposição para a ansiedade, então, são mais propensos a interpretar a excitação abundante de muita cafeína como medo e pânico, não alegria e diversão. Para nós, a experiência inicia o movimento ao longo do continuum predatório: as partes de luta ou fuga do cérebro assumem o controle, outras partes são desligadas. O resultado é aquela raça desagradável de nervosismo, agitação e vigilância que sentimos em relação a tudo que nos rodeia.

Para aqueles de nós que experimentam o cafeinismo, é decisivamente a pior coisa de todas. Todos os benefícios que procuramos inicialmente da cafeína murcham no nada – não podemos nos concentrar, nossas pernas ficam inquietas, não podemos fazer muita coisa. É como se tivéssemos acabado de ver um leão escondido atrás de alguns arbustos próximos. Talvez esta seja uma boa informação para se ter em mente antes de baixar o quinto espresso.