Por que o baixo teor de carboidratos não diminui o tempo de vida, apesar do estudo recente

Entendendo os Padrões de Pesquisa e Outros Fatores

Keenan Eriksson Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 7 de janeiro Foto de Daniel Apodaca no Unsplash

R ecentemente, um estudo publicado em The Lancet Saúde Pública Jornal implícito que dietas de baixo carboidrato, tais como ceto ou formas de paleo, pode reduzir a expectativa de vida em cerca de 4 anos.

Sendo que estas dietas são incrivelmente populares agora para a prevenção de doenças, energia, prevenção e cura de doenças crônicas, e têm uma longa lista de histórias de sucesso, este estudo tomou a internet pela tempestade.

Eu quero abordar essa loucura repentina porque, francamente, acho que o hype é infundado.

Primeiro de tudo, antes de seguir em frente, há definitivamente maneiras de fazer low-carb da maneira errada. Essas dietas dependem de uma maior ingestão de gordura, então você precisa estar consumindo gorduras saudáveis. Estes incluem óleo de coco, manteiga alimentada com capim, abacate, ghee, óleo de semente de linho, azeite extra-virgem, gordura de carne, óleo de peixe e alguns outros. Eles não incluem óleos vegetais parcialmente hidrogenados e outros óleos altamente prevalentes, mas inflamatórios.

Só porque você está atingindo os percentuais certos para ser considerado "low carb" não significa que você é saudável. Heck, estes óleos vegetais inflamatórios altamente oxidados que são encontrados na maioria dos alimentos processados, alimentos fritos e restaurantes são uma das principais causas de inflamação e doença e também desequilibrar nossos rácios de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.

Dito isso, este estudo dizendo que baixa carb diminui a longevidade tem vários erros científicos que, na minha opinião, tornam os resultados inválidos por enquanto. Primeiro de tudo, o estudo mediu as dietas das pessoas fazendo-as lembrar o que elas comiam regularmente em um período de 2 a 6 anos, e a duração do estudo era de 25 anos. Isso significa que os participantes estavam mais ou menos adivinhando que tipo de comida eles comiam até seis anos antes, e no mínimo dois anos antes, durante as entrevistas periódicas.

Ainda assim, embora talvez os participantes tivessem uma lembrança um pouco precisa de seus hábitos alimentares, uma das maiores falhas do estudo é que ele não levou em conta as diferenças de gênero em todas as causas de mortalidade. Geralmente, os homens são mais propensos a comer dietas de baixo carboidrato do que as mulheres. Os homens também exibem menor expectativa de vida do que as mulheres. Sem explicar isso, os resultados deste estudo podem ter simplesmente mostrado que os homens morrem mais cedo do que as mulheres, o que já é conhecido por ser verdade, em vez de implicar a dieta baixa em carboidratos.

Em seguida, muitas pessoas optam por iniciar dietas de baixo carboidrato como soluções para diabetes, obesidade e doenças crônicas. Isso também não foi levado em conta, e os participantes com baixa concentração de carboidratos podem ter tido condições pré-existentes que os eliminaram para mortes anteriores que não são específicas da dieta baixa em carboidratos.

Finalmente, o estudo não levou em consideração os tipos de alimentos ingeridos, apenas os percentuais. Dito isso, acho que a maioria das pessoas que iniciam dietas com baixo teor de carboidratos prestam atenção à qualidade dos alimentos, portanto, se o estudo tivesse prestado atenção, elas poderiam ter uma posição melhor para implicar baixa carb na expectativa de vida encurtada. No entanto, como não o fizeram, vale ressaltar que a qualidade dos alimentos ingeridos pelos participantes do estudo não foi considerada.

Com tudo isso em mente, é minha convicção pessoal que os benefícios das dietas de baixo carboidrato: principalmente a regulação do açúcar no sangue, o suporte mitocondrial e a restrição calórica, provavelmente aumentam a longevidade. Observadas isoladamente, a restrição dietética e calórica são dois dos fatores mais altamente correlacionados com a longevidade.

Não creio que este estudo apresente um argumento relevante, e precisaremos de mais pesquisas para descobrir se realmente existem implicações negativas para a longevidade de dietas com pouco carboidrato.

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