Por que você não consegue realizar suas resoluções

Você não está escutando suas emoções

Gustavo Razzetti Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 7 de janeiro Pic de Thomas Bonometti / Unsplash

“As resoluções de Ano Novo frequentemente falham porque emoções e experiências tóxicas do nosso passado podem nos sabotar ou nos manter presos aos mesmos velhos pensamentos, padrões e arrependimentos.”

– Debbie Ford

É impossível mudar nosso comportamento sem abordar nossas emoções.

Podemos administrar nossas atitudes, mas as emoções estão fora de nosso controle. Esse é o maior desafio que temos pela frente. Mesmo que não possamos controlar nossas emoções, devemos enfrentá-las se quisermos alcançar nossas resoluções.

Você não pode bloquear emoções negativas de sua vida. Seja medo, ansiedade ou culpa, você não está imune à montanha-russa emocional – a mudança não é um processo linear, mas cheio de altos e baixos.

Infelizmente, a maioria das pessoas acha que o sucesso depende de um método. Ao procurar um processo de cinco etapas para alcançar nossos objetivos, eles não conseguem resolver a batalha emocional dentro de suas mentes.

Emoções dentro da sua cabeça

“O problema com as resoluções de Ano Novo é que as pessoas tentam adotar muitas mudanças comportamentais de uma só vez. Não funciona Eu não me importo se você é um CEO de classe mundial – você vai sair.

– Tim Ferriss

Não há nada de errado com os métodos de produtividade. Sem a devida disciplina, ferramentas e objetivos, gerenciar suas emoções sozinho não é suficiente. No entanto, se você não consegue entender e gerenciar suas emoções, alcançar seus objetivos se tornará uma batalha perdida.

A ciência fez muito progresso na batalha contra a procrastinação, tratando-a como um problema de gestão de emoções, e não de produtividade, como escrevi aqui.

Vamos começar entendendo as diferenças fundamentais entre emoções, sentimentos e humor.

Emoções são uma resposta instantânea a um gatilho específico – nosso cérebro libera substâncias químicas emocionais em meio segundo. O corpo inteiro experimenta essa reação instintiva que dura apenas 6 segundos.

Sentimentos , por outro lado, acontecem em nossas cabeças – nós começamos a processar a reação química. Eles são associações mentais; nós processamos a emoção e a deixamos absorver. Os sentimentos são pessoais e adquiridos através da experiência.

Por fim, um humor é um estado emocional. É menos específico, menos intenso e menos provável de ser provocado por um evento particular. Eles afetam a maneira como respondemos aos estímulos – nossos humores criam um viés em favor de reagir negativamente ou positivamente.

Emoções são mais complexas e com nuances – a maioria das pessoas não consegue realmente entender o que causa dor ou conforto. Os humores são mais diretos – Você está de bom humor ou ruim.

Emoções não são apenas negativas ou positivas

Entender as emoções básicas ajudará você a reconhecer, nomear e navegar nelas. A classificação mais influente é a roda de Robert Plutchik – descreve oito emoções básicas: raiva, antecipação, alegria, confiança, medo, surpresa, tristeza e nojo.

Emoções são uma resposta a um gatilho específico – cada um tem um propósito específico.

Imagem por https://www.6seconds.org

Dividir as emoções em positivas e positivas criou um mau rap para o último. A maioria de nós foi criada para mostrar os bons e manter os maus para nós mesmos. No entanto, todas as emoções são parte da sua experiência. Você não pode ter alegria sem sentir tristeza ou coragem sem medo .

Tentar apagar emoções negativas cria mais problemas – não podemos fugir deles. Vamos enfrentá-los.

Ser positivo não é apenas ter emoções positivas, mas abraçar todo o nosso eu – positivo e negativo – em vez de idealizar a nossa vida . Como Golda Meir disse: "Aqueles que não sabem chorar com todo o coração também não sabem rir".

Emoções são fluidas – você pode transformá-las em seu favor, independentemente de serem positivas ou negativas.

Como melhorar sua administração de emoções

Quando as emoções negativas se agitam, é preciso coragem para não recuar.

A maioria de nós não sabe como nossas emoções afetam nossa produtividade. Para desenvolver respostas eficazes, precisamos aprender como e por que elas se manifestam.

Raiva, medo, inveja, culpa e tristeza são as emoções negativas mais comuns que surgem em nosso caminho – devemos administrá-las se quisermos alcançar nossos objetivos. Saber mais sobre essas emoções aumenta sua capacidade de identificar, nomear e lidar com elas.

1. Raiva

A raiva é uma das emoções negativas mais comuns, especialmente no trabalho. Pode resultar de conflitos interpessoais, frustrações ou tratamento injusto . Às vezes, a raiva é desencadeada por reviver algo que aconteceu no passado.

Digamos que você tentou aprender um novo idioma há alguns anos e desistiu. Agora você está dando outra chance. No momento em que você se sentir preso, você se lembrará imediatamente que falhou em sua tentativa anterior. Reviver esse fracasso pode deixá-lo com raiva e sugar a energia de você. Assim, aumentando suas chances de desistir (de novo).

“O maior remédio para a raiva é o atraso.” – Thomas Paine

Uma chave para controlar a raiva é tomar alguma distância. Acalme-se antes de tomar qualquer decisão. Refletir sobre por que você está com raiva? Qual é a causa de sua chateação? Ter expectativas irrealistas é o que torna a maioria das pessoas frustrada. Talvez você defina a barra muito alta. Ou você espera que o progresso seja linear versus uma estrada esburacada.

Fonte: Demetri Martin

A raiva alimenta mais raiva – cria ressentimento e frustração sem fim.

Você é muito duro consigo mesmo? Quando a raiva está se mexendo, permaneça imóvel. Ouça o que essa reação química está dizendo a você. Qual é o problema que você está lutando? Discriminar questões reais das imaginárias – pressão desnecessária não é o mesmo que espaço para crescimento. Pratique o corte de tarefas em tarefas menores.

2. Medo

O medo do fracasso colide com a nossa capacidade de atingir nossos objetivos. Ainda pior, eles procrastinam dando o primeiro passo – eles deixam de lançar um novo projeto ou hábito.

As razões pelas quais temos medo de falhar varia de pessoa para pessoa. A maioria das pessoas considera as coisas muito pessoais – se elas não conseguem realizar algo, elas se tornam "um fracasso ". Outros acreditam que não são bons o suficiente ou têm medo de ser felizes. Muitos de nós abordamos novos hábitos com uma mente perfeccionista – não podemos aceitar que não somos perfeitos.

"Mares suaves não fazem marinheiros hábeis." – Provérbio Africano

É improvável que a maioria das pessoas compartilhe seus medos com os outros, especialmente no local de trabalho. O medo pode ser um inimigo ou seu aliado – é o seu chamado para enfrentá-lo ou não. Viver sem medo não é sobre não ter medo, mas aprender a dançar com medo . Isso não significa ignorar seus desafios, mas sim encarar o medo nos olhos. Ao enfrentar suas emoções, você encontra o mundo com um coração aberto – você abraça sua vulnerabilidade.

O que te deixa com medo? Anote todas as razões que vêm à mente toda vez que o medo te distrair de seus objetivos. Do que você realmente tem medo? Faça essa pergunta várias vezes. Não julgue suas respostas. Nomear seus medos é o primeiro passo para fazer amizade com eles.

O verdadeiro destemor não é a ausência de medo, mas a amizade com o medo.

O medo ativa nosso mecanismo de defesa – sentimos que estamos em perigo mesmo se não estivermos . O que está 'atacando' você? De onde vem esse ataque? Por que você se sente atacado? Ironicamente, o medo tem um lado positivo – quando seu cérebro sente uma "ameaça", sua capacidade de concentração aumenta.

3. Inveja

Inveja e ciúme viajam juntos, mas são emoções diferentes. A inveja é um relacionamento de duas pessoas: “Eu quero o que você tem.” O ciúme é um triângulo de três pessoas: “Eu quero o reconhecimento que você tem dos outros”.

Bertrand Russell disse: "Os mendigos não invejam milionários, embora, é claro, invejem outros mendigos que tenham mais sucesso".

O ciúme se origina da perspectiva do fracasso; inveja do 'fracasso' real – quando as coisas não acontecem do nosso jeito, queremos ser tão bem sucedidos quanto os outros. Esse é o problema de nos compararmos com os outros – idealizamos o seu sucesso em vez de nos concentrarmos em progredir. Temos a noção de aprender tudo de trás para frente – não é fácil, mas uma experiência dolorosa como escrevi aqui .

Nosso cérebro é um músculo; dói quando nos estendemos além da nossa zona de conforto. A dor é um indicador do progresso – devemos continuar a avançar, não fugir. A inveja acrescenta mais dor – comparamos nosso progresso inicial com aqueles que vêm fazendo algo há anos. O sucesso é o fim de um longo caminho, concentre-se nos passos de hoje, não no destino final.

Evite comparar-se com os outros. Torne-se seu próprio benchmark. Quando paramos de nos julgar, liberamos nosso potencial.

4. Culpa

Quando a culpa compete pela sua atenção, ela geralmente vence. A culpa é um sentimento comum que indica que nossas ações (ou inação) podem causar danos a outra pessoa. Eu deveria ter feito algo diferente! Eu deveria estar fazendo mais! A culpa nos deixa presos – nós refazemos o passado em vez de viver o momento presente.

Em psicologia, o termo efeito Zeigarnik refere-se a pessoas lembrando-se de tarefas não concluídas ou interrompidas melhor do que as tarefas concluídas. Nós nos culpamos por não ter feito melhor ou mais. Culpa de produtividade é a sensação incômoda de que você deveria estar fazendo mais – você sente que nunca alcançará seus objetivos.

"Os erros são sempre perdoáveis se alguém tiver coragem de admiti-los" – Bruce Lee

Culpa de produtividade é uma mentalidade de se sentir mal por não criar, alcançar ou trabalhar duro o suficiente. Geralmente nos sentimos culpados porque fomos ensinados a preencher nossos dias com as coisas importantes – nos punimos emocionalmente quando pensamos que estamos fazendo algo trivial.

Trate-se com gentileza. Colocar muita pressão prejudica nossa produtividade. A auto-apreciação é essencial – ela constrói uma base sólida para crescermos e nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Por que você se sente culpado por não fazer mais? De onde vem essa pressão? Você é justo consigo mesmo? Ou muito crítico? Mime-se gentilmente sem abaixar o seu bar.

5. Tristeza

Sentir-se triste esmaga nosso entusiasmo e drena nossa produtividade – sentimos que nossa energia é baixa e não pode se concentrar. A tristeza tem repercussões diretas – paramos de aparecer, procrastinamos e deixamos de fazer o que queremos.

A tristeza nos faz sentir isolados – o momento em que precisamos de mais ajuda é quando nos escondemos mais. Abrace a tristeza no seu próprio ritmo, mas não se isole – compartilhar o afeto pode ajudá-lo a aliviar a dor.

Ser compreensivo. Nós não somos as pessoas mais produtivas quando estamos tristes. Concentre sua energia na recuperação antes de tentar alcançar suas resoluções. Pressão adicional pode fazer você se sentir mais triste e também culpado . Tristeza, assim como a raiva, pode semear mais emoções negativas se você lutar contra isso, ao invés de aceitá-lo.

“Devemos entender que a tristeza é um oceano, e às vezes nos afogamos, enquanto nos outros dias somos forçados a nadar.” – RM Drake

Se você se sentir muito triste, reconheça que não é hora de se preocupar em ser produtivo. Só você pode determinar quando está pronto para se desafiar. Comece gradualmente, mas não seja pego em um estado constante de tristeza. Voltando à sua rotina normal ou fazendo progresso – não importa quão pequeno – vai reenergizar você.

Pergunte a si mesmo: Como me sinto hoje? O que é possível? Pare de vez em quando para confrontar a causa de sua tristeza. Arranje espaço para deixar tudo sair quando necessário. Quanto menos você esconder suas emoções reais, menos elas ficarão no seu caminho. Aprender a lidar com a adversidade fortalece sua capacidade de se recuperar .

Sua vez

Emoções são criadas por percepções incorretas – há uma lacuna entre aparência e realidade. Entender como as emoções afetam sua produtividade requer prática.

A autoconsciência é fundamental – quanto mais você se conhece, melhor você pode lidar com suas emoções. Trate-se gentilmente, abrace suas emoções. Preste atenção. O que eles estão tentando te dizer? Aprenda a ajustar sua rotina às suas emoções, em vez de evitá-las. Ou vai sair pela culatra.

Nomear suas emoções é um passo crítico – é mais fácil gerenciar algo quando você sabe com o que está lidando. Espero que o guia acima o ajude a melhorar a escuta, a nomeação e a compreensão de suas emoções. Felicidades para um incrível 2019!

Texto original em inglês.