Qual é a graça quando sua bota está no seu pescoço?

Grace pode não trazer o tipo de notícia que queremos ouvir, mas é uma boa notícia, no entanto

Jonas Ellison em Palavras comuns seguem Jul 6 · 5 min ler Foto por Dmitry Yakovlev em Unsplash

Outro dia, escrevi sobre as 'boas novas' que somos redimidos ('feitos bem') no âmago de nosso ser, não pelo que fazemos, mas por quem somos como parte integrante da criação desde o nascimento (como encarnado através da vida, morte e ressurreição de Jesus, é claro – mas nem todos estão nessa narrativa, o que é bom).

Se eu tenho a minha teologia correta (novamente, eu sou um novato total aqui), Deus – agindo em, através de e como Jesus – morreu para a lei. Jesus transformou Deus desta força em expansão nas nuvens em um camponês quebrado e preso em uma cruz olhando de nossa perspectiva.

Como pastor luterano, Nadia Bolz Weber escreve em seu (incrível) livro, Accidental Saints

Parece uma coisa estranha e abstrata de se dizer. “Jesus morreu por seus pecados.” E desperdicei muita tinta argumentando contra a noção de que Deus tinha que matar Jesus porque éramos maus. Mas quando Caitlin disse que Jesus morreu pelos nossos pecados, incluindo aquele, eu fui lembrado novamente que não há nada que tenhamos feito que Deus não possa redimir. Pequenas traições, grandes infrações, pequenas ofensas. Tudo isso.

Alguns diriam que, em vez de a cruz ser sobre Jesus nos colocar para tirar a palmadinha realmente má de Deus por nossa própria malícia (o termo teológico chique para isso é expiação substitutiva), o que acontece na cruz é uma “troca abençoada. Deus reúne todo o nosso pecado, todo o nosso lixo destroçado no próprio Deus e transforma toda aquela morte em vida. Jesus pega nossa porcaria e troca por sua bem-aventurança.

Agora, é fácil ver que isso é realmente uma boa notícia para o agressor cheio de culpa ou vergonhoso. Mas e as vítimas? Porque se essa infinita graça unidirecional e misericordiosa de Deus é verdadeira para mim, também é verdade para o tirano que tem uma bota no meu pescoço.

Se sou eu quem está batendo com o rosto na calçada, vou orar para que Deus, que se amaldiçoa, saia do céu, tire meu agressor das minhas costas e lance-o para um inferno de fogo. Como pronto.

Esta é a amarga pílula da graça. É por isso que nossa cultura transacional ocidental – até mesmo a igreja cristã – tem dificuldade em engoli-la. Porque a graça não faz sentido para a mente lógica de manter o registro. Não só não faz sentido, mas também é ofensivo (como você verá em breve).

Um Deus condenador – mesmo aquele que amaldiçoa aqueles que realmente queremos condenados – é um Deus condicional. E o evangelho – as boas novas – proclama uma e outra vez que esse Deus é incondicional. Este Deus oferece amor firme até (especialmente) ao pecador mais miserável (todos nós – yay).

Então, o que essa 'boa notícia' faz da vítima em relação ao agressor?

Eu tenho que te dizer, eu não tenho uma resposta inteligente e arrumada para esta. E temo que qualquer coisa que eu diga possa ser vista como uma maneira de simpatizar com os agressores. Mas isso faz parte da insanidade dessa fé cristã.

Eu acho que nos deixa a vítima na cruz, onde o único caminho para a nova vida é ter o controle solto sobre quem eles pensam que são. A vítima é forçada a chafurdar em seu estado autoidentificado ou de alguma forma saber que Deus não está crucificando- os naquele momento; em vez disso, Deus é crucificado com eles e os ama por todo o caminho.

A única liberdade da vitimização está na ressurreição do outro lado da aflição, que nada tem a ver conosco. Este não é um ato da vontade, mas da morte e nova vida que vem de fora de nós. Talvez isso aconteça depois que nosso coração parar, ou talvez antes. Mas isso não depende de nós. É algo que, em um certo ponto, nós temos que nos render. E a maioria de nós não chega lá sem um monte de chutes e gritos primeiro.

Também ajuda a entender a mecânica espiritual do que está acontecendo no coração do agressor. Por mais que eles pareçam ter a vantagem contra a vítima, eles estão muito mais profundamente aprisionados do que eles. Quando se recorre à agressão ou à violência, eles estão efetivamente possuídos. Sua identidade foi colocada tão longe de Deus que eles estão cegos para a própria vida. Se a justificativa deles está na agressão à vítima, eles estão no inferno. Não depois da morte, mas ali mesmo. Eu digo isso não de uma maneira vergonhosa (embora eu deva sentir-se justificado em envergonhar os agressores, como você logo verá, somos todos agressores até certo ponto), mas por tristeza.

É aí que entra uma antropologia baixa . Ela nos mostra que os agressores vivem sob a mesma condição psico / espiritual que todos os outros vivem (embora possa estar latente para a vítima no ponto da aflição). Não é que o agressor seja mais bom ou mau do que a vítima, é apenas que eles estão mais envolvidos / cegados por ele do que a vítima é na época.

O pecado (a propensão humana para estragar as coisas) tem agarrado o agressor tão fortemente e a vítima passa a estar na ponta do negócio dele.

Como vítimas, só podemos orar para que, quando e se o tempo de nossa perseguição chegar, possamos ser milagrosamente renovados nele. Que os efeitos de nossa aflição acendam uma nova vida em nós que se estende e oferece a mesma misericórdia, graça e amor aos nossos agressores com o mesmo abandono desenfreado que Deus nos estende.

Isso não é simples 'vida hack'. Não é um estado interno que é possível através de proezas espirituais individuais. Eu não acho que podemos meditar nosso caminho para este lugar. Como eu disse, é uma morte completa e uma ressurreição que vem de Deus, não de nós.

E sim, isso é graça. A graça não vem de nós. Se alguma coisa, vem através de nós, mas sua fonte nunca está na psique individual. Ele mergulha em imerecível e faz todas as coisas novas. Talvez não seja o tipo de notícia que queremos ouvir, mas boas notícias, no entanto.