Sem escadas e sem livros

Todos nós precisamos de um lugar para cair e descansar

Jonas Ellison Seg, Julho 24 · 4 min ler Foto de Biao Xie no Unsplash

O mundo apresenta infinitas escadas para subir em inúmeras áreas da vida.

De carreira a relacionamentos, dinheiro, estilo, cultura pop, descuido, educação, preparo físico, status alimentar, código postal, proeza dos pais e capacidades espirituais (para citar apenas alguns) – cada um sendo uma arena em potencial para entrar e determinar minha vale a pena contra as minhas próprias expectativas inchadas e as dos meus pares.

Lembro-me do impulso rebelde contra a religião que senti quando era mais jovem. Eu tinha 11 anos, talvez 12 anos. Lembro-me de recuar da noção de um deus que agitava os dedos e fazia anotações.

Eu não tive nenhuma pressão religiosa dos meus pais. Minha mãe – católica – estava muito doente na época e meu pai havia abandonado a igreja muito antes de eu nascer. Embora nos considerássemos "cristãos" e eu fosse batizado como católico, encontramos apenas os requisitos mais baixos.

Quando ela faleceu alguns anos depois, eu flutuei por muitos anos e depois me tornei espiritual-mas-não-religiosa (SBNR e sempre enfatizando a parte BNR da descrição) em meus primeiros 20 anos. Na minha cabeça, eu estava me libertando da culpa inerente à religião. Porque eu era uma boa pessoa, droga!

Minha marca de não-religiosidade espiritual me disse que eu era um com o Universo (eu tive dificuldade em dizer a palavra G até muito recentemente). Eu estava bem para ir. Tudo feito. Não há necessidade de religião.

Tanto quanto eu sabia, sem toda essa coisa de religião na minha vida, eu poderia ser feliz. Eu não tinha um Deus que estivesse no meu caso o tempo todo. Graças a Deus… Não, quero dizer, agradeço ao Universo ! Nenhuma escada para escalar e nenhum livro de comportamento para equilibrar!

Na comunidade SBNR, eu estava cercado pelo povo espiritual mais amoroso, mas um dia, me dei conta de que havia escadas e livros em volta de mim. Mesmo nesse espaço não-religioso, ainda falamos sobre certas pessoas sendo "manifestadores mestres" e "níveis mais elevados de consciência". Aquela senhora, ali, acabara de terminar um retiro de 30 dias nas Montanhas Rochosas. E esse cara teve um 'despertar' em um retiro de ayahuasca de alto nível.

Nossa, quão inacreditavelmente espirituais eles devem ser. E quanto mais eu precisava fazer …

As escadas e livros que eu pensava ter abandonado durante a adolescência estavam tão presentes quanto estavam em qualquer outro lugar da vida. Era a lei vestida como graça e estava cortando minha alma, mas eu não sabia disso há muito tempo. Levei-me a estudar teologia luterana para perceber a dinâmica que estava acontecendo.

Toda a 'conversa sobre o Universo' deixou de ser útil para mim. A alegria e felicidade e os chakras e manifestações me fizeram sentir bem, mas também me entorpeceu ao meu pecado e de todos (sim, todos) ao meu redor. Eu precisava – como diz Brene Brown – mais sangue no chão da minha igreja. Eu precisava da figura de Jesus pendurada em uma cruz – a mesma coisa que me repugnou por tantos anos – para visceralmente me lembrar de várias coisas vitais …

A opressão da condicionalidade é humana – não apenas cristã – e neste santuário estou livre dela.

Eu precisava ver como o julgamento e a condenação, mascarados como justiça própria, levam ao desespero.

Eu aprendi que a morte é o que leva à ressurreição.

Eu precisava ouvir as palavras "Está consumado", como um fim divino para meus esforços fracassados de justificação que me colocam em conflito comigo mesmo, com Deus e com os outros.

Eu precisava ver que o caminho de Deus não era uma escada, mas para baixo. Deus não estava me mantendo em grandes e gloriosas expectativas em e de mim mesmo; Deus estava com os meus pés cansados lavando-os como Jesus fez com seus discípulos (em vez de os amarrar nas almofadas de meditação de duelo).

Minha igreja e a fé que carrego comigo hoje despedaça as escadas. Church costumava me estimular como um indivíduo. Eu costumava ter a sensação de que queria sair depois da igreja e tocar no meu maior nível. Para mostrar ao mundo o quão incrível minha destreza espiritual estava me fazendo.

Mas hoje, quando entro naquela pequena igreja luterana, olho em volta e vejo pecadores, assim como eu. Estamos todos confusos de nossas próprias maneiras, quer estejamos usando trapos ou ternos. Não há escadas para subir nesta fé. A única escada em volta é aquela que Deus nos leva.

Nesta fé, Deus desce até nós e nos encontra onde estamos. A opressão da condicionalidade é humana – não apenas cristã – e neste santuário estou livre dela.