Sua mente, organizada

Bidemi Ologunde Blocked Unblock Seguir Seguindo 4 de janeiro Foto: Darius Bashar (Unsplash)

Imagine o cérebro como uma antiga casa que foi repetidamente renovada. Como uma casa grande, seu cérebro está cheio de informações: memórias, planos, idéias, etc., mas nenhuma dessas informações é cuidadosamente arquivada. Para ajudar na sobrevivência, o cérebro humano desenvolveu sistemas e processos complexos para priorizar, armazenar e recuperar todas as informações que você encontrar. Às vezes, esses sistemas são prejudicados e, quando isso acontece, a casa fica inabitável e não passa nem por uma inspeção de segurança.

Obviamente, você não pode sair do seu cérebro; em vez disso, você poderia perder as chaves: esqueça o que diria no meio de uma frase e também poderia se tornar menos produtivo, porque não conseguiria manter as prioridades. Suas esperanças, sonhos e tudo que você planejou tornam-se impossíveis com uma mente desorganizada.

O sistema atencional do seu cérebro

O cérebro humano organiza e processa informações através de vários sistemas. Um desses sistemas é o sistema de atenção, que determina o modo como o cérebro lida e organiza as informações – em outras palavras, qualquer coisa que seu cérebro presta atenção. Ao longo de milhares de anos, a evolução desenvolveu um sistema mais nuançado que pode ser resumido em uma frase: nosso cérebro evoluiu para se concentrar em uma coisa de cada vez . Essa coisa sempre foi a coisa mais importante.

Imagine seus ancestrais dezenas de milhares de anos atrás em uma caçada. Eles estão escondidos no mato, segurando suas lanças. Era literalmente uma questão de vida ou morte para eles serem capazes de deixar de lado qualquer distração em potencial e concentrar cada possível atenção em qualquer coisa que estivessem caçando. Apenas as coisas mais importantes, como um predador que se aproximava, interromperam seus pensamentos e chamaram sua atenção.

Hoje em dia, colocamos nossos sistemas de atenção sob estresse porque nossos cérebros não estão preparados para lidar com a enxurrada de novos fatos e visões que enfrentamos todos os dias. Hoje em dia estamos constantemente tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo – dirigindo um carro, ouvindo o rádio, pensando em uma próxima reunião de negócios, respondendo um e-mail, selecionando músicas na sua lista de reprodução, etc. Não é incomum que todas essas coisas aconteçam simultaneamente.

O cérebro humano só pode se concentrar em um número limitado de estímulos de cada vez.

Uma maneira de ver como nosso cérebro é melhor em se concentrar em menos coisas é que nossos cérebros estão mais interessados em mudanças do que em constantes. Imagine que você está dirigindo e, de repente, notou que a estrada está esburacada. O mais louco é que, alguns momentos antes, você não estava pensando conscientemente em quão plana e suave era essa estrada – isso não é uma informação útil. No entanto, é útil notar e pensar sobre a estrada se de repente ela parecer irregular – você pode estar em perigo, a suspensão do seu carro pode ser danificada ou você pode ter um pneu danificado. O ponto é que seu cérebro percebe a estrada esburacada porque é diferente da norma e perigosa, enquanto não percebe a estrada plana porque é esperada e inofensiva.

Se você já se perguntou como algumas pessoas lidam com tarefas uma de cada vez, e elas sempre parecem ter sido feitas , em comparação com outras que tentam fazer várias tarefas , e parecem nunca fazer nada, agora você sabe por quê.

Decisões

As decisões são parte da vida cotidiana: devemos ir com o plano de Internet mais barato ou pagar mais por dados ilimitados? Devemos responder a este email agora ou percorrer o Facebook primeiro? Hoje em dia nos confrontamos com decisões como essa a cada minuto.

Estamos cercados de mais e mais informações e, como resultado, somos forçados a tomar mais e mais decisões.

Como o nosso cérebro pode lidar com esse fluxo ininterrupto de decisões, quando originalmente evoluiu para processar uma ideia de cada vez? Muito simples: podemos gerenciar o fluxo de informações concentrando nossa atenção.

Nosso cérebro se concentra instintivamente na informação mais importante. Por exemplo, imagine que você esteja em uma rua movimentada e seu cão a trava. Enquanto você procura desesperadamente por ela, seu cérebro automaticamente elimina todos os detalhes desnecessários: as pessoas, carros, prédios e apenas se concentram em coisas do mesmo tamanho e cor do seu cão. Como você pode ver, seu cérebro está constantemente priorizando e focando, não tentando analisar todas as informações na rua.

Quando você trabalha contra o cérebro bombardeando-o com informações e constantemente mudando sua atenção entre tarefas diferentes, seu cérebro luta e fracassa e há um preço a pagar por isso: seu cérebro é mais eficaz quando pode se concentrar em apenas algumas coisas. Esse processo automático de aprimorar nosso foco até o que é necessário também deve ser refletido em nossa tomada de decisão. Em outras palavras, você não deve gastar muito tempo em escolhas menos importantes do dia a dia. Em vez disso, você deve encontrar atalhos e maneiras de simplificar sua tomada de decisão.

Por exemplo, uma decisão difícil pode ser gastar dinheiro em coisas que podem facilitar sua vida. Uma boa maneira de analisar essa decisão é pensar no valor monetário do seu próprio tempo, porque ele permite compará-lo ao benefício que o produto ou serviço promete. Se você está pensando em contratar alguém para limpar seu apartamento em vez de fazê-lo sozinho, pergunte a si mesmo se estaria disposto a pagar US $ 50 por duas horas extras de tempo livre. Se a resposta for sim, então vá em frente. Não precisa gastar horas tentando tomar essa decisão.

Organizando lembrando

Chaves. Óculos. Telefone. Carregador. Auriculares Sua caneta favorita … É tão frustrante que os objetos que precisamos conosco o tempo todo também são os que parecem desaparecer com mais frequência. Perdemos esses objetos porque os carregamos conosco. Objetos que usamos apenas em um lugar, como uma escova de dentes, dificilmente se perdem.

Encontre um local designado para cada objeto.

Há uma solução clara e óbvia para isso: basta configurar locais designados para tudo que você carrega com você: uma tigela próxima à porta para suas chaves, uma gaveta em sua mesa para seus óculos, ou você pode simplesmente comprar duplicatas.

Por que nosso cérebro falha e fracassa dessa maneira quando se trata de perder itens do dia-a-dia? Há uma parte especial do nosso cérebro dedicada a lembrar a localização das coisas. É chamado de hipocampo e foi crucial para nossos ancestrais. Eles precisavam saber onde ficava um bebedouro ou as áreas onde animais perigosos gostavam de vagar.

A fim de aprender mais sobre o nosso hipocampo, os pesquisadores estudaram os cérebros dos taxistas londrinos, pois eram obrigados a memorizar o plano de rua da cidade; eles precisavam lembrar muitos locais com detalhes precisos. Com certeza, testes revelaram que os hipocampos dos pilotos eram maiores do que os de outras pessoas de educação e idade semelhantes.

Tão poderoso quanto parece, o hipocampo só pode nos fornecer informações sobre objetos que têm um local fixo, o que é bom para um motorista do Uber tentando descobrir a melhor rota para o seu restaurante favorito, mas é um problema para nós quando tentamos para lembrar onde estão as nossas chaves do carro.

Melhorando a eficácia do seu cérebro

Por exemplo, você recebe um projeto no trabalho, e começa a pensar em várias ideias e pensamentos sobre como começar, e todos eles estão rolando dentro da sua cabeça. Qual é a melhor maneira de lidar com isso? Essencialmente, remonta ao sistema atencional – nossos cérebros evoluíram para focar apenas algumas coisas de cada vez. Manter tanta informação dentro é obrigado a sobrecarregar você.

Organize suas ideias fora da sua cabeça.

Escreva seus pensamentos. Os bons e antigos flashcards são uma forma fácil e eficaz de gravar e organizar as suas ideias assim que as pensar. Por exemplo, você pode estar no ônibus e de repente lembrou que você ainda tem que comprar um presente de aniversário para sua avó. Você pode passar o resto do dia lembrando-se continuamente ou desperdiçando energia, preocupando-se com o fato de esquecer. Por que se colocar tudo isso? Basta escrevê-lo ou enviar uma mensagem de texto para si mesmo e você não terá mais o fardo de tentar lembrá-lo durante todo o dia. Por outro lado, se você pensar em algo que você poderia fazer imediatamente, então não pense duas vezes e apenas faça isso imediatamente.

Você pode pensar nisso em termos da regra de 2 minutos : se a tarefa levar mais de dois minutos, anote-a, caso contrário, faça isso imediatamente. Outra maneira eficaz de aliviar sua carga mental é organizar seus pensamentos escritos em categorias. Por exemplo, você vê um objeto voador com penas, seu cérebro rapidamente o reconhece como parte da categoria “pássaro”. Pode ser um falcão, pardal ou águia, mas é mais fácil para o nosso cérebro colocá-lo nessa categoria mais ampla, em vez de identificá-lo especificamente. O mesmo vale para flashcards ou seu aplicativo de anotações favorito em seu telefone. De vez em quando, colete suas anotações e classifique-as em diferentes categorias: pessoal, trabalho; crianças; etc.

O papel do sono

Todo mundo sabe que somos muito mais produtivos depois de uma boa noite de sono e, no entanto, muitas vezes somos tentados a ficar acordados até às 2h da manhã apenas para adicionar mais alguns e-mails ou assistir a apenas mais um episódio. O sono é quando o cuidado e a manutenção do seu cérebro acontecem. Enquanto dormimos, nossos cérebros trabalham arduamente – processando novas informações no início do dia e integrando-as ao conhecimento existente. Memórias, problemas e ideias aparecem frequentemente em nossos sonhos (geralmente como representações e narrativas sem sentido), o que é em parte o motivo pelo qual somos mais propensos a resolver um problema depois de dormir nele.

Reserve tempo para reabastecer, para que você possa aumentar sua produtividade mais tarde.

Esse fenômeno é apoiado por pesquisas que verificaram que os alunos que trabalhavam em um problema tiveram melhor desempenho após uma noite de sono do que trabalharam durante o mesmo período de vigília. A pesquisa mostrou que você tem duas vezes mais probabilidade de resolver um problema depois de ter dormido nele. Em outras palavras, você está muito melhor indo dormir e começar de novo de manhã do que beber bebidas energéticas tentando resolver esse problema de estatísticas ou queimar mais 10 e-mails antes da meia-noite. Na Ernst & Young , 10 horas extras de férias aumentaram a produtividade em 8%

Conclusão

Seu cérebro evoluiu para lidar com apenas algumas coisas de cada vez. Isso significa dormir mais, escrever as coisas e não bombardear seu cérebro com mais do que ele aguenta. Siga esse princípio e seu cérebro estaria livre para resolver quaisquer problemas que você atribuir a ele.

Coma alimentos ricos em proteínas para ajudar os neurônios do cérebro a funcionar corretamente. Exercite-se regularmente para oxigenar o cérebro: ele não precisa ser exercícios importantes, qualquer coisa que possa elevar sua frequência cardíaca em 20 a 25 minutos.

Conforme você envelhece, tente evitar a complacência. Fique curioso e sempre busque conhecimento. É isso que mantém sua mente alerta e impede que você mate suas células cerebrais por falta de uso.

Foto: Anatoly Anikin (Unsplash)