Uma resposta espiritual para resolver o “esgotamento milenar”

Catherine Andrews Blocked Desbloquear Seguir Seguindo 13 de janeiro

Concentrando-se no espírito humano, em oposição a essa interminável lista de tarefas.

Foto de JOHN TOWNER em Unsplash

Este artigo é publicado em meu boletim semanal, The Sunday Soother , um boletim informativo sobre a espiritualidade moderna e dicas úteis para criar mais sentido em sua vida, que acontece todo domingo de manhã. Para obter mais conteúdo sobre como infundir sua vida com consideração, reflexão e significado, inscreva-se aqui .

Como todo mundo e sua irmãzinha, eu li o artigo sobre o esgotamento milenar no fim de semana passado, e algo sobre ele atingiu um acorde profundo e sinistro dentro de mim. Como talvez um dos millennials mais velhos do mundo (eu acabei de completar 39 anos na sexta-feira, 11 de janeiro – grite para meus companheiros de Capricórnio), eu também me vi neste artigo.

Para aqueles de vocês que vivem em sua caverna na floresta com apenas o seu Palm Pilot para ver o que as crianças estão fazendo até hoje e perderam, o artigo, escrito por Anne Helen Petersen (que por acaso tem uma excelente newsletter ), hipotetiza que os millennials lutam para conseguir tarefas básicas e tarefas mundanas – como pacotes de correspondência, doações à Goodwill, limpeza de seus carros – porque, tendo sido otimizados para produtividade e trabalho desde a infância, agora estão em um ponto crítico de esgotamento total e basicamente desmoronar em face de itens adicionais aparentemente fáceis.

Então, qual é a resposta? Petersen diz que ela não necessariamente sabe, e que, claro, a resposta pode ser diferente dependendo de quem você é. Isso é justo – não há uma resposta para este problema complexo (embora lol, é claro, eu escrevi a manchete para ser "Uma resposta espiritual ao esgotamento milenar" – plz me perdoe, eu fiz isso pelos cliques). E, é claro, tem havido um milhão e uma críticas sobre este artigo e o que todos nós deveríamos estar fazendo para remediá-lo (sugestão ainda mais ansiedade e sobrecarga à medida que lutamos para nos encaixar em uma miríade de itens de autocuidado mercantil, como Petersen aponta, como aulas de yoga, máscaras faciais, terapia – todas as quais acabam se misturando a essa lista de tarefas intermináveis e apressar a causa do burnout em primeiro lugar).

Mas enquanto ela finaliza seu artigo, Petersen observa: “Eu estava acordando às 6 da manhã para escrever, fazer as malas durante o almoço, mexendo em pilhas de madeira no jantar, caindo na cama às 9h. Eu estava na esteira da lareira. fazer lista: uma maldita coisa após o outro. Mas ao terminar esta peça, sinto algo que não sinto há muito tempo: catarse. Eu me sinto ótimo. Eu sinto algo – que não é algo que eu realmente senti após a conclusão de uma tarefa em algum momento ”.

Eu afirmo que a razão pela qual Petersen se sente tão bem neste caso é porque ela realizou uma tarefa enorme que lhe deu enorme propósito, significado e orgulho. E a falta de propósito, significado e espírito em nossas vidas diárias hoje, para mim, são os maiores impulsionadores atuais deste fenômeno de burnout que ressoou com tantos.

Se você não tem nenhum propósito ou significado em sua vida, sim, toda a sua existência e todas as tarefas basicamente necessárias e mundanas associadas a ela vão parecer como se fossem a sua vida, e essa percepção acabará por causar um curto-circuito em você.

Os humanos precisam de mais. Humanos precisam de significado.

Então o que fazer? Como obter mais propósito, ou seja, espiritualidade de volta em nossas vidas sem simplesmente fazer essas coisas parecerem que são apenas tarefas robóticas a serem verificadas em uma lista interminável de tarefas que causou esse problema em primeiro lugar? (E para aqueles de vocês desconfortáveis com o termo “espiritualidade”, eu quero dizer isso em sua definição mais literal: “a qualidade de estar preocupado com o espírito humano ou alma em oposição às coisas materiais ou físicas”.)

Deixe-me propor cinco abordagens que realmente acho que podem ajudar abaixo.

Você pode tomar uma ou todas as abordagens que chamarem para você – experimente-as. Não há uma fórmula para todos. Como gosto de dizer com leituras de tarô: Pegue o que lhe serve e deixe o resto.

(Deixe-me agora também reconhecer que estou escrevendo isso como um tipo particular de pessoa [branco, hetero, cis, economicamente estável, criado com privilégio financeiro, solteira e sem filhos] para um tipo particular de público de um lugar ainda mais privilegiado. Minhas sugestões não vão e não podem necessariamente abordar esse esgotamento que enfrenta mulheres de cor, pessoas que não têm privilégio econômico, nossa família LGBTQIA e outros – todos enfrentando as questões acima, além de lidar com o estresse massivo e problemas terríveis. que se originam de sua existência simples neste mundo implacável, e que devem viver dentro de uma sociedade onde os problemas são estruturais e amplos e devem ser enfrentados por políticas maciças e mudanças sociais. A discussão de Tiana Clark sobre o desgaste negro é boa leitura para as mulheres negras em particular.)

Abordagem 1: Aprenda a descarregar e baixar seus pensamentos escrevendo à mão: Enquanto eu lia o artigo e balançava a cabeça em seus exemplos, percebi que essa geração parece um computador que está basicamente à beira de um curto-circuito. Nossas mentes e corpos estão completamente sobrecarregados com dados, informações, tarefas, ansiedades – não há espaço em nossos espíritos para qualquer outra coisa.

Uma resposta que acho útil para isso é a prática de escrever à mão. Eu gosto de fazer Morning Pages – cerca de 20 a 30 minutos de escrita à mão livre, fluxo de consciência a cada manhã – mas sua abordagem pode variar. Journaling. Uma simples escrita de coisas que estão estressando você antes de ir para a cama à noite. Mas nossos cérebros estão claramente sobrecarregados. Escrever – e sim, precisa ser à mão – dá a eles um lugar para “viver” diferente de girar em nossas cabeças, o que libera um pouco de espaço que precisamos para funcionar.

Tente as páginas do Morning, ou você pode tentar alguns outros exercícios de escrita que eu sugeri: essa 'receita' de cinco minutos para a reflexão diária , ou este exercício de 'desfragmentar seu disco rígido emocional'.

Abordagem 2: Otimize o significado em sua vida diária, não em produtividade : Sim, como geração do milênio, nos disseram que você ganha a vida fazendo as coisas mais difíceis e fazendo o mais rápido. Mas esta é uma abordagem que claramente nos colocará no caminho mais rápido para o curto-circuito que eu falei acima. Então, como podemos otimizar para colocar mais significado real em nossas vidas diárias – e por significado, algo que alimenta nossos espíritos, nos faz sentir vivos – ao invés de pensar que a maneira de ganhar um dia é realizando a maioria das tarefas ou enviando mais e-mails ?

Uma abordagem que eu acho realmente útil vem do livro Make Time: How to Focus on What Matters Every Day . Parte do livro é sobre produtividade também, então, novamente, pegue o que lhe serve, o resto – o que eu tirei foi o que os autores chamam de “destaque” do seu dia, todos os dias. O autor Jake Knapp escreve : “Este“ Daily Highlight ”é baseado na abordagem do meu amigo John Zeratsky ao gerenciamento de tarefas. Todos os dias, em vez de tentar fazer muitas pequenas coisas, ele escreve uma lista de tarefas com apenas uma grande coisa. (Você pode ler mais aqui.) É claro que ele ainda faz outras coisas, mas ao se comprometer com uma tarefa específica mais importante pela manhã, ele acaba priorizando seu dia e fazendo um trabalho mais importante. ”

Seu destaque diário poderia ser: “Dê um passeio com minha irmã”. Pode ser “Faça uma lasanha”. Pode ser: “Passe toda a tarde lendo um livro.” Na verdade, recomendo que seu destaque diário seja algo que você saiba irá redefinir e nutrir você, em vez de algo como “Trabalhe por duas horas nessa apresentação do PowerPoint”. Como Knapp escreve, vale a pena: “Eu mesmo tentei essa abordagem e achei muito útil. De manhã, aguça meu foco. E no final do dia, não me sinto tão esgotada – em vez de ficar imaginando para onde foi o tempo depois de reagir à minha caixa de entrada e à lista de tarefas durante todo o dia, posso ficar satisfeito com o que realizei ”.

Abordagem nº 3: Aprenda a se sentir desconfortável : acho que essa é a abordagem mais importante nessa lista. Parte de nossa constante atitude go-go-go e listas massivas de afazeres e obsessão com as mídias sociais são, de fato, porque nos foi dito durante toda a nossa vida que precisamos nos apressar para sermos valiosos.

Mas acho que parte disso também advém da tentativa de evitar nossas próprias vidas internas, reflexões, sentimentos, emoções. Se sabemos que temos um milhão de tarefas para fazer, podemos pensar em fazer as coisas, em vez de tristeza, raiva ou outros sentimentos complicados que precisamos processar para passar por eles. A mídia social também é um problema enorme aqui – não que isso seja novidade. Mas quando você começa a sentir-se um pouco solitário ou ansioso, você mergulha no seu telefone em vez de sentar-se com o sentimento que está surgindo e simplesmente reconhecê-lo e passar por ele.

Então, como você pode começar a aprender a se sentir desconfortável? Ya menina vai te dizer para meditar aqui. Desculpe, mas isso faz maravilhas. Considero a coisa mais importante que faço para o meu bem-estar. Sente-se sozinho a cada manhã ou à noite por 10 minutos no sofá e apenas respire. Vai se sentir difícil no começo. Coisas desconfortáveis aparecem imediatamente. Isso não é motivo para desistir disso. Mas fica mais fácil com o tempo. É como qualquer exercício físico que você nunca fez – dói no começo, e você é ruim nisso. Mas com a prática torna-se totalmente factível.

Abordagem 4: Conheça a si mesmo: quanto tempo você gasta sozinho consigo mesmo? Você gasta muito tempo com a família, amigos, seu outro significativo e sabe tudo sobre todas essas pessoas? Você já pensou em ter o tipo de relacionamento consigo mesmo que tem com outra pessoa querida, em que você conhece os meandros de suas emoções, seus desejos, seus gatilhos, suas alegrias?

Por favor, me permita um pouco de espaço para cortejar. Eu realmente acredito que todo mundo tem … bem, você pode chamar de alma. Uma essência. Um espírito. Seja o que for, é um desenvolvimento e expressão do eu único para cada indivíduo.

Essa essência é enfrentada por um mundo muito grande e dominante a partir do momento em que nascemos, e é muitas vezes totalmente esmagada pelas realidades da vida cotidiana na sociedade capitalista e tecno-impulsionada da atualidade. O resultado é uma desconexão da essência de uma pessoa com o que ela está fazendo no dia-a-dia.

Quando a alma é esmagada assim, ou muda, entra em total desconexão espiritual. Está no modo de desligamento. Não pode fazer muito, muito menos recados aleatórios. Está em forte rebelião.

Como voltar a conhecer e entender seu verdadeiro espírito ou essência? Bem, para todo mundo é a sua própria jornada espiritual ~ ou o que você quiser chamá-lo, (e eu planejo escrever sobre o meu em um boletim futuro), mas realmente é uma redescoberta de si mesmo.

Tentar coisas novas e observar como você reage a elas é uma das maneiras de fazer isso. A meditação também é boa. Estar sozinho também é. Eu escrevi sobre os benefícios das férias solo há alguns anos atrás no Vox , se você quiser lê-lo.
Refresque-se sozinho tempo – não é solitário. Está desenvolvendo um novo relacionamento com uma pessoa com a qual você pode estar fora de contato por um minuto – você mesmo.

Método # 5: Aceitar que, se você quer impregnar sua vida com mais significado e espírito, ele vai demorar mais tempo: Esta é uma pergunta difícil. Como já discutimos, os millennials foram criados desde o nascimento com a crença de que você precisa fazer o máximo que puder no menor tempo possível. Quando eu recomendei o diário ou a meditação para as pessoas, uma grande porcentagem das pessoas descartou: “Mas levaria muito tempo!”

Bem, sim. Coisas dignas levam tempo. Escrevi extensivamente sobre isso em uma peça que fiz sobre como nós, como sociedade moderna, podemos trazer “rituais” para nossas vidas para mais significado : “Espero que agora você possa entender o conceito de um ritual moderno e prático e ver como ele se comporta. em sua vida, e isso não envolve cortar a cabeça de uma galinha. Mas ainda há um sacrifício envolvido, mesmo em rituais em 2018 – e esse sacrifício é o tempo . Ao ler este post, se você fosse cético sobre o conceito de rituais práticos, um pensamento que pode ter passado pela sua cabeça é: “Eu não tenho tempo para fazer coisas ridículas como essa”. Bem, exatamente. O tempo é o bem mais valioso de hoje. Então, quando você faz o espaço em sua vida para fazer um ritual de importância, você está fazendo um sacrifício. É apenas um sacrifício de tempo. Isso não é uma coisa negativa; o sacrifício do seu tempo é o que dá valor, significado e significado ritual ”.

Então, quando o seu primeiro instinto para algo que soa atraente ou nutritivo ou divertido é pensar: "Mas levaria muito tempo!" – tome isso como sua permissão para fazer o seu trabalho.

Comece a reformular seu pensamento: levar muito tempo para fazer algo bonito para você é ótimo .

Eu adoraria ouvir como todos vocês estão lidando com o desgaste do milênio. Publique nos comentários e me avise. Aqui está mais propósito e espírito em todas as nossas vidas – mais ser, menos fazer.