Usando a Meditação da Bondade Amorosa para Superar a Resistência

A meditação Metta pode animar a sua prática, libertá-lo e reprimir o crítico interior

Joseph Sanchez em Better Humans Segue 12 de jul · 16 min ler Foto de Elijah Hiett em Unsplash

Eu comecei a meditar quando adolescente. Minha jornada me levou a vários professores e técnicas de meditação – muitos incrivelmente úteis, alguns nem tanto. Depois de vários anos de prática, notei que a meditação da consciência parecia ressoar comigo mais do que outras técnicas, e se tornou uma parte essencial da minha prática diária.

Quando me formei na faculdade, no entanto, percebi que havia desenvolvido uma incrível resistência a quase todas as mudanças. Todo projeto em que me envolvi rapidamente desapareceu da procrastinação. Grandes planos nunca passaram do primeiro passo. Eu tinha todo o meu futuro à minha frente, mas me esforcei para fazer algum progresso significativo. Tornei-me muito consciente de um crítico interno que parecia querer causar-me a falhar.

Até a minha prática de meditação estava emperrada. O simples ato de observar minha respiração – algo que eu vinha fazendo há anos – era quase impossível. Eu lutei com foco e me libertei dos pensamentos negativos. Eu percebi que precisava fazer algo diferente.

Eu tinha consciência da bondade amorosa, ou metta, meditação por algum tempo, mas nunca tentei. Eu senti que seu foco em cultivar a alegria e a felicidade não se encaixava na minha natureza cerebral, então eu nunca tentei seriamente. No entanto, a sensação de inércia e auto-aversão durante todo o dia envelhecera, e eu estava disposto a tentar qualquer coisa para me ajudar a seguir em frente.

A meditação pode ser lenta, e seus efeitos normalmente requerem algum tempo para se tornarem conscientes. No entanto, apenas alguns dias depois de tomar o metta como prática regular, a diferença era quase palpável. Depois de uma semana, foi como se alguma luz do sol tivesse atravessado uma espessa camada de nuvens em minha vida. Depois de alguns meses, grande parte do desespero que eu estava sentindo tinha acabado. Eu estava mais feliz, menos solitário e livre da ansiedade que sentia.

A dura voz do crítico interno permaneceu, mas minha relação com ela havia mudado. Eu já não prestava atenção a isso, e eu era capaz de tratá-lo como qualquer outra pessoa me dizendo que eu não era bom o suficiente: eu ignorei.